
Rock Das Aranhas
Raul Seixas
Metáforas e provocação em "Rock Das Aranhas" de Raul Seixas
"Rock Das Aranhas", de Raul Seixas, é marcada pelo uso explícito de metáforas sexuais, onde "aranha" e "cobra" representam, respectivamente, os órgãos genitais feminino e masculino. A música foi criada por Raul e Cláudio Roberto como uma brincadeira, sem intenção inicial de gravação, o que explica o tom leve e quase infantil da letra, apesar do conteúdo adulto. O verso “Vem cá, mulher, deixa de manha / Minha cobra quer comer sua aranha” deixa clara a intenção sexual, mas o faz de maneira caricata e debochada, característica do humor ácido de Raul Seixas.
Lançada em um período de forte censura durante a ditadura militar, a canção foi considerada de "baixo nível" e chegou a ser proibida, justamente por abordar a sexualidade de forma direta, ainda que mascarada por metáforas. A letra também faz referência a relações entre mulheres (“Eu vi duas mulher botando aranha pra brigar”), o que gerou críticas por possíveis conotações machistas e homofóbicas, refletindo preconceitos da época. O desconforto de Cláudio Roberto e a reação negativa de amigas homossexuais mostram como a música, mesmo em tom de piada, tocou em temas delicados.
O refrão “Cobra com aranha é que dá pé / Aranha com aranha sempre deu em jacaré” reforça uma visão masculina e heteronormativa da sexualidade, sugerindo que apenas a combinação tradicional faz sentido para o narrador. A melodia, inspirada em Jimmy Breedlove, completa o clima irreverente e provocador, típico de Raul Seixas.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Raul Seixas e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: