Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Tudo sobre k-rock: história e maiores bandas do rock coreano

Saiba mais sobre a história e os principais artistas de k-rock!

#kpoppers · Por Karoline Póss

29 de Janeiro de 2023, às 12:00

Embora o k-pop seja, inegavelmente, o estilo musical mais popular da Coreia do Sul, há vários outros gêneros por lá, como o k-rock. 

Seja na cena underground ou mesmo nos palcos dos principais programas musicais semanais, as bandas de rock coreano são sinônimo de talento e sucesso, com uma história que remete aos anos de guerra e forte influência de nomes da música americana e britânica. 

Que tal se aventurar pelo k-rock e suas principais bandas? 

Conheça a história do k-rock

O rock chegou à Coreia do Sul nos anos 1950 com os soldados americanos que lutaram na Guerra da Coreia. Nas bases militares, vários músicos e cantores locais se apresentavam. Um desses nomes era Shin Jung Hyeon, considerado o “padrinho do rock” na Coreia por ter sido o primeiro guitarrista do gênero no país

Foi no ano de 1962 que Shin formou a primeira banda de rock coreana, chamada Add4. O movimento logo ganhou força com outros artistas, como HE6 e Key Boys, todos influenciados pelo rock americano e britânico.

Shin Jung Hyeon
Créditos: Divulgação

O estilo ficou conhecido pela expressão “Group Sound”. Nesta época, a Coreia do Sul passava por uma ditadura militar totalitária e conservadora, e o rock era alvo de repressão. 

Nos anos 70, a música coreana passava por uma grande censura nesta Coreia administrada por Park Chung Hee. O cantor Hahn Dae Soo teve dois álbuns proibidos pelo governo e se auto-exilou nos EUA.

Na mesma época, Shin foi preso e torturado pela ditadura, e sua ausência no cenário musical coreano atrasou o desenvolvimento do k-rock.

Hahn Dae Soo
Hahn Dae Soo / Créditos: Divulgação

Mesmo assim, a popularização do fonógrafo aumentava o alcance do rock no país, inclusive pela distribuição pirata de música estrangeira.

Nos anos 80, o heavy metal coreano — com nomes como Boohwal, Baekdoosan e Sinawe —, ganhava cada vez mais espaço em meio ao dance music, principal destaque da década.

No entanto, ao fim dos anos 80, as bandas de rock já conseguiam se aproximar do mainstream, ganhando cada vez mais destaque na televisão e na rádio conforme a censura era abrandada.

Nos anos 90, com a democracia instaurada na Coreia do Sul, a informação e cultura voltaram a circular de forma livre. A música estrangeira chegou com força nas rádios e influenciou o nascimento de novos nomes locais, como Crying Nut e No Brain, que faziam um estilo que foi popularizado como Chosun Punk.

Crying Nut
Créditos: Divulgação

A democratização do acesso à internet também facilitou a diversidade de influências sonoras na Coreia do Sul, com a cena punk ganhando força. O heavy metal coreano também voltou a crescer nos clubes.

O diferencial no som do rock metal coreano se dava pela inserção de instrumentos tradicionais. 

Nos anos 2000, também começaram a nascer e se popularizar festivais como o Busan Rock Festival e Dongducheon Rock Festival, levando música ao vivo para todos os cantos da Coreia. Na televisão, dramas, musicais e documentários sobre k-rock também conquistaram a audiência.

Para conhecer mais sobre essa cena, recomendamos o filme K-Pop Killers, produzido por Ian Henderson e Michael O’Dwyer e lançado no ano de 2018. O longa pode ser assistido gratuitamente no YouTube e explana a cena do metal coreano em detalhes, com entrevistas exclusivas de artistas e proprietários de clubes que fizeram história. 

Já nos dias de hoje, a internet se tornou a principal forma de promover lançamentos e eventos musicais, tendo as redes sociais como principal aliada na hora de apresentar seu projeto a novos públicos.

Essa forma também facilita o alcance global, de forma que pessoas como nós, do Brasil, possamos ter acesso ao trabalho até mesmo de artistas mais underground da Coreia do Sul, por exemplo. 

O rock também é uma das principais influências atuais do k-pop. Além das bandas coreanas de rock, que competem com seus instrumentos contra as danças dos grupos idols, há aqueles artistas de k-pop que levam elementos do rock a suas músicas, como Dreamcatcher e Woodz.

Afinal, o k-pop sempre foi caracterizado pela mistura de ritmos e estilos, e o rock não poderia ficar de fora dessa.

5 bandas de k-rock para você ouvir

Se interessou? Então, confira esses nomes que não podem faltar na sua playlist de grupos de rock coreanos!

No Brain 

Considerados os padrinhos do punk rock na Coreia do Sul, fizeram parte do movimento Chosun Punk nos anos 90 e, posteriormente, emergiram ao cenário mainstream. Foram eleitos a Banda do Ano em 2007 pelo influente Korean Music Awards.

Cherry Filter

Formada em 1997, a banda de k-rock Cherry Filter mistura ballads emocionais ao punk rock, passando ainda por rave e trance. Sua música mais famosa é Romantic Cat

Em 2022, a vocalista Youjeen chegou ao Hot 100 dos Estados Unidos com Wild Flower, música lançada em parceria com o rapper RM, do BTS.

CNBLUE 

CNBLUE é o principal nome quando falamos em bandas de rock no cenário do k-pop. Enquanto a maioria dos artistas do gênero dança, os membros do CNBLUE tocam seus instrumentos nos shows. 

Nós, como banda, tentamos sintetizar o que há de melhor na indústria da música enquanto mantemos nossas próprias cores como CNBLUE, disse Yonghwa em entrevista à Billboard sobre como enxergam seu estilo.

Day6

Ainda no pop rock coreano que se destaca no k-pop, o Day6 surgiu na JYP Entertainment, casa de nomes como Twice e Stray Kids. O resultado foi sucesso imediato, e músicas como You Were Beautiful, Congratulations e Shoot Me levam um pouco de rock para as playlists dos k-poppers

Rolling Quartz

Sentiu falta das mulheres? A banda feminina Rolling Quartz foi formada em 2015 e tem crescido a cada lançamento. Além de suas músicas originais, como Blaze e Azalea, chamam atenção na internet com suas versões cheias de rock de músicas de sucesso do k-pop.

The Rose

Se depois dessa lista você ficou com vontade de ouvir um pouco de k-rock ao vivo, o The Rose te ajudará a tornar esse sonho realidade!

A banda formada em 2017 já esteve duas vezes no Brasil e voltará em março de 2023 para se apresentar nos palcos do Lollapalooza, sendo a primeira banda de rock coreana a performar no festival. 

E k-hip-hop, conhece?

Agora que você já sabe tudo sobre o k-rock, que tal se aventurar também pela história do hip-hop coreano, relação com o k-pop e seus principais rappers?

os melhores rappers coreanos