Pular para o conteúdo

Dicionário de espanhol: conheça os melhores para estudar

Aumente o seu vocabulário com esses dicionários de espanhol!

Espanhol · Por Bianca Carvalho

10 de fevereiro de 2023, às 09:00

Um bom dicionário de espanhol é sempre um excelente amigo de quem está estudando o idioma, pois pode auxiliar na aquisição de vocabulário, na hora de fazer traduções e também a aprimorar a ortografia, verdade?

E, para aprendizes de espanhol, um bom dicionário ainda ajuda a desfazer as possíveis confusões causadas pelos falsos cognatos no idioma! Vamos conferir alguns dos melhores dicionários de espanhol para você chamar de seu?

Dicionário de espanhol

Além de nos permitir entender o significado de uma palavra ou expressão, um dicionário de espanhol pode ser útil para a tarefa de tradução e também para aprender como acentuar palavras em espanhol, bem como para entender a pronúncia adequada do idioma.

Falando nisso, a palavra dicionário em espanhol, isto é, diccionario não tem acento, embora a sílaba mais forte também seja -na.

Confira uma lista recheada de indicações de dicionários de espanhol, online e físico, para você incorporar à sua rotina de estudos!

Real Academia Española

O Dicionário da Real Academia Española, também conhecida como RAE, é um dicionário em versão eletrônica em constante atualização, o que é um de seus pontos positivos, já que nele constam neologismos que vão sendo acrescentados com o passar do tempo.

Também possui acepções de vários países e aborda diversas expressões idiomáticas, permitindo ampliar o leque linguístico-cultural de quem aprende espanhol. O seu conjugador de verbos é um pouco limitado, já que não traz conjugações de tempos compostos.

O dicionário da RAE é um dicionário de definições, ou seja, não apresenta traduções ao português. Por outro lado, oferece uma seção de respostas para as dúvidas mais comuns relacionadas ao uso do espanhol, com um acervo composto por mais de 7000 verbetes.

WordReference

O dicionário WordReference, disponível em versão digital, possui diversas ferramentas interessantes para quem está aprendendo um idioma.

Para começar, é um dicionário de espanhol que também oferece tradução de palavras para o português, inglês, francês, italiano e alemão. Além disso, esse dicionário de espanhol também te permite conferir a pronúncia dos vocábulos em três sotaques diferentes: argentino, espanhol e mexicano.

O WordReference possui um conjugador de verbos completo, versão em aplicativo para smartphones e um fórum bastante interessante para tirar dúvidas com outros usuários.

Reverso e Linguee

O dicionário Reverso é uma ótima pedida para quem busca traduzir pequenos textos para o espanhol ou do espanhol para o português. Inclusive, no Reverso, é possível fazer o upload de documentos em formatos word, pdf ou powerpoint para tradução!

Esse dicionário inclui também a função de pronúncia, checagem gramatical e de conjugação.

Além disso, na aba Contexto, é possível encontrar traduções contextualizadas de palavras ou expressões em espanhol. As traduções são exibidas numa série de exemplos de frases reais retiradas da internet que podem te ajudar a compreender a aplicação da palavra em questão num contexto de uso real.

Outra opção de dicionário de espanhol com essa mesma função de tradução em contexto é o Linguee. O interessante dessas ferramentas é que elas te possibilitam aprimorar diversos aspectos da ortografia, inclusive as regrinhas de pontuação!

EL MUNDO

EL MUNDO é um jornal digital que possui um dicionário de tradução disponível para vários idiomas, inclusive o português. Além disso, ele oferece exemplos aplicados em frases e uma opção de dicionário de sinônimos e de antônimos que pode ser bastante útil!

Esse serviço de antônimos e sinônimos é em parceria com o Reverso, e você pode inclusive adicionar uma extensão ao Google Chrome para usar esse tradutor com mais facilidade.

Diccionario de americanismos

O diccionario de americanismos faz parte do acervo da Asociación de Academias de Lengua Española – ASALE, e contém termos que fazem parte do léxico das variedades de espanhol faladas na América Latina.

Ao buscar uma palavra que possui diferentes significados nessa região, você poderá encontrar as definições conforme cada país, inclusive com exemplos aplicados em frases e expressões populares.

Disponível em versão digital, esse dicionário de definições nos permite expandir o repertório cultural a respeito do espanhol, já que aborda acepções de diversos países de fala hispana, sobretudo em contextos informais.

Michaelis

O dicionário de espanhol da Michaelis é uma ótima opção se você está buscando um dicionário em versão física.

Considerado um dos melhores dicionários de espanhol para falantes de português, essa obra conta com mais de 700 páginas e já está em sua terceira edição, sendo a última lançada no ano de 2016. É um dos dicionários físicos mais atuais de espanhol, e traz traduções do espanhol para o português e do português para o espanhol.

Além disso, apresenta mais de 60 mil traduções, 40 mil expressões com exemplos, divisão de sílabas, transcrição fonética – o que auxilia na compreensão da pronúncia –, indicação de sentidos diferentes de uma mesma palavra nos diversos países hispanohablantes, explicações gramaticais, dentre outras funcionalidades.

Apesar de ter dimensões compactas que facilitam o armazenamento e transporte, esse dicionário de espanhol é bastante completo!

Outras recomendações para seguir estudando espanhol

Agora que você já conhece os melhores dicionários para estudar espanhol, que tal usá-los um pouquinho com as novas palavras que você vai conhecer? Para isso, basta conferir nossas recomendações de livros para ler em espanhol. Lembre-se de anotar as palavras que você ainda não conhece e consultá-las nos dicionários que você mais gosta!

livros em espanhol

Aprenda espanhol com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts