Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores do Ney Matogrosso: confira 12 músicas do cantor

Listas musicais · Por Renata Arruda

29 de Julho de 2021, às 19:00

Ney Matogrosso fez história na MPB como integrante do grupo Secos & Molhados e permaneceu como um dos mais influentes e relevantes artistas do país até hoje. É considerado pela crítica como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos.

Ney Matogrosso
Créditos: Divulgação

O cantor também é um dos pioneiros da androginia como estética artística no Brasil e é uma referência para artistas LGBTQIA+ por ter desafiado os papéis de gênero desde sempre em sua carreira.

Para relembrar as melhores do Ney Matogrosso, separamos uma lista recheada de sucessos. Confira:

As melhores do Ney Matogrosso

Vem ver o que preparamos!

Poema

Poema é uma canção escrita por Cazuza aos 17 anos. Originalmente feita como presente para sua avó Maria, a letra foi musicada postumamente por Frejat e gravada por Ney Matogrosso em 1999.

É uma das suas faixas mais tocadas de todos os tempos.

Conheça a história da música Poema, de Cazuza, gravada por Ney Matogrosso

Sangue Latino

Lançada no primeiro álbum dos Secos & Molhados, em 1973, Sangue Latino fala sobre a solidariedade e resistência latino-americana.

É uma das músicas mais famosas do artista, considerada pela Rolling Stone como uma das maiores canções brasileiras da história.

Homem com H

Homem com H é outro grande sucesso de Ney Matogrosso. Foi lançada em 1981 no sétimo álbum do cantor, autointitulado, e faz uma sátira da figura do machão, criticando o que hoje é conhecido como masculinidade tóxica.

Balada do Louco

Balada do Louco é uma canção do grupo Os Mutantes, e foi escrita por Rita Lee e Arnaldo Baptista.

Inspirada em um episódio vivido por Arnaldo, a canção foi regravada por Ney Matogrosso em 1984 e essa versão se tornou um grande sucesso.

Conheça a história da música Balada do Louco

Rosa de Hiroshima

Uma das mais famosas músicas do Secos & Molhados, Rosa de Hiroshima foi musicada a partir de um poema de Vinicius de Moraes.

A letra foi inspirada pelo ataque atômico contra o Japão, resultando em uma das maiores tragédias da humanidade.

Calúnias (Telma Eu Não Sou Gay)

Calúnias (Telma Eu Não Sou Gay) é uma canção da banda João Penca e Seus Miquinhos Amestrados que foi regravada por Ney Matogrosso nos anos 80.

Bem humorada, a música fala sobre um homem bissexual que está no armário.

Demarcação Já!

Lançada em 2017, Demarcação Já! é uma canção de protesto, que pede pela demarcação de terras indígenas e o fim dos ataques contra os povos nativos.

Com 15 minutos de duração, a música reuniu Ney Matogrosso e mais de 20 outros artistas.

Noite Severina

Composta por Lula Queiroga e Pedro Luís, Noite Severina foi gravada por Ney Matogrosso no álbum Vagabundo, gravado em conjunto com Pedro Luís e A Parede e lançado em 2004.

A canção fala sobre sonhos e desejos e tem referência a Ariano Suassuna e João Cabral.

Fala

A passivo-agressiva Fala é uma canção que remete a uma conversa entre duas pessoas. Enquanto uma fala, a outra afirma que só irá responder se ela tiver algo relevante a dizer. Caso contrário, só irá ouvir. 

Mal Necessário

Escrita por Mauro Kwitko, Mal Necessário foi lançada por Ney Matogrosso em 1978, no álbum Feitiço. A canção tem uma letra poderosa, com versos como:

Sou a febre que lhe queima mas você não deixa
Sou a sua voz que grita mas você não aceita

O Bandoleiro

Também presente no álbum Feitiço, Bandoleiro foi escrita pelas compositoras Luhli e Lucina, compositoras que contribuíram muito para o repertório de Ney, mas ficaram esquecidas durante bastante tempo. A canção é um clássico do artista.

O Vira

O Vira é um dos grandes hits do Secos & Molhados e também traz colaboração de Luhli na composição.

Com forte influência da música portuguesa, a canção é considerada como uma elegia gay bem-humorada. Curiosamente, fez muito sucesso entre as crianças também.

O significado de Rosa de Hiroshima

Curtiu ouvir as melhores do Ney Matogrosso? Então aproveita para se aprofundar na obra do artista e vem conferir o significado do poema musicado Rosa de Hiroshima, música que o Secos & Molhados gravou em cima da poesia de Vinicius de Moraes.

rosa de hiroshima significado

Leia também: