Pular para o conteúdo

Livros em espanhol: 9 indicações que vão ajudar nos estudos

Conheça alguns títulos de livros para ajudar no seu aprendizado de espanhol.

Espanhol · Por Bianca Carvalho

29 de novembro de 2022, às 09:00

Assim como as séries, os livros em espanhol podem te ajudar em diversos âmbitos da sua jornada: você vai aumentar seu vocabulário, conhecer mais da gramática do idioma, melhorar sua escrita e, principalmente, tornar seu estudo cada vez mais divertido!

Isso porque a literatura pode ser uma grande aliada em seus estudos de língua estrangeira, sabia? 🤩 Por isso mesmo, listamos alguns livros que vão impulsionar seu aprendizado de espanhol. ¡A ver!

Como aprender espanhol com livros

Como já mencionamos, a leitura pode te auxiliar a melhorar vários aspectos da língua espanhola. Ao estar em contato constante com o espanhol, você consegue aproveitar esse momento para trabalhar diversos conteúdos, mesmo sem se dar conta!

A seguir, pontuamos alguns dos principais benefícios de ler livros em espanhol.

Expandir vocabulário

Quando lemos um livro, temos a possibilidade de interagir com muitas palavras e expressões que podem ser novas para nós. E nada melhor do que aprender vocabulário em contexto, não é mesmo?

Ao aprender uma palavra solta, é possível que a gente se esqueça dela facilmente ou não entenda seu real uso no idioma. Por outro lado, quando nós a vemos, por exemplo, na letra de uma música ou em um livro, fica mais fácil entender como podemos aplicá-la e incorporá-la ao nosso repertório.

Melhorar a ortografia

Outro aspecto que você pode aprimorar lendo livros em espanhol é a sua ortografia. Por mais que a relação entre a pronúncia e a grafia em espanhol ajude muito na hora de escrever, existem, ainda, alguns sons parecidos ou iguais, que podem causar confusão.

E, como nem sempre há alguma regra para resolver nosso problema, o melhor a se fazer nesses casos é praticar a leitura, pois assim teremos mais domínio da escrita, e o ato de escrever se tornará cada vez mais natural.

Além disso, o hábito de ler em espanhol também pode te ajudar a usar adequadamente os sinais de pontuação no idioma!

Ampliar seus conhecimentos sobre a gramática

Um bom falante de um idioma não é aquele que conhece todas as palavras de determinada língua – uma missão quase impossível, inclusive –, mas sim aquele que consegue se adaptar às diferentes situações de comunicação.

E a gramática é muito importante nesse processo! Por exemplo, quando estamos em um contexto informal, usamos a língua de um modo distinto à quando estamos em situações mais formais, e para isso recorremos a alguns ajustes gramaticais em nossa fala.

Com livros, conseguimos conhecer e ver a aplicação de diversas estruturas, além de ver a gramática em uso e assimilar algumas regras que podem não estar claras em nossa cabeça.

Aprender enquanto se diverte

Por último, mas não menos importante, cabe mencionar que, se você gosta de ler, usar os livros para aprender espanhol vai ser um prato cheio para você! Afinal, aprender um idioma não precisa ser uma tarefa chata, não é mesmo?

Portanto, o ideal é buscar sempre conteúdos que te interessam, como livros e música, para que as coisas que você está aprendendo façam sentido para a sua realidade. Desse modo, você vai aproveitar muito mais o seu processo!

Conheça os melhores livros em espanhol para aprender o idioma

Se você está buscando uma história para chamar de sua e aproveitar esse momento para praticar espanhol, é importante considerar também o seu nível e seu objetivo de aprendizagem.

Se seu nível é mais iniciante e você quer conhecer novas palavras, experimente ler textos menores, como notícias, contos, poemas e até mesmo quadrinhos. Por falar nisso, as revistinhas da Turma da Mônica têm versões oficiais em espanhol: Mónica y Sus Amigos!

É fundamental ter em mente que, a princípio, o mais importante é entender a ideia central do texto, e não todas as palavras. Para não perder o ritmo durante a leitura, ao se deparar com termos desconhecidos, tente inferir seu significado conforme o contexto. Só não se esqueça de conferi-los em um dicionário depois, ok? 

Agora, veja nossas recomendações de livros em espanhol para você praticar o idioma!

Crónica de una muerte anunciada – Gabriel García Márquez

Em Crónica de una muerte anunciada, de cara já sabemos que Santiago Nasar será assassinado. A façanha de Gabriel García Márquez, ou Gabo, como era chamado, é justamente manter a atenção do leitor durante todo o desenvolvimento da história.

A narrativa do escritor colombiano gira em torno do desenvolvimento dos fatos que culminaram na morte de Santiago. O narrador conta a história anos depois do acontecido, buscando pessoas que estiveram próximas naquele dia para contarem suas memórias.

Como o texto narra um acontecimento passado, esse livro é ótimo para praticar diversos tempos do pretérito em espanhol, perfeito para quem está no nível intermediário!

Serie Lola Lago – Lourdes Miguel e Neus Sans

A série Lola Lago conta com mais de dez livros, e foi criada justamente para quem está aprendendo espanhol – portanto, pode ser ideal para quem quer praticar a leitura com objetivo de melhorar a fluência no idioma!

Os livros seguem uma série de investigações da detetive Lola Lago. Como são voltados para o estudo do espanhol, as obras atendem diversos níveis. Desse modo, mesmo que você esteja começando a aprender agora, conseguirá acompanhar as histórias!

Veinte poemas de amor y una canción desesperada – Pablo Neruda

Pablo Neruda, um dos principais expoentes da literatura chilena, é autor do livro Veinte poemas de amor y una canción desesperada.

A obra reúne vinte poemas escritos na juventude do autor, cujo tema, como demonstra o título, é o amor. Por ser feito de textos mais curtos, este livro é uma boa escolha para quem está começando a estudar o idioma.

Vuelva usted mañana – Mariano José de Larra

Vuelva usted mañana, do escritor espanhol Mariano José de Larra, é uma crítica à preguiça da sociedade espanhola da época. O autor retrata, a partir de sua perspectiva, a visão que os estrangeiros teriam dessa sociedade.

No livro, um francês viaja à Espanha por 15 dias para tentar descobrir os traços de sua origem espanhola. Contudo, ele se vê desmotivado após ficar meses no país sem conseguir resolver seu problema, ouvindo diversas vezes a frase vuelva usted mañana como indicação de que deveria voltar no dia seguinte.

Esse livro é uma boa pedida para você que quer praticar os tratamentos formal e informal no espanhol, bem como o uso da forma vosotros!

La casa de los espíritus – Isabel Allende

O primeiro e mais popular livro de Isabel Allende – nascida no Peru, mas reconhecida como parte fundamental da literatura chilena –, La casa de los espíritus conta a história de uma família e como esta é afetada pelas mudanças políticas que aconteciam no Chile.

Parte do realismo mágico, a obra mostra o transcurso de vida de vários personagens de diversas gerações de uma família, e Clara é um personagem interessantíssimo, tendo em vista seus poderes de prever o futuro.

Se você quer expandir seu vocabulário e conhecer mais relações familiares em espanhol, esse livro será um prato cheio para você!

Papelucho – Marcela Paz

Papelucho é uma coleção de contos infantis escritos por Marcela Paz, escritora chilena.

A história acompanha um garoto chileno de oito anos, chamado Papelucho, e as diversas aventuras que acontecem principalmente em sua cabeça.

Por ser voltada para o público infantil, a coleção é escrita em linguagem leve e descontraída, sendo perfeita para aprender estruturas e palavras mais básicas do espanhol. Portanto, se você é iniciante, esse livro pode ser uma boa para os seus estudos!

Marina – Carlos Ruiz Zafón

Obra aclamada do escritor espanhol Carlos Ruiz Zafón, o livro Marina conta uma história de investigação sobrenatural ambientada em Barcelona, na Espanha, envolvendo os jovens Marina e Óscar.

O livro curto é perfeito para aprender vocabulário novo. Esse best-seller de suspense certamente vai prender sua atenção até o final.

Historia de la eternidad – Jorge Luis Borges

Historia de la eternidad é um livro de ensaios do aclamado escritor argentino Jorge Luis Borges. Ideal para uma leitura mais avançada, a coletânea trata da temática do tempo e do infinito a partir de um ponto de vista um tanto quanto filosófico.

Se você quer praticar estruturas e vocabulários mais avançados, a obra Historia de la eternidad pode te auxiliar nessa!

Aura – Carlos Fuentes

O livro Aura é uma novela curta do escritor mexicano Carlos Fuentes. Conta a história de Felipe, um jovem historiador que troca de profissão e aceita trabalhar na casa de uma viúva, organizando e editando as memórias de um falecido general antes de serem publicadas.

Para realizar o serviço, Felipe precisa se mudar para a casa da viúva, e é aí que ele se encontra com Aura, uma jovem misteriosa cuja beleza chama atenção.

Nesse livro, além de aprender estruturas do presente, você ainda conseguirá aprender características físicas em espanhol!

Outros recursos para aprender espanhol

Além de livros em espanhol, há uma grande diversidade de conteúdos que você pode consumir para expandir seu contato com o idioma e aprendê-lo cada vez melhor! E, se você quer continuar fazendo isso, não pode deixar de descobrir como aprender espanhol com novelas mexicanas!

aprender espanhol com novelas mexicanas

Aprenda espanhol com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts