Pular para o conteúdo

Infinitivo em espanhol: aprenda suas principais formas e usos

Espanhol · Por Bianca Carvalho

20 de setembro de 2022, às 09:00

O infinitivo em espanhol é uma forma verbal muito usada, tendo presença marcante em vários contextos, como nas locuções verbais, por exemplo. Considerado como o nome do verbo, você sabia que o infinitivo compartilha diferenças e semelhanças em sua forma no português e no espanhol?

Para te ajudar a desvendar os mistérios dessa forma verbal, acompanhe o post de hoje até o final e aprenda as principais formas e usos do infinitivo. ¿Vamos?

Verbos no infinitivo em espanhol

O infinitivo é uma das formas impessoais que um verbo pode ter em espanhol. Isso acontece porque ele não expressa tempo, número ou pessoa – temos, aqui, uma das diferenças para o infinitivo no português, já que, em nosso idioma, essa forma pode apresentar flexão de pessoa.

Existem três terminações do infinitivo em espanhol: AR (primeira conjugação), ER (segunda conjugação) e IR (terceira conjugação). Por meio delas, podemos entender mais sobre as flexões verbais, já que os verbos são conjugados, na maior parte das vezes, a partir da combinação entre sua raiz e as desinências verbais.

E a raiz é justamente aquilo que sobra se tirarmos as terminações AR, ER ou IR do verbo no infinitivo! Para ficar mais claro, observe os verbos a seguir:

VERBO NO INFINITIVORAIZTERMINAÇÃO
amaram-ar
comercom-er
vivirviv-ir

Um detalhe sobre o infinitivo em espanhol é que ele pode funcionar como substantivo em determinadas ocasiões e ser acompanhado por complementos. Na frase abaixo, você pode conferir essa equivalência de funções:

Es muy difícil el baile del nuevo tema de Shakira.A dança da nova música da Shakira é muito difícil.
Es muy difícil bailar el nuevo tema de Shakira.Dançar a nova música da Shakira é muito difícil.

Já no exemplo seguinte, o verbo no infinitivo bailar é precedido por um artigo (el), assim como acontece com os substantivos, justamente por estar exercendo a mesma função na frase em questão:

El bailar pegaditos es muy común en la bachata.Dançar coladinhos é bem comum na bachata.

Agora, vamos ver mais algumas funções e os diferentes usos do infinitivo em espanhol. ¿Listo?

Infinitivo expressando uma ideia geral

Em alguns casos, o infinitivo pode ser usado para indicar uma ideia geral, sendo o atributo de uma frase. Veja como funciona na música Egoísta, cantada por Belinda e Pitbull:

En un mundo feliz

Em um mundo feliz

Amar es compartir

Amar é compartilhar

Es dar y recibir

É dar e receber

Infinitivo como complemento de um adjetivo

Os infinitivos também podem ser usados para complementar o sentido de um adjetivo. Quer ver como? Em Esperándote, Manuel Turizo utiliza o verbo olvidar como complemento de difícil:

Es difícil olvidar lo que tuvieron

É difícil esquecer o que vocês tiveram

Pero es mejor

Mas é melhor

Exercendo a função de sujeito da frase

Também podemos usar um verbo no infinitivo em espanhol como sujeito de uma frase, tal qual aparece em destaque no trecho abaixo de Obsesión, de Aventura com Judy Santos:

No enamoro como otros, conquisto a mi modo

Não paquero como outros, conquisto do meu jeito

Amar es mi talento, te voy a enamorar

Amar é meu talento, eu vou te conquistar

Complementando um substantivo

O infinitivo em espanhol pode, ainda, ser usado para complementar a ideia de um substantivo. Isso acontece na música La Cartera, cantada por Carlos Vives:

Te doy mi sol, calor de un nuevo amanecer

Te dou meu sol, o calor de um novo amanhecer

Y una canción que es como el agua de beber

E uma música que é como a água de beber

Infinitivo como complemento de um verbo

Um verbo pode ser complementado por outro verbo no infinitivo em espanhol. Em Salvaje, de Pabllo Vittar, o verbo perder funciona como objeto direto no trecho em destaque:

Ya no quiero perder más tiempo

Não quero perder mais tempo

¿Pa’ qué aguantar el sufrimiento?

Para que aguentar o sofrimento?

Infinitivo substituindo outros tempos e formas verbais

Outra possibilidade para o infinitivo é substituir outros tempos ou formas verbais em espanhol, como o imperativo ou o presente do indicativo, por exemplo.

Cabe ressaltar que, ao ser usado com valor de imperativo, o infinitivo pode indicar uma proibição ou uma instrução e, nos casos de proibição, o infinitivo é usado sempre em frases negativas, ok?

O título da música Puedes Ver Pero No Tocar, do RBD, ilustra bem esse caso (em português: você pode olhar, mas não pode tocar).

Infinitivo com valor de tempo

A construção al  + infinitivo pode indicar um valor temporal. Perceba como Reik, Wisin e Ozuna fazem isso na música Me Niego:

Y que al llamarte, contestarás

E que ao te ligar, você vai me atender

Al llegar la noche, regrasarás

Quando anoitecer, você voltará

Infinitivo com valor final

Em espanhol, a construção por + infinitivo pode indicar uma ação ainda não finalizada! Observe a frase abaixo para compreender melhor:

No he terminado la tarea, aún queda mucho por hacer.Não terminei a tarefa, ainda tem muita coisa para fazer.

Outra forma impessoal dos verbos: conheça o gerúndio

O infinitivo em espanhol é uma das três formas impessoais dos verbos: além dele, existem, ainda, o gerúndio e o particípio. O gerúndio é caracterizado por terminar em -ndo, e um de seus principais usos é para falar sobre ações que estão acontecendo agorinha!

Se você quer contar para alguém tudo o que está acontecendo com você neste momento, não deixe de descobrir o que é o gerúndio em espanhol e como usá-lo no cotidiano!

Gerúndio em espanhol

Aprenda espanhol com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts