J Balvin: o fenômeno mundial do reggaeton

Artistas · Por Mariana Medina

20 de Março de 2019, às 12:00

Si necesita reggaeton, ¡dale!

Se você continuou cantando essa música sem parar na sua cabeça, você com certeza foi atingido pelo grande fenômeno da música latina: José Álvaro Osorio Balvin, ou J Balvin, para os íntimos.

J Balvin
Créditos: Divulgação

J Balvin é um cantor e compositor colombiano de reggaeton e música urbana, mundialmente conhecido por hits de sucessos como Mi Gente e Ginza. Hoje, o cantor soma mais de 10 milhões de visualizações no YouTube e oito nomeações nos prêmios mais relevantes do meio musical.

Se você quer conhecer mais sobre o reggaetonero favorito dos Grammys Latinos, coloca o reggaeton pra tocar e continue lendo este post!

Os primeiros passos de J Balvin

Apesar da fama recente, pelo menos no Brasil, a história de J Balvin na música é antiga. Aos 14 anos, ele começou a se interessar pela música urbana, fazendo rimas e improvisações de hip hop. Quando terminou a escola, fez um intercâmbio em Oklahoma (EUA) e viajou para Nova York, onde se apaixonou ainda mais pelo gênero urbano.

O músico ingressou na faculdade para estudar Comunicação Social e Relações Internacionais em Medellín, na Colômbia, mas terminou interrompendo os estudos para buscar seu futuro na música. E, claramente, não errou na decisão!

Uma curiosidade sobre o cantor: ele cresceu ouvindo bandas de rock, como Nirvana e Metallica, e, apesar dos ritmos distintos, ele incorpora a estética grunge ao seu estilo pessoal.

Com um estilo urbano e um pouco excêntrico, J Balvin considera a moda como “a paixão da sua vida, no mesmo nível da música”. Ele já foi embaixador da New York Fashion Week, em 2017, e defende a importância da representatividade latina no mundo da moda.

J Balvin com roupas coloridas
Créditos: Divulgação

Um fenômeno em ascensão

Ainda pouco conhecido, Balvin largou a faculdade e voltou aos Estados Unidos, onde participou de um grupo de rap e lançou sua primeira música solo em 2004. Pouco tempo depois, teve seu primeiro reconhecimento na música com o single Éxtasis, pelo qual foi nomeado aos Premios Nuestra Tierra.

Em 2009, J Balvin foi reconhecido como cantor revelação e, em 2010, assinou com a EMI Musica. Nesse mesmo ano, lançou seu primeiro álbum, intitulado Real, e a música Ella Me Cautivo recebeu um disco de ouro na Colômbia, colocando o cantor na parada internacional pela primeira vez, na lista Tropical Songs da Billboard.

No mesmo ano desses sucessos, o cantor aproveitou o boom da carreira e começou a fazer shows em cidades norte-americanas, como Boston, Nova Jersey, Miami, Orlando e Nova York. Em 2011, J Balvin começou a marcar presença na Europa também, sendo muito bem acolhido em todos os palcos pelos quais passou.

A carreira do cantor deslanchou em 2013, com o lançamento do single Sola. Dessa época até os dias de hoje, além de fama e notoriedade, J Balvin vem somando prêmios e parcerias musicais de sucesso.

Da Colômbia para o mundo: ¡Ay Vamos!

A música 6AM, lançada em 2013 em parceria com Farruko, ocupou a quarta posição do Hot Latin Songs, alcançou a primeira posição do Latin Rhythm Airplay por várias semanas consecutivas e ganhou 3 discos de platina. Além disso, foi a primeira música do artista a ocupar a posição 22 da lista PROMUSICAE, na Espanha, conquistando 2 discos de platina na Europa. De quebra, também foi a primeira música em espanhol a ganhar um disco de diamante nos Estados Unidos.

Depois dessa parceria bombástica, J Balvin chegou à primeira posição do National Report com o hit Ay Vamos e se manteve lá por mais de 25 semanas. O sucesso também garantiu ao artista sua segunda certificação diamante e o primeiro lugar no Hot Latin Songs.

Nos Premios Juventud 2015, Balvin estreou a música Ginza, em parceria com a cantora Anitta, levando o Grammy Latino por melhor canção urbana. Em seguida, também conquistou dois Grammys Latinos como melhor álbum de música urbana com os discos Energía e Vibras.

O sucesso do hit transpassou as barreiras do idioma e Ginza também se tornou a primeira música de J Balvin a alcançar a primeira posição na Itália e a se destacar entre as 50 melhores músicas de outros países europeus como Holanda, Eslováquia e Suíça.

Além disso, o cantor desbancou o rapper Drake e se tornou o artista com mais reproduções no Spotify a nível mundial, somando mais de 48 milhões de reproduções mensais.

Callejero e urbano: o estilo musical de J Balvin

A fama e o reconhecimento mundial de J Balvin não vieram sem motivos. Engajado na música urbana, o cantor mescla as batidas e ritmos calientes do reggaeton com letras voltadas para temas atuais, evitando conteúdos machistas e misóginos em suas composições.

Apesar do ritmo um pouco marginalizado e letras às vezes polêmicas, J Balvin acredita no poder cultural do reggaeton. Segundo o artista, ele trabalha para entregar “la música que la gente quiere escuchar“.

Como o próprio compositor já afirmou em entrevista ao El País, seu esforço está voltado para compor letras “mais sexys que vulgares”.

Aos 32 anos, J Balvin direciona sua grande carreira na música urbana com os pés no chão e afirma que prefere alcançar mais o êxito do que a fama. Segundo ele, seu reggaeton está direcionado a todas as pessoas.

Até o momento, o colombiano tem 5 álbuns lançados, que são:

Mi Gente: parcerias de sucesso

Nos últimos 4 anos, além de continuar lançando um sucesso após o outro, J Balvin também conta com a participação de grandes artistas do momento, como Ozuna, Bad Bunny, Lalo Ebratt, Rosalía, Sebastián Yatra, Jowell & Randy e muitos outros.

Além das produções em espanhol, a música de Balvin chamou a atenção de grandes nomes da música norte-americana, que também fizeram história junto ao colombiano, como Pharrell Williams, Cardi B e uma das parcerias mais recentes, a música I Can’t Get Enough, com a cantora Selena Gomez.

Como não há barreiras para o idioma, nem para o sucesso J Balvin também já se uniu em mais de uma parceria de sucesso com a cantora brasileira Anitta. Com o grande sucesso do reggaeton no Brasil, os artistas lançaram hits super premiados como Ginza e Machika.

Agora que você já conhece a trajetória e o estilo de um dos reggaetoneros mais famosos da atualidade, que tal ouvir uma playlist com a evolução musical de J Balvin? Dê o play!

Playlist: A evolução de J Balvin