Pular para o conteúdo

As 6 melhores séries para aprender espanhol

Conheça as 6 melhores séries em espanhol para aprender o idioma. Confira também dicas de como aproveitar momentos de lazer para aprender espanhol.

Espanhol · Por Bianca Carvalho

25 de outubro de 2022, às 09:00

Existem vários métodos para ensinar e aprender uma língua estrangeira, e cada pessoa tem um ritmo e uma forma de aprendizagem diferente. Nesse processo, existe um combo de conteúdos que funcionam muito bem: as séries, filmes, novelas e músicas produzidas no idioma alvo.

O uso desses conteúdos pode ser um forte aliado para o aprendizado de idiomas, sendo uma fonte de estudo praticamente inesgotável dada a quantidade de produções que existem e existirão no futuro.

As melhores séries para aprender espanhol

Pensando na importância dessas ferramentas que fazem parte do cotidiano da maior parte das pessoas, separamos uma lista de sugestões de séries em espanhol para aprender a língua! Será que a sua preferida está por aqui? Bora descobrir!

La Casa de Papel (A Casa de Papel)

Espanha • Netflix • 16 anos.

Quando foi lançada em 2017 pela plataforma de streaming Netflix, a série espanhola La Casa de Papel se tornou um sucesso absoluto, que pode ser observado até mesmo nos guarda-roupas Brasil afora.

Em La Casa de Papel, 8 ladrões planejam um assalto ousado à Casa da Moeda da Espanha, liderados por um homem conhecido como el profesor (o professor). Para proteger sua identidade real, cada um dos ladrões usa como nome fictício o nome de alguma cidade grande e famosa do mundo.

La Casa de Papel
Créditos: Divulgação

Eleita pelo Emmy Internacional como melhor drama de 2018, através da série podemos conhecer um pouco mais sobre aspectos culturais relevantes da Espanha, como o pintor surrealista Salvador Dalí – que estampa as máscaras usadas pelos ladrões – e alguns edifícios emblemáticos da cidade de Madri.

Muito interessante, né? Se você já assistiu, fica a dica: assista outra vez, na versão original, com ou sem legendas em português e/ou espanhol, a depender dos seus objetivos de aprendizagem!

Rebelde (Rebelde)

México • Netflix • 16 anos.

A novela mexicana Rebelde, produzida pela rede Televisa fez parte da vida de muitos adolescentes de nosso país, marcando uma geração.

Esse sucesso mundial serviu de inspiração para o reboot Rebelde La Serie, produzida pela Netflix, que assim como a novela homônima, também fez muito sucesso, tanto entre a geração Z quanto os millenials.

Rebelde
Créditos: Divulgação

Na trama, uma sociedade secreta, que aparentemente não existe mais, retorna, ameaçando os sonhos musicais dos alunos de um colégio de elite.

Um detalhe muito interessante sobre essa série é que ela conta com um elenco de protagonistas de diferentes países da América Latina, incluindo a participação da atriz brasileira Giovanna Grigio, que faz o papel de Emilia Alo!

Assim sendo, é uma ótima oportunidade para conhecer palavras e expressões de diversos sotaques em espanhol que fazem parte do universo dos adolescentes, além de colocar em prática o vocabulário relacionado à música – inclusive, temos uma playlist com músicas que fazem parte da trilha da produção! 

Sem contar que é uma baita motivação para entender que nós, falantes de português brasileiro, podemos falar espanhol muito bem, a exemplo de nossa Gigi Grigio!

Desenfrenadas (Aceleradas)

México • Netflix • 16 anos.

Lançada em 2020 pela Netflix, a série Desenfrenadas – em português, Aceleradas – é uma boa para quem quer se conectar mais ao México, sua cultura, seus costumes, seu povo, seus sotaques, suas variações linguísticas, dentre outros aspectos.

Isso porque essa comédia dramática conta a história de 3 amigas que decidem sair da Cidade do México e pegar a estrada para Oaxaca a fim de curtir o final de semana e esquecer dos problemas.

Contudo, uma quarta passageira inesperada e muito diferente das amigas faz com que todos os planos e os rumos se alterem.

Acaleradas
Créditos: Divulgação

Vale destacar que tanto Ciudad de México – capital do país – como Oaxaca são pontos turísticos extremamente importantes e tradicionais no México! Além disso, são lugares lindos e riquíssimos em cultura que valem a pena ser conhecidos.

Soy Luna (Sou Luna)

Argentina / México • Disney + • Livre.

A série Soy Luna, da Disney, conquistou o coração de muitos brasileiros e brasileiras, principalmente entre as crianças e os adolescentes, sendo bastante assistida até hoje, apesar de ter sido finalizada em 2018.

A trama se passa em Cancún, no México, e em Buenos Aires, na Argentina, o que pode ser muito útil para conhecer mais sobre as diferenças entre o espanhol argentino e o espanhol mexicano, tal como costumes, vocabulário, pronúncia, dentre outros aspectos importantes que tornam cada uma dessas variantes única!

Créditos: Divulgação

Essa diferença de cenários acontece porque a personagem principal, Luna, é uma estudante que leva uma vida tranquila em sua cidade, Cancún. Contudo, vê sua vida mudar de uma vez quando seus pais recebem uma proposta de emprego impossível de ser recusada e decidem se mudar para a Argentina.

Siempre Bruja (Sempre Bruxa)

Colômbia • Netflix • 16 anos.

A próxima indicação de nossa lista é a série colombiana Siempre Bruja – ou Sempre Bruxa, em nosso idioma –, trama da Netflix que conta a história de uma bruxa do século 17 que viaja no tempo para salvar a vida de Cristóbal, seu amor, bem como sua própria vida, já que ela foi condenada à fogueira.

Sempre bruxa
Créditos: Divulgação

Carmen precisa se adaptar à nova realidade do mundo, uma vez que saiu de 1646 direto para o ano de 2019. A Cartagena moderna certamente será um desafio e tanto para ela, concorda?

Essa série é ótima para conhecer melhor o espanhol da Colômbia e as paisagens exuberantes do Caribe colombiano. Além disso, pode ser uma grande ajuda para treinar os tempos verbais em espanhol, considerando que acontece uma viagem no tempo, não é mesmo?

Pequeñas Coincidencias (Pequenas Coincidências)

Espanha • Prime Vídeo • 16 anos.

Nossa última sugestão é a série Pequeñas Coincidencias, a primeira série espanhola produzida pela Amazon Prime Video.

Essa comédia romântica trata de duas pessoas, Marta e Javi, que não se conhecem e não têm intenção alguma de ter filhos.

pequenas coincidências
Créditos: Divulgação

Composta por três temporadas, a série conta com uma gama de fenômenos que acontecem para que os protagonistas possam se encontrar – daí o nome Pequeñas Coincidencias

Você pode aproveitar enquanto se diverte vendo essa série para conhecer mais o sotaque espanhol, bem como o vocabulário relacionado ao romance e às pessoas! Ou seja, a chance perfeita para aprender como expressar sentimentos em espanhol.

Dicas para aprender espanhol com séries

Consumir conteúdos reais – como filmes, séries, livros, músicas, etc. – na língua que você está aprendendo pode ser bastante vantajoso. O fato de que muita gente tem contato com esses conteúdos em seus momentos de lazer, torna o momento de estudo mais divertido e descontraído.

Outro ponto importante é que esses materiais costumam ser ricos em detalhes culturais, que nos aproximam não apenas da língua, mas também das culturas estrangeiras – o que é indispensável para quem está estudando outro idioma!

Além disso, geralmente, são conteúdos de fácil acesso que nos ajudam em vários aspectos, como a aprender e repassar o vocabulário, trabalhar nossa compreensão oral, escrita e leitora e, inclusive, nossa pronúncia

Comece por uma série que você já viu

Uma boa ideia é começar com uma série que você já viu em português ou em outra língua – e inclusive gostou – e tentar vê-la em espanhol. Assim, você poderá focar mais no idioma, sem se preocupar tanto em perder de vista a cena que está rolando.

Veja a série legendada ou dublada em espanhol

Outro tip importante para ter em mente é o seu objetivo naquele dia. Se você pretende trabalhar a escrita e a leitura, ver a série legendada em espanhol pode ser uma boa para você!

Por outro lado, para a compreensão oral, vai muito bem prestar atenção no que você está ouvindo – nesse caso, dependendo do seu nível de domínio do idioma, assistir à série sem legenda pode ser uma boa pedida, e você pode rever a cena depois com legenda para conferir se captou a mensagem correta!

Faça anotações e pesquise

Entender o vocabulário e as expressões idiomáticas é muito legal, mas não acontecerá num passe de mágica. Para impulsionar sua evolução, faça anotações em um caderno ou em um bloco de notas digital, como você preferir, contanto que seja um lugar que você consiga consultar novamente depois. Nada de perder seus arquivos de estudo, viu? 🤪

Não se preocupe se você não entender ou não souber o significado de alguma palavra falada na série. Às vezes, realmente não conseguimos decifrar tudo o que está acontecendo numa cena. Então, anote os termos desconhecidos para depois buscar o que significam e tente criar frases com eles relacionadas à sua realidade

De todos os modos, lembre-se que o mais importante é entender o contexto principal, e isso não tem nada a ver com entender cada uma das palavras usadas, ok? Foque no macro, não no micro!

Outros conteúdos reais para aprender espanhol

Viu como consumir conteúdos reais em espanhol pode ser de grande ajuda para aprender o idioma de maneira mais efetiva e próxima da realidade dos hispanohablantes? Fora que são conteúdos fáceis e interessantes de serem consumidos, o que torna o processo de aprendizagem mais divertido e dinâmico!

E quem não gosta de aprender assim, né? 🤩

Para te ajudar mais, separamos 5 músicas incríveis para aprender espanhol! Temos certeza que seus estudos ficarão mais divertidos com as nossas dicas, portanto, aproveite!

Músicas para aprender espanhol

Aprenda espanhol com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts