Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

A origem do rock: saiba tudo sobre a história do estilo

História da música · Por Renata Arruda

5 de Setembro de 2020, às 19:00

Surgido nos Estados Unidos no final dos anos 40, o rock bebeu da fonte da música negra para se firmar como um gênero musical contracultural que desafiou barreiras raciais e revolucionou a cultura, o comportamento, a linguagem e a moda ao redor do mundo.

Em seus quase 70 anos de existência, o rock muitas vezes foi dado como morto, mas isso só serviu para fortalecê-lo: com inúmeros estilos diferentes, o gênero é constantemente reinventado e permanece vivo de geração em geração.

Mas afinal, qual a origem do rock? Como tudo começou? É isso o que você vai descobrir nesse post. Vem com a gente!

Qual a origem do rock?

Cravar o momento exato em que o rock surgiu é uma tarefa quase impossível. Isso porque o gênero se desenvolveu naturalmente a partir de outros ritmos populares nos Estados Unidos durante as décadas de 40 e 50: dentre os principais estão o gospel, o blues, o R&B, o jazz e o country. 

Alguns historiadores da música localizam a origem do rock em 1954, com o lançamento da música That’s All Right (Mama), um rockabilly gravado por Elvis Presley.

Porém, esse é um dado incorreto, que ofusca a contribuição de artistas que já tocavam rock muito antes de Elvis popularizar o gênero

Dentre eles, uma das mais importantes pioneiras é Sister Rosetta Tharpe, que com sua gravação de Strange Things Happening Everyday, em 1944, é considerada como a precursora do rock.

Sister Rosetta: a mãe do rock and roll

Nascida em 1915, Sister Rosetta Tharpe é considerada a Mãe do Rock. Cantora, compositora e guitarrista, Sister Rosetta ficou muito popular com suas canções, que misturavam a música gospel com o blues e o country. 

Tão popular que conseguiu ser a primeira pessoa a colocar músicas religiosas nas paradas da Billboard na década de 40.

Sister Rosetta Tharpe
Créditos: Divulgação

Enfrentando os tabus raciais de um Estados Unidos segregacionista, nos anos 50 a musicista saiu em turnê com os The Jordanaires, banda formada apenas por músicos brancos, que mais tarde acompanharia Elvis Presley em suas apresentações.

Com sua música, Sister Rosetta influenciou grandes lendas do rock, como Chuck Berry, Elvis Presley e Little Richard, que não só declarou que ela era sua grande influência, como contou que a artista foi a primeira a colocá-lo em um palco.

Quem inventou o rock?

Como você viu, não dá pra se falar em alguém que tenha de fato inventado o rock. No entanto, além da canção Strange Things Happening Everyday, lançada por Sister Rosetta em 1944, há outras gravações que compartilham o posto de precursoras do rock, como:

Chuck Berry: o pai do rock

Além disso, não se pode falar em origem do rock sem mencionar as contribuições de Chuck Berry.

Chuck Berry
Créditos: Divulgação

Reconhecido como o Pai do Rock, Berry foi o responsável por inovar e evoluir o R&B até o que pode ser considerado como o ponto de partida para o rock, com canções como Johnny B. Goode, Maybellene e Rock and Roll Music.

Durante uma apresentação lendária com o músico em 1972, John Lennon chegou a dizer que se você quiser dar um outro nome ao rock and roll, você pode chamá-lo de Chuck Berry.

A origem do termo rock and roll

Embora a expressão já fosse usada nas letras de músicas como uma gíria negra para dançar ou transar, o radialista e DJ Alan Freed é creditado como a primeira pessoa a usar o termo rock and roll para se referir à música, em 1951.

Além disso, Freed também foi o responsável a apresentar, pela primeira vez, artistas negros que tocavam rock a um público multiracial, através da série de shows batizadas de Rock’n’Roll Jamboree.

Elvis Presley: o rei do rock

Ainda que Elvis, ou qualquer outro artista branco, não tenha inventado o rock, é inegável sua contribuição para que o gênero se tornasse popular ao redor do mundo.

O cantor era exatamente o que o mercado estadunidense precisava na época: talentoso, bonito e branco.

Elvis Presley
Créditos: Divulgação

Sua carreira musical, inclusive, foi impulsionada pelo produtor Sam Phillips, que pretendia justamente levar a influência da música afro-americana para um público maior.

Além de Elvis, Phillips também é responsável por ter descoberto Jerry Lee Lewis e Johnny Cash.

Ainda assim, a sociedade conservadora dos anos 50 relutou em aceitar Elvis no início: um homem branco que cantava e dançava como um negro causava espanto.

Tanto que, em suas primeiras apresentações na TV, as câmeras o filmavam apenas da cintura para cima, evitando mostrar o que ele era capaz de fazer com seus quadris.

Vale ressaltar que o músico jamais escondeu a origem do seu trabalho, chegando a declarar que o que eu faço não é novidade. Os negros vêm cantando e dançando dessa forma há muito tempo.

Em 1956, Elvis atingiu o auge de sua carreira, alcançando o posto de primeiro rock star internacionalmente reconhecido.

Mais do que ser considerado como O Rei do Rock, Elvis Presley se tornou o símbolo de uma revolução cultural que influenciou a música e o comportamento de jovens no mundo inteiro.

No Brasil: a origem do rock nacional

No Brasil, o rock chegou em 1955 com a cantora Nora Ney, que gravou uma versão em português da música Rock Around The Clock, de Bill Haley And His Comets.

Entretanto, a primeira composição brasileira de rock chegou dois anos depois, em 1957, com Enrolando o Rock, da banda Betinho e Seu Conjunto.

No mesmo ano, Cauby Peixoto se uniu aos pioneiros e gravou a canção Rock And Roll Em Copacabana

Igualmente precursores do rock no Brasil são os irmãos Tony e Celly Campello, responsáveis por popularizar o gênero no país. Com Estúpido Cupido, que Celly passa a ser considerada a Namoradinha do Brasil. 

O sucesso desse novo gênero musical permite a criação da Jovem Guarda, programa responsável por iniciar o movimento que incorporaria de vez o rock estrangeiro na cultura popular.

Programa Jovem Guarda
Programa Jovem Guarda / Créditos: Divulgação

A ala da MPB reagiu mal à novidade, mas esse era uma caminho sem volta: poucos anos depois o Tropicalismo misturaria o rock à música tradicional brasileira, abrindo espaço para o surgimento do rock nacional, definitivamente estabelecido nos anos 80.

De volta aos anos 50

Agora que você conheceu a origem do rock, que tal aproveitar o clima de nostalgia e curtir o som do rock que embalou os anos 50?

Rock anos 50

Se você gosta de rock, não deixe de conferir também: