Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores músicas do Radiohead: relembre 12 sucessos da banda

Listas musicais · Por Érika Freire

13 de Setembro de 2021, às 19:00

Formada em 1985, em Oxford, o Radiohead é a prova que dá para respeitar a sua essência criativa e chegar a um patamar de respeito.

Alheia aos holofotes e a fórmulas musicais prontas, a banda britânica preferiu, ao longo de sua carreira, a liberdade do rock alternativo e experimental. 

Radiohead
Créditos: Divulgação

A cada álbum lançado, os fãs se depararam com um universo rico, criativo e original que poucas bandas conseguem. Muita melancolia, mas também versatilidade permeiam as canções da banda, que passa dos 30 anos de estrada.

Como forma de homenagear o talento e a versatilidade do Radiohead, separamos algumas das melhores músicas da banda

Melhores músicas do Radiohead

O Radiohead tem uma discografia bem ampla que começou em 1993, com o lançamento do primeiro álbum, Pablo Honey. A partir daí, a banda mostrava o seu potencial criativo a cada álbum. 

Creep

A sensação de ser esquisito e não pertencer a este mundo. Muita gente, principalmente os de personalidade mais introspectiva, deve se sentir assim. Creep fala sobre essa sensação, de um jeito poético e através de uma atmosfera incrível.  

Foi uma música essencial para projetar a banda, presente no álbum de estreia, Pablo Honey, lançado em 1993.

Fake Plastic Trees

É triste, intensa e ao mesmo tempo tão linda. Fake Plastic Trees é de 1995 e um dos maiores sucessos do Radiohead, famosa por compor a trilha sonora de uma campanha publicitária sobre a síndrome de down.

Se você assistiu As Patricinhas de Beverly Hills, certamente vai lembrar que a música esteve presente no filme. Fake Plastic Trees é, sem dúvida, a cara da MTV em meados dos anos 90.  

No Surprises

Depois de The Bends, a banda lançou o álbum OK Computer, o terceiro da discografia. Um dos singles foi No Surprises, de 97, cuja letra começa com uma triste constatação sobre a vida da maioria dos seres humanos: carregam feridas que não cicatrizam e estão em um emprego que mata lentamente. 

O videoclipe, dirigido por Grant Gee, conseguiu passar essa sensação de afogamento com o vocalista Thom Yorke preso numa redoma de vidro enquanto a água vai subindo até o topo de sua cabeça. Brutal!  

Karma Police

A cada explicação que Thom Yorke precisou dar sobre Karma Police ele disse coisas diferentes.

Pode ser sobre pessoas que ficam te encarando de um jeito esquisito, sobre o jeito de expressar das pessoas que tentam falar algo e não dizem nada ou uma letra contra chefes de grandes companhias. E aí, qual você escolhe?  

High And Dry

Talvez para quem esteja iniciando no universo Radiohead, começar com High And Dry pode ser um bom caminho. Fácil de gostar logo de cara, é apontada como a música mais acessível da banda britânica. 

O curioso é que Thom Yorke odeia, tanto que High And Dry não entra para o setlist dos shows há muito tempo.

True Love Waits

Aquela introdução de violão que te cativa logo de cara. Os integrantes trabalharam na música por anos e ela foi finalmente lançada em 2006, no álbum A Moon Shaped Pool

Porém, tocaram True Love Waits pela primeira vez em 1995 e era para fazer parte do disco OK Computer, mas não rolou.    

Exit Music (For a Film)

A sombria canção Exit Music (For a Film) foi composta especialmente para o filme Romeu + Julieta de 1996, estrelado por Claire Danes e Leonardo DiCaprio. 

Após receberem uma fita com os vinte minutos finais do filme, para poderem criar a partir disso, Thom Yorke se questionou por que Romeu e Julieta simplesmente não fugiram e essa ideia deu norte à letra.   

Paranoid Android

Mostrando sua ousadia e experimentalismo, a banda escolheu a difícil Paranoid Android como primeiro single de OK Computer.

O nome da música foi inspirado em uma personagem do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams, Marvin, o Androide Paranóide. É considerada uma das melhores e mais emblemáticas músicas da banda. 

9 músicas que são inspiradas em livros e você não sabia 

There, There

Presente no sexto álbum de estúdio da banda, Hail to the Thief, There, There é considerada uma das faixas mais importantes do disco. A letra fala sobre um personagem solitário que caminha no meio da noite. 

Na época de lançamento do disco, 2003, o vocalista Thom Yorke estava bastante envolvido em temas políticos e questões ambientais, o que influenciou boa parte do trabalho. O próprio videoclipe traz essa atmosfera, no meio da floresta.  

Pyramid Song

Uma das queridinhas dos fãs e dos próprios integrantes, que a consideram como um ponto alto da trajetória do Radiohead. Pyramid Song é uma das faixas do álbum Amnesiac, lançado em 2001. 

Just

Voltando lá nos primórdios da banda, Just faz parte do segundo disco, The Bends. Com algumas alternâncias na sonoridade, a música pode parecer esquisita, performática, arte pura, ou seja, é Radiohead em essência, veja só: 

How To Disappear Completely

How To Disappear Completely é uma viagem musical, perfeita para ouvir antes de dormir, deitado na cama com o fone de ouvido.

Yorke se inspirou em um conselho que recebeu do vocalista do R.E.M, Michael Stipe, sobre o estresse que a fama pode causar.

Você conhece o significado de Creep?

Thom Yorke escreveu a letra de Creep quando ainda estava na faculdade, inspirado por uma espécie de amor platônico que sentiu por uma garota.

Depois de conhecer as melhores do Radiohead, entenda melhor essa história sobre o significado de Creep!

Continue lendo sobre rock: