Conheça a análise da música Será, da Legião Urbana

Analisando letras · Por Elaine Caroline

1 de Abril de 2021, às 12:00


A Legião Urbana foi uma das bandas mais importantes para o rock nacional. Após 14 anos de estrada, eles encerraram suas atividades após o falecimento de Renato Russo em 1996.

Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos criaram a Legião Urbana XXX, uma turnê com convidados para celebrar as músicas e histórias da banda.

Legião Urbana
Créditos: Divulgação

Será é uma das músicas mais emblemáticas deles e com certeza traz muitas frases e pensamentos importantes e profundos – como todas as músicas da Legião, né?

Preparamos uma breve análise de um dos possíveis significados da música para você se aprofundar mais nas reflexões que ela traz. Vem com a gente!

Análise da música Será, da Legião Urbana

Separamos alguns trechos super interessantes de Será. Muitas das músicas da Legião falam sobre inúmeras coisas ao mesmo tempo e talvez seja por isso que as interpretações das letras são tão abertas e vastas! 

Alguns acreditam que ela seria sobre um ex-namorado super ciumento do Renato Russo outros acreditam que é sobre uma angústia de futuro incerto e ainda têm os que vão mais além: acreditam que essa música seria sobre política. E você, o que acha?

Tire suas mãos de mim
Eu não pertenço a você
Não é me dominando assim
Que você vai me entender
Eu posso estar sozinho
Mas eu sei muito bem aonde estou
Você pode até duvidar
Acho que isso não é amor

Renato Russo era um grande propagador do amor. Em várias de suas músicas e em seus discursos, ele sempre foi o primeiro a defendê-lo. Prova disso é uma frase bem famosa do cantor, que ele sempre repetia: se o amor é verdadeiro, não existe sofrimento.

Esse trecho da música é, sem dúvidas, sobre sua autossuficiência e sobre não querer ser tratado como um objeto ou uma propriedade. Renato não quer ser dominado, quer ser respeitado enquanto pessoa. Ele não acha que esse sentimento retratado na canção seja amor verdadeiro.

renato russo show
Créditos: Divulgação

Muitas pessoas não gostam da solidão e a encaram como algo negativo. Renato Russo deixa claro nesse trecho que não é por estar sozinho que não sabe quem ele é e o valor que tem.

Em outras palavras, o amor possessivo não é amor. O que aprisiona, o que acha que a pessoa é um pertence, o que menospreza por estar sozinho, de fato, não é amor!

Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir vencer?

Nesse trecho, vemos 4 perguntas sobre o futuro que trazem uma incerteza da situação desconfortável do primeiro trecho. Embora esteja certo de que o sentimento de posse não é amor, ele se questiona se está agindo da melhor forma, se todo o esforço a favor da situação será em vão e se conseguirão sair dessa.

São perguntas bem angustiantes sobre o futuro da relação em questão.

Mas também podemos transferir essas perguntas para vários âmbitos, já percebeu? Pessoal, político, social… Os questionamentos são aplicáveis em várias áreas das nossas vidas.

Nos perderemos entre monstros
Da nossa própria criação
Serão noites inteiras
Talvez com medo da escuridão
Ficaremos acordados
Imaginando alguma solução
Pra que esse nosso egoísmo
Não destrua o nosso coração

Aqui Renato canta mais pro lado do coração. Serão monstros e problemas criados sem necessidade, noites inteiras acordadas procurando uma solução… A incerteza do futuro dentro desse relacionamento pode ser a resposta para todos os questionamentos e perguntas na letra. 

Renato Russo
Créditos: Divulgação

As composições de Renato e Bonfá são incríveis, né? Conheça as melhores frases do Legião Urbana!

Brigar pra quê, se é sem querer?
Quem é que vai nos proteger?
Será que vamos ter de responder
Pelos erros a mais, eu e você?

Nessa parte, Renato parece cantar diretamente para alguém e traz mais questionamentos que são bem profundos. O ato de brigar é sempre desgastante, ainda mais quando é “sem querer”.

Soa quase como algo inevitável e é uma situação bem desconfortável para ele. Ele fecha a música quase indagando se seria justo pagar pelos erros que essas situações chatas trazem.

No fim, é possível concluir que essa relação está fadada ao fracasso porque tem como base um sentimento de posse, não de amor verdadeiro, e isso sempre acaba em discussão e sucessivos erros.

Continue conhecendo mais sobre Legião Urbana

Gostou da análise? Então saca só: separamos mais 6 significados de músicas do Legião Urbana que você vai amar!

Significado das músicas da Legião Urbana

Você pode curtir também:


Leia também