Conheça a história do hip hop no Brasil

História da música · Por Rafaela Damasceno

24 de Março de 2021, às 12:00


Surgido nos Estados Unidos, o hip hop já faz parte da cultura americana há muitos anos, e não demorou muito para que ele chegasse ao Brasil e fizesse história entre os músicos daqui.

Derivado do rap, esse estilo musical mistura ritmo, poesia, dança, vestimenta e arte gráfica para transmitir os pensamentos e as emoções de seus representantes e de quem mais curtir a sua pegada reflexiva e revolucionária.

No nosso país, ele chegou nos anos 80 e mostrou que veio para ficar. Tanto que, até hoje, novos artistas e movimentos surgem e conquistam o público. Por isso, que tal saber mais sobre a história do hip hop no Brasil? Continue lendo a seguir!

A história do hip hop no Brasil

O hip hop tem sua origem nas periferias do Bronx, em Nova York. Tudo começou com uma festa organizada pelo DJ jamaicano Kool Herc, em 1973.

Kool Herc
Kool Herc / Créditos: Divulgação

No evento, ele resolveu tocar apenas o instrumental e os breaks das canções de funk e soul; o público curtiu demais a mistura e começou a reproduzi-la, transformando a cultura hip hop em uma das mais poderosas do mundo. 

No Brasil, o estilo chegou no início da década de 1980, mais precisamente na cidade de São Paulo. Desde então, ele se espalhou pelos quatro cantos do país e gerou produções originais, cheias de personalidade e inovação. 

A primeira parada do hip hop nacional

O hip hop chegou nas periferias da capital paulista e se instalou na Galeria 24 de Maio e na estação de metrô São Bento. Grupos de break dance se uniam nesses locais para escutar as batidas internacionais. 

Os integrantes desses grupos, ao ouvirem as músicas, criavam os seus próprios passos de dança para acompanhar. É por essa razão que os primeiros a ter contato com o estilo no Brasil foram os dançarinos de break, chamados de b-boys. Alguns nomes são reconhecidos até hoje, como Nelson Triunfo.

Nelson Triunfo
Nelson Triunfo / Créditos: Divulgação

Além da descoberta das músicas americanas, essa primeira fase também foi marcada por preconceito e marginalização, tanto que muitos artistas sofriam batidas da polícia e eram considerados criminosos simplesmente por ouvirem hip hop. Vários foram os relatos de policiais que quebraram discos e ameaçaram o pessoal.

Public Enemy no Brasil

Em 1984, o Public Enemy, já consagrado no rap internacional, veio fazer um show em São Paulo, o que também contribuiu para a difusão do estilo entre os brasileiros. 

Public Enemy
Public Enemy / Créditos: Divulgação

Assim, as músicas começaram a impactar os jovens das periferias das grandes cidades, principalmente os negros, que se sentiam representados por elas.

Além disso, é importante relembrar que essa difusão começou durante a ditadura militar, período em que a cultura e a voz de todos os cidadãos eram duramente reprimidas. 

Primeiros rappers brasileiros

Mais tarde, em 1988, o primeiro CD de hip hop foi lançado no Brasil. Era a coletânea Hip Hop Cultura de Rua, com trabalhos de Thaíde & DJ Hum, MC Jack e Código 13. Fez tanto sucesso que, até hoje, muitos deles estão entre os maiores rappers brasileiros de todos os tempos. 

coletânea Hip Hop Cultura de Rua
Coletânea Hip Hop Cultura de Rua / Créditos: Divulgação

Logo depois, outro álbum ganhou destaque na mídia: Consciência Black, Vol. I, do lendário Racionais MC’s. Esse foi um verdadeiro marco para o estilo, porque trouxe para os fãs uma visão sobre o preconceito vivido nas periferias do país.

A luta por respeito pelas minorias é um dos principais motivos pelos quais esse estilo firmou raízes no Brasil e conquistou diversos admiradores ao longo dos anos. 

E essa é, inclusive, uma das principais diferenças entre o hip hop americano e o nacional. Enquanto as canções produzidas nos Estados Unidos valorizam mais uma vida de luxúria e bens materiais, as brasileiras focam nas questões sociais e políticas e até mesmo criticam essa temática de ostentação

A importância do break dance

Como já falamos, o hip hop americano chegou ao Brasil pelos dançarinos de break dance, que usavam as músicas para criar novos passos. Na época, a dança de rua já era muito popular por aqui e tinha diversos seguidores.

Nelson Triunfo e outros b-boys
Nelson Triunfo, ao centro, e dançarinos em São Paulo / Créditos: Divulgação

Alguns dos b-boys que participavam dos encontros na Galeria 24 de Maio e na Estação São Bento chegaram a mudar de carreira para se tornarem rappers, o que foi ótimo para o estilo, já que esses artistas conseguiram unir a dança e a música, produzindo um som único e inovador

Muito além da dança e da música

A cultura hip hop não é composta apenas pelos b-boys e pelos rappers. O grafite e a vestimenta também são importantes manifestações dessa forma de expressão artística.

Todos esses elementos contribuíram para que artistas de diferentes segmentos se comunicassem. Mais ainda, possibilitou que as vozes da periferia e do centro das cidades se unissem em prol desse estilo em terras brasileiras. 

Nomes de destaque da história do hip hop no Brasil 

Além de Thaíde, DJ Hum, MC Jack, Código 13 e dos Racionais MC’s, outros nomes também se destacaram ao longo da história do hip hop no Brasil.

Alguns artistas de respeito foram marcantes para o rap dos anos 90, como Sabotage, Facção Central e MV Bill. Eles ganharam mais visibilidade com o programa Movimento de Rua, da Rádio Imprensa, que divulgou ainda mais o estilo para todo o país

Sabotage
Sabotage / Créditos: Divulgação

Outros músicos e grupos nacionais que merecem ser citados são: Pepeu, Max B.O., SP Funk, Kamau, DMN, GOG, Realidade Cruel, Sistema Negro, Detentos do Rap, Marcelo D2, Gabriel O Pensador, e muitos outros.

Hoje, o hip hop conta com novas vertentes e manifestações, sempre de olho nas questões políticas e sociais, principalmente da população periférica. Por isso, jovens rappers estão sempre surgindo e encantando os fãs com seu estilo único e revolucionário, que atravessa gerações. 

Conheça a história do rap, o precursor do hip hop

Agora que você já sabe tudo sobre a história do hip hop no Brasil, deve ter percebido que a sua origem está muito ligada ao rap. 

Afinal, as raízes são parecidas e muita gente acaba confundindo os dois estilos. Então, para acabar com todas as suas dúvidas, conheça todos os detalhes da história do rap

História do rap

Saiba mais sobre outros estilos musicais


Leia também