Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Tudo sobre KARA: o grupo de k-pop que está de volta

Você sabia que o KARA está voltando com tudo em 2022? Então, prepare-se para esse comeback super esperado e relembre a história de um dos principais girls groups do k-pop.

#kpoppers · Por Karoline Póss

23 de Outubro de 2022, às 12:00

KARA, um dos principais nomes da segunda geração do k-pop, é essencial para a história do estilo musical. 

Ativo entre 2007 a 2016, o girl group passou por várias formações ao longo dos anos e, em 2022, volta aos palcos para comemorar seu 15º aniversário de debut. 

Mas, antes da música nova, que tal relembrar a história e o legado do grupo?   

Tudo sobre o KARA, um dos maiores sucessos k-pop

Relembre os principais acontecimentos da carreira do KARA, mudanças de formação e informações sobre o aguardado retorno.

O nascimento do KARA

Formado pela DSP Media, o KARA estreou em 2007 com o álbum The First Blooming, do qual promoveram a faixa Break It. Na época, o grupo era um quarteto formado pelas membros Park Gyuri, Han Seungyeon, Kim Sunghee e Jung Nicole.

O primeiro disco não foi um exemplo de sucesso comercial e o grupo foi ofuscado por outros nomes que estrearam no mesmo ano, além das inúmeras comparações por semelhanças sonoras e mesmo visuais com o Fin.K.L, outro grande girl group de k-pop.

kara-kpop
Créditos: Divulgação

Mudanças na formação 

O ano de 2008 começou com as preparações para o primeiro comeback do KARA, tal como a primeira mudança de formação do grupo: Kim Sunghee anunciou sua saída do grupo e que estava desistindo do k-pop para focar em seus estudos. O álbum, que já estava gravado, foi arquivado.

Duas novas integrantes se juntaram ao grupo em seguida, sendo elas Goo Hara e Kang Jiyoung. Rock U, assim como seu primeiro mini álbum de mesmo nome, foi lançado em julho daquele ano, oficializando a nova era do KARA.   

kara-kpop
Créditos: Divulgação

Ascensão do KARA no k-pop 

O quinteto continuou a lançar músicas, como Pretty Girl e Honey, que elevaram a popularidade do grupo na Coreia do Sul. Em 2009, com as faixas Wanna e Mister, o KARA deixou de lado a imagem fofa e brincalhona para apostar em um conceito mais maduro. Simultaneamente, o grupo também ascendia no Japão.  

Já no ano de 2010, o grupo retornou aos palcos com Lupin, que rapidamente atingiu o topo dos principais charts de música do país. 

No mesmo ano, o grupo também realizou apresentações nos Estados Unidos e sua estreia no mercado musical do Japão, onde se mantiveram estáveis ao longo de toda sua carreira. Em 2012, até foram escolhidas como as artistas coreanas mais populares em território japonês.   

Dentre as principais músicas lançadas pelo KARA nesse período, podemos citar Jumping, Step, Pandora e Damaged Lady

Nova formação e Kara Project

No início de 2014, as integrantes Nicole e Jiyoung deixaram o grupo após o término de seus contratos. Gyuri, Seungyeon e Hara o continuaram promovendo como um trio, mas a DSP queria adicionar uma nova integrante ao KARA.

Em maio de 2014, foi apresentado o programa Kara Project, em que sete trainees da DSP competiriam entre si por uma vaga no girl group. Dentre as participantes, estava Jeon So Min, ex-integrante do Puretty, que posteriormente se juntou ao April e, hoje em dia, faz parte do grupo de k-pop KARD.

A vencedora do Kara Project foi Heo Youngji, que já se juntou ao grupo para o lançamento de Day & Night, em agosto do mesmo ano. A faixa principal do EP, Mamma Mia, foi um grande sucesso. Em 2015, o quarteto também continuou as atividades com Cupid.  

Créditos: Divulgação

Disband do KARA e carreira solo 

Em 2016 foi anunciado o término dos contratos de Gyuri, Seungyeon e Hara com a DSP Media, o que resultou no disband do KARA. Com isso, o grupo entrou para a lista de afetados pela maldição dos sete anos.

Youngji continuou sua carreira como solista e promovia as músicas do KARA sozinha. Em 2018, a artista veio ao Brasil para participar do K-Content Expo, onde performou sucessos como Step e Mamma Mia.

Após o disband, as demais integrantes também continuaram seus trabalhos no meio artístico: Gyuri se juntou à Motion Media para seguir carreira de atriz, Seungyeon migrou para a J Wide Company pelo mesmo motivo. Já a membro Hara assinou com a KeyEast para sua carreira solo musical.

Falecimento da Goo Hara

Enquanto promovia como solista, Hara enfrentou grandes problemas em sua vida pessoal. 

Agressão e vídeo íntimo

Ela começou a namorar o cabeleireiro Choi Jon gBum, após se conhecerem no programa de televisão My Mad Beauty Diary. No entanto, em setembro de 2018, ele invadiu a casa da cantora enquanto ela dormia e, bêbado, iniciou uma discussão que resultou em agressão física de ambos os lados. 

A polícia foi chamada e, após exames, foi descoberto que Hara estava com hemorragia no útero e na vagina, além de outras contusões por todo o corpo. Além das agressões sexuais, Choi ameaçou divulgar um vídeo íntimo da artista e ela ajuizou uma ação contra ele. 

A primeira sessão do julgamento aconteceu em abril de 2019 e, em maio do mesmo ano, Hara tentou suicídio, mas foi levada ao hospital e sobreviveu. Após novas sessões do julgamento, Choi foi considerado inocente das acusações referentes ao vídeo, mas recebeu uma sentença de um ano pelas intenções de estragar a carreira da cantora. Enquanto isso, nas redes sociais, Hara sofria assédio do público. 

Em 24 de novembro, a artista foi encontrada morta em casa, supostamente por suicídio. A família pediu que a autópsia não fosse realizada. 

Falecimento de sua melhor amiga e repercussão na mídia

Além das disputas judiciais contra o ex-namorado e dos ataques de internautas, um mês antes, a melhor amiga de Hara também havia tirado a própria vida: Sulli, ex-integrante do grupo de k-pop f(x), foi encontrada morta no dia 14 de outubro. 

Créditos: Divulgação

O caso de Hara chocou o público e chamou atenção mundial para os crimes sexuais contra mulheres na Coreia do Sul. Em sua honra, foi criada a Lei Goo Hara, que visa a punições maiores contra aqueles que filmam atos sexuais e distribuiem o vídeo sem consentimento.

Kara faz comeback em 2022

Apesar de o disband ter sido oficializado pela DSP Media, as membros do KARA nunca concordaram que o grupo havia chegado ao fim. Ao longo dos anos, Gyuri e Youngji manifestaram seus desejos de se reunirem quando surgisse a oportunidade, e o momento chegou!

Gyuri, Seungyeon, Nicole, Jiyoung e Youngji se reuniram em junho de 2022 para uma sessão de fotos, e foi revelado pouco depois que elas estavam discutindo a possibilidade de lançamento de um single em comemoração ao 15º aniversário de debut

kara-kpop
Créditos: Divulgação

Em 19 de setembro, foi confirmado que o KARA lançará, em novembro de 2022, um novo álbum como um quinteto, para as comemorações de aniversário. A distribuição do disco será feita pela RBW, empresa de grupos como MAMAMOO e Oneus. 

Além do lançamento do novo disco, é esperado que o KARA se apresente em programas de televisão. O cronograma completo, no entanto, ainda não foi divulgado. 

As meninas do k-pop

A volta do KARA aos palcos em comemoração aos 15 anos de debut é a prova de que as meninas do k-pop estão cada vez mais fortes! Aproveite e conheça também outros grandes girl groups que deixaram sua marca na indústria.