30 de Outubro de 2022, às 12:00
Lançada em 2020, La Di Da se transformou em uma das músicas mais queridas e marcantes da carreira do Everglow, grupo feminino em ascensão na cena do k-pop.
A faixa faz parte do disco −77.82X−78.29, o segundo EP de trabalho do grupo, que explorou uma sonoridade oitentista e conquistou novos fãs para o sexteto.
Enquanto o Everglow não lança novas músicas, que tal explorar o significado e importância deste hit do girl group?
−77.82X−78.29 é o segundo EP e quarto lançamento oficial do Everglow, grupo feminino de k-pop. O disco foi revelado ao mundo no dia 21 de setembro de 2020 pela Yuehua Entertainment, que gerencia a carreira do sexteto desde o debut, em 2019.
O nome do álbum pode parecer estranho, mas são as coordenadas da Antártica, que também é representada na capa do EP.

Segundo a agência, esse disco representa o “carisma poderoso e intenso” do grupo, com um estilo musical mais ousado, em relação aos lançamentos anteriores. A faixa principal é La Di Da.
La Di Da é uma mistura de uptempo electropop com retrô, marcada pela sonoridade oitentista. Na época, os anos 80 estavam em alta no k-pop ao seguir a tendência do mercado internacional criada pelo hit que foi Blinding Lights, do The Weeknd, no ano anterior.
Mago, do GFRIEND, Home; Run, do Seventeen, We Ride, do Brave Girls, e mesmo Dynamite, do BTS, são outros exemplos de músicas lançadas 2020 que levaram os anos 80 para o mainstream do k-pop.
Além disso, Everglow é um dos grupos de k-pop que possuem mais reconhecimento no exterior do que no mercado coreano, e explorar as tendências das rádios americanas foi um passo certeiro para alavancar a carreira do grupo em território internacional.
Não só o público amou a música, como também a crítica: La Di Da ficou em primeiro lugar na lista de 20 melhores músicas de k-pop de 2020, selecionada pelos críticos da Billboard.
O site comparou o lançamento com Blinding Lights, dizendo que enquanto o trabalho de The Weeknd é arrepiante e sinistro em sua busca pelo amor, o de EVERGLOW é um beijo rápido para todos os haters, caras malvados e conquistadores.
A letra de La Di Da entregou o que prometeu, sendo considerado como um dos novos hinos feministas do k-pop.
A canção traz uma mulher forte como personagem. Cansada dos jogos de “puxa e empurra” de seu interesse romântico, ela toma atitude em dizer que “a chance é agora” e “depois vai ser muito tarde”.
Além de criticar os caras que só sabem brincar com os sentimentos das garotas, o Everglow também aproveita para dar um aceno aos anti-fãs.
Essa vai para os jogadores e os haters
Eu não dou a mínima
[…]
Não tenho tempo para haters
Eu corto todos eles (eu fico tipo)
La di da la di da da la di da di da
O MV oficial de La Di Da foi lançado no mesmo dia que o álbum. Hoje conta com 119 milhões de visualizações no YouTube, sendo o terceiro clipe mais visto do grupo — atrás de Dun Dun (266 milhões) e Adios (163 milhões).
A estética disco chegou com tudo ao clipe, com um início noir, em preto e branco, e um estilo de Batwoman para o figurino principal, com peças em couro brilhante preto que exalam sensualidade e poder.
Há ainda mais três trocas de roupa, incluindo uma versão vermelha com uma pegada street, muito brilho para o cenário de discoteca e, por fim, uma versão mais moderna e k-pop vibes para os takes individuais das membros.
Como esperado do k-pop, a coreografia também se faz presente em grande parte do clipe. Os anos 80 entram no ritmo através de passos de vogue, marcado por movimentos angulares e lineares que surgiram e se popularizaram nos ballrooms e clubes queer dos Estados Unidos.
Uma versão do clipe de La Di Da focada apenas na coreografia foi lançada posteriormente:
O EP -77.82x-78.29 conta ainda com outras três faixas, as chamadas b-sides. São elas:
Com um instrumental emprestado do estilo disco, Untouchable chegou a ser apresentada em alguns programas musicais da televisão coreana, com figurinos que apostam em um lado mais fofo do girl group.
Fale sobre, fale sobre nós, eu quero você
Meus sentimentos podem ser vistos de forma clara, assim como os seus
Não importa o que as pessoas digam, nós somos
Intocáveis
Programas de TV coreanos: shows de variedades para conhecer
GxxD Boy, por sua vez, se aproxima mais dos lançamentos anteriores do grupo com uma batida forte no refrão. Na letra, buscam um garoto bom que se concentre nelas.
No Good Reason chega para fechar o EP com chave de ouro, sendo uma canção romântica e de vocais mais suaves que traz um clima mais doce ao comeback.
Se você gosta de Everglow e gostou de saber tudo sobre La Di Da, precisa conhecer também esses outros grandes girl groups de k-pop que ajudaram a escrever e revolucionar a história da música coreana!





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.