Pular para o conteúdo

Substantivos em espanhol: conheça los sustantivos e veja exemplos

Espanhol · Por Taylor Oliveira

23 de agosto de 2022, às 09:00

Assim como no português, os substantivos em espanhol são uma classe de palavras variáveis que usamos para dar nomes a elementos materiais ou imateriais, como pessoas, objetos, lugares, animais, sentimentos, etc.

Por serem variáveis, podem sofrer flexões de número e gênero, isto é, mudar de formas no singular e plural, feminino e masculino. Além disso, muitas vezes, los sustantivos estão acompanhados de um artigo ou são substituídos por pronomes.

Você vai aprender a classificação dos substantivos em espanhol de maneira prática e ver que eles estão mais presentes na comunicação do que percebemos. Então preste atenção e ¡manos a la obra!

Tipos de substantivos em espanhol

Los sustantivos, como são chamados em espanhol, são palavras que aparecem com frequência na língua, usadas para nomear seres e coisas. Eles podem ser masculinos ou femininos, singular ou plural, geralmente acompanhados de um artigo, definido ou indefinido, que concorda com eles em gênero e número:

  • el idioma (o idioma) → los idiomas (os idiomas)
  • la canción (a música) → las canciones (as músicas)
  • un zapato (um sapato) → unos zapatos (uns sapatos)
  • una moneda (uma moeda) → unas monedas (umas moedas)

Os substantivos em espanhol são classificados em diferentes categorias, conforme os elementos que representam. A seguir, veremos cada uma delas.

Sustantivos comunes y propios

Os substantivos comuns em espanhol são nomes genéricos para elementos de uma mesma classe que possuem características em comum.

Desse modo, são escritos com letra inicial minúscula. Confira alguns exemplos nesses versos de MARAVILLOSO (Machu Picchu), de Milena Warthon:

La sangre que corre por mi cuerpo

O sangue que corre pelo meu corpo

La llevo en las venas del recuerdo

Eu o carrego nas veias da memória

Já os substantivos próprios em espanhol identificam pessoas, lugares e objetos únicos. Por isso, são escritos com letra inicial maiúscula.

Aumente o som e confira os substantivos próprios que aparecem no trecho de Tití Me Preguntó, do Bad Bunny, em que o artista conta sobre as namoradas que ele tem:

Tengo una colombiana que mе escribe to’ los día’

Tenho uma colombiana que me manda mensagem todo dia

Y una mexicana que ni yo sabía

E uma mexicana que eu nem sabia

Otra en San Antonio que me quiere todavía

Outra em San Antonio que ainda gosta de mim

Y las de PR que todita’ son mía’

E as de Porto Rico que são todinhas minhas

Perceba que as nacionalidades em espanhol não são consideradas nomes próprios, logo não são escritas com letra inicial maiúscula. O mesmo vale para os dias da semana, os meses do ano e o nome dos idiomas.

Sustantivos individuales y colectivos

Os substantivos individuais em espanhol nomeiam elementos constituídos por uma só unidade, estejam no singular ou plural. A palavra “músico”, por exemplo, refere-se a apenas uma pessoa, enquanto “músicos” sugere um grupo de pessoas, em que cada uma delas pode ser identificada como um músico ou uma musicista.

Os substantivos coletivos em espanhol designam um conjunto de seres ou objetos, estejam no singular ou plural. A palavra orquesta, por exemplo, representa um conjunto de músicos e musicistas. Da mesma forma, a palavra biblioteca é o substantivo coletivo usado para nomear um conjunto de libros.

Sustantivos contables e incontables

Os substantivos contáveis em espanhol são aqueles que podemos enumerar e separar em unidades:

Quiero tres rosquillas. Mejor póngame cinco, por favor.Quero três rosquinhas. Pensando bem, me vê cinco, por favor.

Os substantivos incontáveis em espanhol são aqueles que não podem ser contabilizados ou divididos em unidades:

Yo como cosas con azúcar, pero no me gusta azúcar en el café.Eu como coisas com açúcar, mas não gosto de açúcar no café.

Quando queremos contabilizar o açúcar, por exemplo, dizemos grano/granos ou terrón/terrones de azúcar, isto é, grão/grãos ou torrão/torrões de açúcar.

Sustantivos concretos y abstratos

Os substantivos concretos em espanhol nomeiam seres e coisas que existem de maneira real no mundo, isto é, que podem ser percebidos pelos sentidos:

  • el avión (o avião)
  • la cuchara (a colher)
  • la flor (a flor)
  • el teléfono (o telefone

Os substantivos abstratos em espanhol referem-se a ideias, conceitos e sentimentos, coisas criadas e entendidas pelo pensamento e que não podem ser percebidas pelos sentidos:

  • la imaginación (a imaginação)
  • el tiempo (o tempo)
  • la libertad (a liberdade)
  • el amor (o amor)

Sustantivos primitivos y derivados

Os substantivos primitivos em espanhol são palavras que possuem uma única raiz e servem de base para a formação de outras. As palavras calle, camino, lengua e sombra são exemplos de substantivos primitivos.

Os substantivos derivados em espanhol são nomes formados a partir de um substantivo primitivo. A partir da adição de novos morfemas, significado inicial é modificado:

  • la calle (a rua) → el callejón (o beco)
  • el camino (o caminho) → la caminata (a caminhada)
  • la lengua (a língua) → el lenguaje (a linguagem)
  • la sombra (a sombra) → el sobrero (o chapéu)

Sustantivos simple y compuestos

Os substantivos simples em espanhol são nomes formados por apenas uma palavra, com significado único, por exemplo: ojos, espaldas, fuego, pelo.

Já os substantivos compostos são formados por dois ou mais substantivos simples que perdem seu significado original para nomear um novo elemento. Em espanhol, eles são escritos sem hífen:

  • anteojos (óculos) → ante (diante) + ojos (olhos)
  • guardaespaldas (guarda-costas) → guarda (guarda) + espaldas (costas)
  • matafuego (extintor de incêndio) → mata (mata) + fuego (fogo)
  • pelirrojo (ruivo) → pelo (cabelo) + rojo (vermelho)

Palavras que funcionam como substantivo em espanhol

Agora que você já sabe o que é substantivo em espanhol, vamos ver outras classes de palavras que podem desempenhar o papel de um substantivo em uma oração.

Para isso, tenha em mente que o substantivo é o núcleo do sintagma nominal, isto é, o elemento fundamental do conjunto de palavras que exercem a função de nome na oração.

O sujeito de uma oração, por exemplo, sempre será um sintagma nominal. Alguns verbos exigem um complemento para transmitir um enunciado com sentido completo, função que pode ser exercida por um nome, ou seja, um substantivo. Analisemos as orações a seguir:

El nuevo tema de Rosalía es muy adictivo.A nova música da Rosalía é muito viciante.

No exemplo acima, o substantivo tema é o núcleo do sujeito. Já na frase abaixo, ele funciona como complemento direto do verbo escuchar:

¿Ya escuchaste el nuevo tema de Rosalía?Você já ouviu a nova música da Rosalía?

Essa função do substantivo pode ser desempenhada por outras classes de palavras, que serão precedidas de um artigo nesses casos. São elas:

Adjetivos

Os adjetivos em espanhol têm a função geral de qualificar e caracterizar um substantivo. Um adjetivo pode assumir a função de substantivo quando conseguimos identificar um elemento apenas por uma característica sua, sem mencionar seu nome.

Você pode conferir um exemplo de adjetivo substantivado em espanhol no pré-refrão de Nena Maldición, de Paulo Londra e Lenny Tavárez, em que o adjetivo azul funciona como o substantivo el color:

Estoy perdido en el azul de tus ojos, yeh

Estou perdido no azul dos seus olhos, iê

Advérbios

Quando aparecem na posição de sujeito ou se comportam como o núcleo da oração, os advérbios em espanhol podem exercer função de substantivo.

Os advérbios de tempo hoy e mañana atuam como substantivos no seguinte trecho de Solo Por Hoy, do Axel:

Tal vez me encuentre dentro de un lugar oscuro

Eu posso me encontrar dentro de um lugar sombrio

Pero solo tengo el hoy, el mañana no es mío

Mas tudo o que tenho é o hoje, o amanhã não me pertence

Verbos no infinitivo

Quando funcionam como núcleo do sujeito, os verbos no infinitivo em espanhol assumem o papel de substantivo. Nesse caso, o artigo pode ser suprimido:

Irse a tiempo es llegar temprano a otro lado.Ir embora na hora certa significa chegar cedo em outro lugar.

Embora não esteja explícito, a transformação em substantivo ocorre com o verbo irse, que na frase acima, com a colocação do artigo, sugere a ideia de el irse, ou seja, o ato de ir embora.

Aprenda mais classes de palavras em espanhol

Do mesmo modo que os substantivos, as preposições em espanhol são uma classe gramatical de uso frequente na fala.

Elas têm grande influência na construção de sentido das frases, inclusive na formação de sintagmas nominais, uma vez que é responsável por unir elementos em uma frase. Bora aprender?

preposições em espanhol