Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Tudo sobre Wendy, integrante do Red Velvet e solista em ascensão 

Confira todos os detalhes da trajetória, dos projetos e da carreira solo de Wendy, do Red Velvet, e saiba tudo sobre a nova estrela do k-pop.

#kpoppers · Por Karoline Póss

10 de Abril de 2024, às 12:00

Son Seung Wan, mais conhecida como Wendy, é integrante do Red Velvet, um dos grupos de maior sucesso do k-pop. 

Nascida em 21 de fevereiro de 1994, Wendy conquistou popularidade após estrear como vocalista principal do girl group da SM Entertainment graças ao seu grande talento como cantora, capaz de atingir notas altas com facilidade com seu tipo vocal classificado como soprano lírico.

Hoje, além das atividades ao lado das demais membros do quinteto, Wendy também possui uma carreira em ascensão como cantora solo, incluindo trabalhos em trilhas sonoras de k-dramas, dentre outros projetos paralelos dos quais faz parte.

Ficou curioso para saber mais sobre tudo o que a Wendy faz, dentro e fora do Red Velvet? Veio ao lugar certo!  

Tudo sobre Wendy, uma das principais vozes do Red Velvet

Separamos, abaixo, algumas informações sobre a vida pessoal da Wendy, seu trajeto pré-debut, estreia como idol de k-pop e carreira solo. Um guia perfeito para quem quer conhecer mais sobre a integrante do Red Velvet que é considerada uma das melhores vocalistas do k-pop! 

Origens e primeiros passos

Son Seung Wan nasceu em 21 de fevereiro de 1994 em Seongbuk-dong, um bairro de Seul, capital da Coreia do Sul. Sua família sempre foi apaixonada por música, e ela não se distanciou do ninho ao demonstrar interesse em ser cantora e instrumentista, desde os seis anos. Ela aprendeu piano, violão, flauta e saxofone desde a tenra idade.

Quando estava no Ensino Fundamental, mudou-se para o Canadá com a sua irmã mais velha, Seung Hee, para estudar em Ontário. 

Em seguida, mudou-se para os Estados Unidos, onde pôde demonstrar seus talentos e ser premiada em atividades musicais da sua escola, Shattuck-Saint Mary’s. De volta ao Canadá, fez parte do coral estudantil Vocal Fusion. 

Em 2010, quando ainda estava no Ensino Médio, participou de uma audição on-line para a Cube Entertainment e, embora tenha ficado entre as finalistas, não foi selecionada para a empresa. Posteriormente, soube-se também que ela fez audições para a YG Entertainment, mas também não passou. 

A entrada na SM Entertainment

Embora não pretendesse fazer audições para a SM Entertainment, Wendy foi escalada pela agência após acompanhar uma amiga em um teste no Canadá, em 2012. Ela cantou a música Moon of Seoul, de Kim Gun Mo, e foi aceita como trainee.

Ela então se mudou para a Coreia e treinou por um pouco menos de dois anos até ser apresentada como membro do SM Rookies, um grupo de trainees em destaque que tinham a oportunidade de mostrar seus talentos para o público antes do debut oficial.

Foi assim que, mesmo antes de sua estreia, Wendy já ganhava reconhecimento com o lançamento da música Because I Love You para a trilha sonora de Mimi, drama coreano estrelado por Changmin do TVXQ, seu colega de empresa. 

A música teve até um clipe oficial com cenas do drama e da cantora, apresentando ao público não só sua voz, mas também o seu rosto.

Um pouco mais tarde, em agosto de 2014, Wendy fez sua estreia como integrante do girl group Red Velvet, tornando-se oficialmente uma idol de k-pop e dando início a uma carreira que viria a ser um dos maiores exemplos de sucesso na música coreana.  

Ascensão com o Red Velvet 

Como “Wendy do Red Velvet”, Son Seung Wan atingiu grande popularidade desde sua estreia com a música Happiness, em que teve grande destaque com uma high note impactante no momento chave da música. 

Com as demais integrantes abaixadas como parte da coreografia, Wendy brilha sob os holofotes neste trecho da faixa de estreia, dando seu primeiro passo no k-pop com grande estilo. 

Ao longo da carreira como membro do Red Velvet, Wendy também pôde mostrar sua versatilidade como vocalista. Sem conceito fixo, o grupo explora sonoridades diferentes a cada lançamento, desde o pop chiclete do hit Red Flavor ao R&B noventista de b-sides como Light Me Up

Seu tom de voz único, bem como seu incrível alcance vocal, fizeram de Wendy uma das melhores vocalistas da terceira geração do k-pop. E não demorou para que ela começasse a conquistar trabalhos individuais.

Projetos paralelos

Em 2015, quando ainda era uma rookie, colaborou com a rapper Yuk Jidam para a trilha sonora de Who Are You: School 2015

Ainda no mundo das OSTs, cantou músicas para outros dramas coreanos de sucesso como Uncontrollably Fond, The Beauty Inside, Touch Your Heart, O Rei Eterno e Apostando Alto

Ao longo dos anos, colaborou com artistas como Eric Nam, Baek A Yeon, Taemin e o astro internacional John Legend. Wendy também é uma das integrantes do GOT the beat, sub-unit que reúne quatro gerações de artistas femininas da SM Entertainment. Seulgi, outra integrante do Red Velvet, também faz parte da unidade.  

Carreira solo

Em meio a tantos trabalhos, Wendy ainda fez sua estreia solo em abril de 2021 com o EP Like Water, com baladas que evidenciaram seu tom de voz distinto e grande alcance vocal. 

Em março de 2024, retornou aos palcos com seu segundo EP, Wish You Hell, que mostrou um outro lado da cantora com um pop punk que está em alta no k-pop, remetendo aos sucessos dos anos 2000.

O lançamento foi um sucesso e alcançou a segunda posição nos charts de álbuns coreanos do Circle, uma das principais paradas para os artistas de k-pop. 

Assim como Wendy, todas as integrantes do Red Velvet possuem trabalhos solos ou em sub-units, em que exploram diferentes vertentes musicais, testam conceitos inovadores e provam que não há limites para a criatividade e versatilidade do grupo.

Mesmo com projetos independentes tão distintos, quando as cinco integrantes se encontram, é nítida a harmonia entre elas, com estilos que se complementam para formar a tão complexa e elogiada sonoridade do grupo.

Os maiores nomes da terceira geração

A terceira geração do k-pop foi icônica e nós temos provas. Confira outros grupos que, assim como o Red Velvet, marcaram a terceira geração e fizeram história na música coreana!