Stranger Things: a série que trouxe a volta dos hits anos 80

Trilhas sonoras · Por Rhânia Marcela

2 de Julho de 2019, às 07:00

Uma coisa aqui é garantida: se você já assistiu algum episódio de Stranger Things, com certeza se viciou na série. E, se ainda não viu, estamos te dando a dica de ouro: corre pra assistir e vem se viciar também!

Com uma mistura de tudo aquilo que amamos nos filmes e séries de sucesso, Stranger Things tem, na quantidade certa, mistério, aventura e aquela pitadinha de terror que só essa atmosfera retrô poderia nos apresentar. E, claro, tudo acompanhado de músicas que tiram qualquer um do sofá.

Falando nisso, viemos te trazer o melhor da trilha sonora mais nostálgica e viciante de todas. Pega sua bicicleta e vem se aventurar com a gente pelo mundo invertido.

Trilha da primeira temporada

Algumas canções que marcaram o início da história e que definiram a série como o clima dos anos 80.

Should I Stay or Should I Go? – The Clash

Marcada pela relação familiar entre os irmãos Will e Jonathan, a música teve papel fundamental na narrativa. E dá para acreditar que quase não entrou para a série?

Os produtores precisaram mostrar que não associariam a música a monstros e sim ao momento familiar da história, e só assim os criadores da canção toparam. 

White Rabbit – Jefferson Airplane

Presente no primeiro episódio, também é uma marca e tanto da série. Não tem como ouvir a música e não se lembrar de Stranger Things.

Heroes – Peter Gabriel

A versão orquestrada da canção de David Bowie, Heroes, ganhou um tom mais melancólico que encaixou perfeitamente na série.

Exit – Tangerine Dream

Uma trilha bem a cara da série, a canção foi responsável por marcar o sexto episódio da primeira temporada.

Trilha da segunda temporada

Com seu legado já definido e popularizado no público, foi ainda mais fácil marcar os telespectadores com o clima da época.

Rock You Like a Hurricane – Scorpions

Começando a temporada, a trilha da banda Scorpions é usada para apresentar o novo vilão, Billy Hargrove. Nada melhor que um rock para introduzir um personagem com comportamento tão intenso quanto Billy!

You Don’t Mess Around With Jim – Jim Croce

De 1972, a canção preencheu perfeitamente um momento íntimo entre Jim Hopper e Eleven. Um astral old school e totalmente perfeito para a cena!

This Is Radio Clash – The Clash

Para novamente marcar a série, o sucesso de The Clash fez parte da missão mais importante de Jonathan e Nancy, em busca de destruir o laboratório Hawkins.

Hammer To Fall – Queen

Por fim, a canção que marcou a dupla mais improvável da série: a amizade entre Dustin e Steve teve como trilha a canção de Queen

A dupla estava em busca do Demogorgon de estimação de Dustin, que era extremamente perigoso para toda a cidade!

Trilha da terceira temporada

Seguindo o clima nostálgico, as música da terceira temporada vieram para marcar as aventuras do verão americano e do feriado de 4 de julho.

Never Surrender – Corey Hart

Uma das primeiras músicas da temporada, Never Surrender marca um momento fofo entre o casal Mileven, quando Mike se empolga ao cantar a canção.

Material Girl – Madonna

O hit de Madonna é tocado no momento bem bffs de Max e Eleven indo às compras. A gente amou essa amizade! 💗

Total Eclipse Of The Heart – Bonnie Tyler

Outra amizade que amamos: Robin e Steve. A música é cantada pelos dois no banheiro do shopping antes de um diálogo bem profundo.

Never Ending Story – Limahl

E, finalmente, o momento mais fofo da temporada! Cantada por Suzie e Dustin, a música é trilha do filme História Sem Fim, sucesso dos anos 80. Impossível não se apaixonar por esse casal, né?

A criação da trilha sonora de Stranger Things

Composta por Kyle Dixon e Michael Stein, as músicas são capazes de misturar tendências dos anos em que se passam as temporadas, além de impulsionar os sentimentos necessários em quem ouve. A trilha é um dos grandes acertos da série!

Contudo, a marca registrada, que é um tom mais eletrônico, não veio dos compositores, e sim dos criadores: os irmãos Duffer.

Ross e Matt Duffer, criadores de Stranger Things
Ross e Matt Duffer, criadores de Stranger Things / Créditos: Divulgação

A ideia era fugir da atmosfera tranquila dos trabalhos de Steven Spielberg e buscar algo recheado de terror e tensão, como as obras de Stephen King.

Com essa ideia em mente, os irmãos foram atrás de uma banda que seguia o gênero que desejavam e, no Spotify, acharam a música Dirge, da banda S U R V I V E, um projeto de Austin, Texas. Os irmãos Duffer conheceram os músicos graças a um trabalho anterior: a composição da trilha do filme O Hóspede, de 2014.

Capa do filme O Hóspede
Capa do filme O Hóspede / Créditos: Divulgação

Após experimentarem Dirge em um de seus trailers teste, os irmãos não pensaram duas vezes antes de selecionar Dixon e Stein, membros da banda, para compor. Bastou uma ligação para que o projeto começasse!

O gênero que recheia e marca a trilha tem um nome: chama-se synthwave. Não poderia ter sido uma escolha mais certeira, afinal, a banda S U R V I V E é um dos nomes mais fortes dentro do gênero que nasceu a partir dos anos 2000. 

Depois que te contamos tudo isso, você não vai nem conseguir ouvir a trilha da mesma forma, né? Experimenta aí e conta pra gente: 

Trilha sonora completa

Depois de ouvir as músicas mais marcantes e saber mais sobre as ideias dos irmãos Duffer, aposto que te deu vontade de ouvir a trilha sonora completa, né? E a gente já facilitou pra você! Vem conferir a playlist com todas as músicas da série!

Trilha sonora de Stranger Things