Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Análise do samba-enredo da Grande Rio 2023: entenda a letra

Saiba tudo sobre o samba-enredo da Grande Rio para o Carnaval de 2023, uma homenagem a um dos grandes nomes do pagode brasileiro: o grande Zeca Pagodinho!

Analisando letras · Por Érika Freire

31 de Janeiro de 2023, às 12:00

Os preparativos para o Carnaval 2023 estão a todo vapor, e a animação dos apaixonados pela festa mais popular do Brasil, em ver as escolas na avenida, é grande. Enquanto você espera pelo início dos desfiles na apoteose, que tal conhecer a análise do samba-enredo da Grande Rio 2023?

Neste ano, a escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, decidiu homenagear ninguém menos que nosso querido Zeca Pagodinho. A Grande Rio vai disputar o bicampeonato com o tema Ô Zeca, o pagode onde é que é?, desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. 

samba enredo grande rio 2023 analise
Créditos: Divulgação

Se inspirando no tema proposto, diversos grupos de compositores participaram da disputa, que contou com 11 sambas inscritos. O vencedor foi o grupo formado por Arlindinho Cruz, com a música Samba do Quintadinha de Erê.

E, para entender um pouco mais o que significa a letra, preparamos uma análise do samba-enredo da Grande Rio 2023. Bora conferir? 

Significado do samba-enredo da Grande Rio

Quem ganhou o samba da Grande Rio para 2023 foi o grupo de compositores do Arlindinho Cruz. O samba-enredo vencedor, Samba do Quintadinha de Erê, foi composto por Arlindinho Cruz, Igor Leal, Diogo Nogueira, Myngal, Mingauzinho e Gustavo Clarão.

Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro no Carnaval 2023 acontecem nos dias 19 e 20 de fevereiro.

E, se você quiser conferir pela televisão essa bela homenagem que a  Acadêmicos do Grande Rio vai fazer ao cantor Zeca Pagodinho, já anota aí: a escola entra na Marquês de Sapucaí no domingo (19) e será a segunda a desfilar no sambódromo.

Expectativas para 2023

À frente da bateria, estará a rainha Paolla Oliveira, e a expectativa pelo bicampeonato é grande, já que a escola se consagrou campeã do Carnaval 2022, com o enredo Fala, Majeté! Sete chaves de Exu.

Paolla Oliveira, rainha da bateria da Grande Rio
Créditos: Divulgação

Foi uma grande homenagem da Grande Rio ao orixá da comunicação, com o objetivo de combater o racismo religioso contra cultos de matriz africana.

E, neste ano, a temática vai ao encontro das mesmas raízes, pois falar de Zeca Pagodinho sem mencionar a sua admiração e a sua devoção pelo Candomblé é impossível.

Prova disso é o título do samba-enredo 2023 da Grande Rio. E, para entendermos melhor o significado da letra, vamos conferir a seguir a análise de Samba do Quintadinha de Erê. 

Análise das estrofes do samba-enredo da Grande Rio 2023    

Um dos compositores do samba-enredo da Grande Rio 2023, Arlindinho, decidiu participar mais um ano da disputa quando ficou sabendo que a homenagem seria para o seu padrinho, Zeca Pagodinho.

samba enredo grande rio 2023 analise
Créditos: Divulgação

Ele revelou em entrevistas que o próprio Zeca telefonou para ele contando que tinha ficado muito feliz com o samba-enredo. A letra alegre e contagiante faz referências a costumes, personalidade e origens de Zeca, e a ideia dos compositores era transmitir a mesma leveza que Zeca transmite ao povo:

Ê, que bela quitanda, quitandinha de erê

Seu balançê tem quitandinha de erê

O primeiro trecho faz referência a Erê, conhecido nas religiões de matriz africanas como um ser iluminado. São espíritos de crianças evoluídas, mas que não chegaram a encarnar.

Como um espírito infantil, eles representam alegria, adoram brincar e trazem uma energia positiva aos terreiros.

A busca por Zeca

Ô Zeca, tu tá morando onde é?

Saí com meu povo a te procurar

Botei minha cerva na encruzilhada

Pra moça da Saia Rodada e pro homem da Capa

Zeca, conhecido pela personalidade descontraída, é um verdadeiro símbolo do povo brasileiro, sendo a representação do cidadão comum, apaixonado por samba e cerveja. Como pessoa querida, a letra sugere essa busca pelo Zeca, como se o povo estivesse à sua procura.

Zeca Pagodinho
Créditos: Divulgação

A referência segue com os costumes religiosos ao mencionar a cerva (gíria carioca para cerveja) na encruzilhada, uma espécie de ritual costumeiro que pode envolver bebidas e comidas. O Homem da capa simboliza Exu, que, ao contrário do que muitos pensam, não é o diabo.

Exú é um orixá guardião, conhecido nas religiões por abrir os caminhos, trazendo prosperidade e fartura.

São Jorge, Mandinga e Ogum

Cadê você?

É alvorada do seu padroeiro

Pra agradecer

Ao mensageiro de São Jorge guerreiro

Tem patuá pra proteger

E tem mandinga no Velho Engenho

Quem tem um santo poderoso, que é Ogum?

Eu tenho

Na sequência, o samba-enredo da Grande Rio 2023 cita São Jorge, pois Zeca Pagodinho é devoto do santo, que por sinal é um dos mais venerados pelos cariocas.

Zeca Pagodinho e imagens de São Jorge
Créditos: Divulgação

Mandinga, termo de origem africana, são os feitiços, as magias e os trabalhos realizados. E Ogum é o orixá associado ao fogo, o guerreiro, conhecido por ter maior proximidade com os humanos, depois de Exu.

Cerveja e Gurufim

Nas bandas do Irajá

Gelada no botequim

Assim vou vadiar até no Gurufim

Se tem patota, Ibeji e ajeum

Salve, Cosme e Damião, Doum

Zeca nunca escondeu sua paixão por uma gelada e os compositores trouxeram também essa característica do cantor. 

Zeca Pagodinho e cerveja
Créditos: Divulgação

A composição segue com referências à religião, mencionando Gurufim, costume tradicional africano de celebrar em velórios. Os sambistas adotaram essa tradição e alguns bebem, cantam e dançam durante as cerimônias. 

Entre os malandros

Passei procurando na feira

Em Del Castilho e na Tamarineira

E na gafieira, boêmios, malandros

Pelos sete lados eu vou te cercando

Entre os costumes e características de Zeca, a letra segue como se todos estivessem caminhando por feiras e lugares do Rio de Janeiro em sua busca. Nos lugares mais prováveis de encontrá-lo: gafieiras, na boemia e entre os malandros

Zeca Pagodinho
Créditos: Divulgação

Jessé Gomes da Silva Filho

Jessé, Jessé

Fiz um pagode pra madrinha, salve ela

Saudei a voz da velha guarda da Portela

E lá na roça me flori no carnaval

Zeca

Levante o copo para o povo brasileiro

Te encontrei nesse terreiro

Xerém é o seu quintal

Jessé é o nome verdadeiro de Zeca, Jessé Gomes da Silva Filho, carioca que morou em diversos bairros do Rio de Janeiro e fez de Xerém a sua casa. Por isso, o samba não poderia deixar de mencionar o local que faz parte da sua trajetória de vida. 

Zeca Pagodinho no Rio de Janeiro
Créditos: Divulgação

Entre encontros em terreiros, quadras de escola de samba e botecos, o brinde ao povo para celebrar suas raízes.  

Grandes sucessos de Zeca Pagodinho

Deixa a vida me levar

Onde o samba tem valor

Meu candiá encandeou

Sou Grande Rio, carregado de axé

Minha gira girou na fé

Nas últimas estrofes, os compositores utilizaram trechos de grandes sucessos de Zeca Pagodinho para fechar com chave de ouro essa grande homenagem ao cantor, que é a cara do Brasil.

Uma figura do samba, dos costumes e do respeito ao povo e as diversas manifestações religiosas. Como ele próprio já declarou:

“Sou evangélico, sou umbandista. Acho que sou tudo. Se falar em Deus, eu estou aí.”

Como vimos, o samba-enredo da Grande Rio 2023 conseguiu fazer um retrato fiel de um dos artistas mais importantes da cultura popular brasileira. 

Zeca Pagodinho no bar
Créditos: Divulgação

Significado do samba-enredo da Grande Rio, campeã do Carnaval 2022

Gostou da nossa análise do samba-enredo da Grande Rio 2023? Aproveita e vem conferir o significado do samba-enredo que consagrou a primeira vitória da Grande Rio, no Carnaval de 2022.

Significado: Samba-enredo da Grande Rio

Conteúdo Relacionado