Análise de GOLDEN, álbum que marca a estreia solo de Jungkook

Saiba tudo sobre GOLDEN, o álbum de Jungkook que apresenta um novo lado do artista.

#kpoppers · Por Karoline Póss

14 de Novembro de 2023, às 18:04


Após o lançamento de singles de aquecimento, Jungkook fez oficialmente sua estreia solo com o lançamento de seu primeiro álbum, GOLDEN, e nesta análise vamos desvendar detalhes de sua produção, significado de suas músicas e a força de sua repercussão.

Jungkook
Créditos: Divulgação.

Afinal, Jungkook não é um artista que dá pontos sem nó. Ele pode ter sido um dos últimos membros do BTS a explorar sua individualidade sonora, mas a demora foi justificada em um álbum pensado com cuidado para atender a sua versatilidade e fazer jus ao apelido de Golden Maknae, que sustenta desde sua estreia no k-pop em 2013.

GOLDEN, de Jungkook: análise completa do álbum

Jungkook já vem trabalhando o terreno para sua estreia solo há meses, desde que lançou Dreamers para a trilha oficial da Copa do Mundo de 2022, a parceria com Charlie Puth e, finalmente, seus singles, Seven e 3D, em 2023.

Segundo comunicado oficial da agência do artista, BIGHIT MUSIC, GOLDEN é um álbum inspirado nos “momentos dourados de JungKook”, que tem como apelido Golden Maknae, o “maknae de ouro” do BTS, por ele ser bom em tudo o que faz.

Em 2020, durante um episódio do documentário Break the Silence, Jungkook falou como se sente sobre o apelido: Eu tenho inveja da imagem que as pessoas têm de mim. Me chamam de Golden Maknae, mas não é assim que me sinto sobre mim mesmo. Então, eu tenho que me esforçar para parecer dessa forma

Agora, em 2023, ter um álbum intitulado com uma referência a esse apelido é mais uma prova do amadurecimento de Jungkook, incluindo de sua confiança. Acho que muitos de vocês vão gostar [do álbum] e podem esperar ansiosos por isso. Estou confiante, comentou em uma live com os fãs. 

Mesmo assim, em entrevista ao British GQ, Jungkook falou também sobre a falta que sente de seus amigos do BTS neste momento de hiatus do grupo:

Enquanto trabalhava sozinho no álbum e me apresentava sozinho no palco, percebi coisas sobre mim que não tinha conhecimento – os pontos positivos e as áreas em que sou falho. Em termos de música, eu reconheci que ‘ah, eu posso fazer esse tipo de coisa também, né?’ ou ‘ah, isso é algo em que posso melhorar’, mas também descobri que sinto muita falta dos membros [do BTS].

Confira a análise música a música de GOLDEN, primeiro álbum do Jungkook:

3D (feat. Jack Harlow)

A parceria com o rapper norte-americano é a faixa que abre o disco GOLDEN, marcada por sua mistura de R&B com pop e a letra sobre querer ver pessoalmente a pessoa de quem gostam.

Closer to You (feat. Major Lazer) 

A parceria com o Diplo ajuda a elevar a temperatura do álbum, em especial com a voz sussurrada de Jungkook no refrão.

Seven (feat. Latto)

A primeira das faixas divulgadas entra como terceira música na tracklist oficial do álbum. Quando foi lançada, a música chamou atenção por sua letra explícita, bem como a participação da rapper Latto, vencedora do The Rap Game.

Standing Next To You

Standing Next To You é a faixa principal do álbum GOLDEN. É aqui que Jungkook explora os limites dos talentos que deram a ele o apelido de “golden maknae”, seja nos vocais poderosos ou na coreografia complexa com referências ao ícone Michael Jackson.

Yes or No

A quinta faixa do álbum tem composição assinada por Ed Sheeran, que já havia trabalhado anteriormente com o BTS na música Permission to Dance, de 2021. A faixa romântica fala sobre o sentimento de se apaixonar e querer saber se esse amor é recíproco.

Please Don’t Change (feat. DJ Snake) 

E falando em BTS, Please Don’t Change é um pedido ao ARMY, o fandom do grupo, para continuarem com seu apoio. Em troca, Jungkook também promete continuar sendo o mesmo. Fofinho! 💜

Hate You

Chegando na parte das faixas mais lentinhas e dramáticas do disco, Jungkook deixa de lado a sensualidade e ousadia da primeira metade para expor seus sentimentos mais profundos ao mundo, como odiar a pessoa amada para fingir que não tê-la por perto dói menos.

Somebody

A faixa que narra um término sob o ponto de vista de Jungkook foi uma surpresa e tanto para os fãs do grupo, cantada em um tom mais grave do que o normalmente utilizado pelo artista em seus trabalhos.

Too Sad to Dance

Apesar do ritmo gostoso e até animado da música, a faixa é uma carta aberta de Jungkook sobre um coração partido que dói demais.

Shot Glass of Tears

Quem fecha o álbum é a versão clean de Seven, mas não sem deixar Jungkook cantar uma balada bem melancólica sobre se curar das mágoas que encheram um copo de lágrimas.

GOLDEN dominou os charts

A repercussão do álbum na mídia foi extremamente positiva, feito que já era esperado graças ao sucesso do pré-lançamento de Seven e 3D, que fizeram muito barulho entre os fãs e nos charts ao redor do mundo.

Não diferente, Standing Next To You conquistou a quinta posição no Billboard HOT 100, sendo a terceira música consecutiva de Jungkook a entrar no TOP 5 do chart mais respeitado da indústria musical global.

A faixa também estreou na primeira posição no Top Songs Global Chart do YouTube, com 41 milhões de streams.

Enquanto isso, GOLDEN se tornou o álbum mais vendido por um artista solo coreano em sua primeira semana de lançamento, registrando mais de 2.43 milhões de unidades vendidas segundo o Hanteo, importante chart coreano. O recorde até então era de Layover, do V, outro projeto solo do BTS, com 2.10 milhões.

Frases do Jungkook

Agora que você já conferiu nossa análise de GOLDEN e sabe tudo sobre o álbum de estreia solo do Jungkook, confira a nossa seleção dos melhores trechos de músicas do Golden Maknae! 💜


Leia também