Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Baianidade Nagô: conheça o significado do hit de carnaval

Baianidade Nagô é um dos hits clássicos do Carnaval. Conheça seu significado!

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

17 de Janeiro de 2023, às 12:00

Se para você fevereiro é sinônimo de folia, com certeza já ouviu a música Baianidade Nagô e teve curiosidade para saber o seu significado. O que podemos entender por baianidade? E o que significa a palavra “nagô”? 🤔

Entre as músicas mais tocadas no Carnaval, o sucesso da Banda Mel, lançado na década de 90, continua vivo entre os foliões. Fora da festa, ela também sempre toca em eventos e encontros de amigos. 

Por isso, se esses questionamentos já passaram pela sua cabeça, vale a pena conhecer o significado de Baianidade Nagô e a história de composição da letra e do lançamento desse grande hit. Vamos lá? 

A história de Baianidade Nagô, um dos maiores hits do Carnaval

Quando prestamos atenção na letra de Baianidade Nagô, logo imaginamos que ela foi composta por uma pessoa que ama o Carnaval e adora correr atrás do trio elétrico.

Mas não é bem essa a realidade da sua composição. Saiba a seguir todos os detalhes e o significado da música Baianidade Nagô

Como nasceu Baianidade Nagô 

Baianidade Nagô foi escrita por um jovem tímido de 20 anos, o Evandro Rodrigues, em 1991. Na época, ele era estudante de Contabilidade na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), mas ensaiava alguns passos na carreira musical. 

A sua veia artística era vista com maus olhos pelo seu pai, um militar aposentado. Por outro lado, sua mãe e sua avó o incentivaram na música e até o ajudaram a comprar o seu primeiro violão

Evandro Rodrigues, compositor de Baianidade Nagô
Créditos: Divulgação

Em um belo dia de 1990, enquanto Evandro voltava para sua casa, na Vila Naval da Barragem, em Paripe, subdistrito de Salvador, a melodia da canção simplesmente surgiu em sua mente. Assim que chegou, logo ele correu para o seu quarto e gravou a inspiração em uma fita cassete. 

Depois disso, Evandro partiu para a escrita da letra. Mas esse processo aconteceu de forma bem mais lenta e só foi concluído em 1991. Para isso, ele buscou relembrar todas as emoções que o Carnaval baiano lhe trazia.

O processo de gravação da Banda Mel

Assim que concluiu a letra e a melodia, Evandro Rodrigues a levou ao escritório da Banda Mel. De acordo com o compositor, a sua nova criação era a cara do grupo, que estava despontando no axé music. 

Na época, Jailton Dantas era o produtor da banda. Quando Evandro entrou no escritório, Dantas estava saindo. Apesar de a secretária ter falado para ele esperar por uma reunião, o jovem estudante achou melhor deixar a fita lá e aguardar um retorno.

Uma semana depois, Evandro ligou para o escritório e recebeu a notícia de que Baianidade Nagô seria o carro chefe do próximo disco da Banda Mel

Foi nesse momento que a fantasia de Evandro Rodrigues se tornou realidade e se eternizou como um dos axés mais ouvidos de todos os tempos. Ah, e o seu pai, que torcia o nariz para a sua carreira musical, acabou reconhecendo a importância e a beleza da canção.

Lançamento e repercussão da música

Baianidade Nagô foi lançada pela Banda Mel em um estacionamento no São Raimundo, próximo à Lapa, em Salvador. Ela agradou tanto os foliões que foi premiada com o Troféu Dodô e Osmar do Carnaval de 92.

Na voz dos músicos Robson Moraes e Márcia Short, a canção se tornou um clássico de “abaixar a poeira”. Essa é a expressão usada pelos blocos carnavalescos da Bahia para se referir a uma melodia mais lenta, puxada para o samba reggae romântico.

A partir daí, outros artistas de renome do axé nacional gravaram Baianidade Nagô, como Ivete Sangalo, Netinho, Ricardo Chaves e até a Orquestra Popular da Bahia. Uma interpretação que foi bastante elogiada é a de Daniela Mercury. 

O que significa Baianidade Nagô?

O título de Baianidade Nagô não foi escolhido de forma aleatória por Evandro Rodrigues: cada um desses dois termos têm sua importância e razão de ser. Descubra logo mais. 

Baianidade

Segundo Evandro, a palavra “baianidade” se refere aos mais variados elementos da cultura baiana, que são a cara do Carnaval. Logo no início da letra, já conseguimos perceber essas manifestações culturais:

Salvador se agita

Numa só alegria

Eternos dodô e osmar

O período do Carnaval em Salvador é o mais agitado da cidade. A cidade literalmente para para receber os foliões, que saem dos quatro cantos do mundo para aproveitar uma das principais festas brasileiras. 

Dodô e Osmar
Dodô e Osmar / Créditos: Divulgação

Há também a menção a Dodô e Osmar, dupla de músicos a quem a invenção do trio elétrico e da guitarra baiana é atribuída. 

Nagô

o termo “nagô” nos remete às influências africanas e negras que compõem a identidade do povo brasileiro, principalmente dos baianos. 

Nesse sentido, de acordo com o historiador Rafael Dantas, a expressão indica a tentativa dos baianos de aproximarem a cultura da África da cultura da Bahia. Como o nosso país recebeu muitos escravos africanos, eles certamente contribuíram para a construção das nossas crenças e manifestações artísticas.

Baianas do Acarajé
Créditos: Divulgação

Essa influência fica explícita no seguinte trecho da letra, em que é mencionado o agogô. 

Dançar ao negro toque do agogô

Curtindo a minha baianidade nagô

Para quem não sabe, esse é um instrumento originado da música iorubá e muito usado na reprodução de ritmos africanos. Aqui no Brasil, ele foi adaptado para o samba e as suas mais variadas vertentes do Carnaval, como o samba reggae e o samba duro. 

Agogô
Créditos: Divulgação

Avenida Sete e Farol da Barra

A Avenida Sete é uma das principais vias de Salvador. No Carnaval, ela integra o circuito de passagem dos trios elétricos e fica tomada por foliões. Ela também aparece em Baianidade Nagô:

Na avenida sete

Da paz eu sou tiete

Outro local da capital da Bahia que é mencionado na letra é o Farol da Barra, considerado um dos seus principais pontos turísticos. E, na época do lançamento da música, ele também fazia parte do circuito dos trios

Farol da Barra
Créditos: Divulgação

Na barra o farol a brilhar

Carnaval na bahia

Oitava maravilha

Nunca irei te deixar meu amor

Atrás do trio elétrico vou!

No refrão, o ato de andar, dançar e curtir atrás do trio elétrico é exaltado. Não poderia ser diferente, afinal, essa é uma das atividades mais praticadas pelas pessoas que curtem essa festa tão diversa e importante para o Brasil. 

Eu vou

Atrás do trio elétrico vou

Carnaval de Salvador
Créditos: Divulgação

Continue no clima do Carnaval e relembre os seus maiores clássicos

Gostou de conhecer o significado de Baianidade Nagô? Agora que você já entrou de vez no clima do Carnaval, relembre as músicas que já fizeram sucesso em outros carnavais.

Hits dos carnavais passados

Você também pode se interessar por: