Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores de Erasmo Carlos: 17 músicas pra curtir o Tremendão

Listas musicais · Por Renata Arruda

18 de Maio de 2021, às 19:00

Um dos pioneiros do rock brasileiro, Erasmo Carlos começou sua carreira em 1958 na banda The Snakes, ao lado de Arlênio Lívio, Edson Trindade e José Roberto. 

Erasmo Carlos
Créditos: Divulgação

Ficou nacionalmente famoso na segunda metade dos anos 60 como um dos fundadores da Jovem Guarda. Parceiro de longa data de Roberto Carlos, compôs mais de 500 canções em parceria com o amigo, muitas delas grandes clássicos da música brasileira. 

Conhecido como O Tremendão, manteve ao longo de sua carreira uma fama de mau que há muito tempo não condiz mais com a realidade. Para relembrar sua trajetória, preparamos uma lista com as melhores de Erasmo Carlos pra você curtir. Vem ver!

As melhores de Erasmo Carlos

Procuramos focar nas músicas que ficaram mais famosas na voz de Erasmo Carlos, deixando de lado alguns clássicos eternizados por Roberto. Conta pra gente que canção você colocaria nesta lista!

Filho Único

Lançada no álbum A Banda Dos Contentes, de 1976, Filho Único é uma canção sobre um rapaz que quer se libertar da superproteção da mãe. É dela que surgem os célebres versos:

Proteção desprotege
E carinho demais faz arrepender

Mulher (Sexo Frágil)

Composta em parceria com Narinha, esposa de Erasmo falecida em 1995, Mulher (Sexo Frágil) traz o ponto de vista de um homem que começa a repensar o seu machismo ao testemunhar a exaustiva rotina de uma mulher.

Mesmo Que Seja Eu

Parceria de Erasmo e Roberto Carlos, Mesmo Que Seja Eu fala sobre um homem que tenta convencer a pessoa amada de que ela só será feliz se estiver em um relacionamento, de preferência com ele.

Foi lançada em 1982 no álbum Amar Pra Viver ou Morrer de Amor.

Gatinha Manhosa

Um grande sucesso dos tempos de Jovem Guarda, Gatinha Manhosa embalou muitas danças a dois nos anos 60. Foi gravada pela primeira vez pelo grupo Renato e Seus Blue Caps, com Erasmo nos vocais, que acabou não sendo creditado por questões de contrato.

https://youtu.be/aa3-FnC_6mE

Sou Uma Criança, Não Entendo Nada

Lançada no álbum 1990 – Projeto Salva Terra!, de 1974, Sou Uma Criança, Não Entendo Nada é um dos hits de Erasmo Carlos que foi regravado por inúmeros artistas. A música fala sobre a criança interior que permanece presente no íntimo de cada adulto.

Do Fundo do Meu Coração

Quem já viveu um relacionamento vai-e-vem vai se identificar com a letra da dolorosa Do Fundo do Meu Coração. A música fala sobre alguém que tenta ficar afastado de quem o faz sofrer, mas acaba sempre se iludindo e voltando.

Gente Aberta

Lançado em 1971, o álbum Carlos, Erasmo marcou uma mudança na carreira do cantor e se tornou um dos seus trabalhos mais conceituados.

Gente Aberta é um dos hits do disco e fala sobre alguém que só quer se relacionar com pessoas abertas ao amor.

A Carta

Lançada em 1966, no álbum Você Me Acende, a romântica A Carta é uma canção dos tempos da Jovem Guarda que foi resgatada em 2003, quando saiu uma versão da música gravada por Erasmo Carlos em dueto com Renato Russo.

Festa de Arromba

Um retrato cantado da Jovem Guarda foi como Roberto Carlos definiu o clássico Festa de Arromba, música que ele compôs em 1965 ao lado do Tremendão. 

Mais Um Na Multidão (part. Marisa Monte)

Lançada em 2001, no álbum Pra Falar de Amor, Mais Um Na Multidão é uma composição de Erasmo, Marisa Monte e Carlinhos Brown. Fez um sucesso tão grande que integrou a trilha de duas novelas: Pícara Sonhadora, em 2001, e Salve Jorge, em 2012.

Vem Quente Que Eu Estou Fervendo

Grande sucesso do álbum O Tremendão, de 1967, Vem Quente Que Eu Estou Fervendo é um rock de Carlos Imperial e Eduardo Araújo. Com uma letra afrontosa e divertida, a música foi regravada por inúmeros artistas como Raul Seixas, Barão Vermelho e Duda Beat.

Sentado À Beira Do Caminho

Lançada em 1969, Sentado À Beira Do Caminho é uma belíssima canção que fala sobre alguém que deixou de lado a própria vida para esperar pela mulher amada.

Sucesso internacional, a canção foi regravada por Julio Iglesias, Andrea Bocelli e Ornella Vanoni.

Minha Fama de Mau

Clássico de Erasmo Carlos, Minha Fama de Mau saiu em seu disco de estreia, A Pescaria, e até hoje é um grande hit!

A música deu título à autobiografia, lançada em 2008, e também ao filme de 2019, em que Chay Suede interpreta o Tremendão.

É Preciso Saber Viver

Escrita em 1968, É Preciso Saber Viver é um clássico de Roberto e Erasmo Carlos que fala sobre a coragem de fazer boas escolhas na vida.

Lançada por Roberto em 1974, a música foi regravada por Erasmo em 1996, no álbum de mesmo nome. 

Cachaça Mecânica

Cachaça Mecânica é um samba composto por Erasmo e Roberto e lançado em 1973. Fala sobre um homem que larga tudo para curtir o carnaval, mas acaba tendo um final trágico.

Convite Para Nascer De Novo

Uma das mais recentes canções lançadas por Erasmo, Convite Para Nascer De Novo foi composta em parceria com Marisa Monte e Dadi Carvalho. Esperançosa, a letra fala sobre alguém que sai de uma longa depressão e nasce de novo para uma nova vida.

É Preciso Dar Um Jeito, Meu Amigo

Considerada como uma das melhores canções de Erasmo Carlos, É Preciso Dar Um Jeito, Meu Amigo. Lançada em 71, a música fala da angústia diante de um cenário político desolador e continua mais atual do que nunca.

Pra relembrar a Jovem Guarda

Curtiu conhecer as melhores músicas de Erasmo Carlos? Então vem conferir também nossa seleção com 16 grandes clássicos da Jovem Guarda e relembre o movimento que marcou os anos 60!

As melhores da Jovem Guarda

Leia também: