Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Análise da música Cabocla Tereza: o que aconteceu com ela?

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

14 de Maio de 2021, às 19:00

Para quem curte uma moda de viola, fazer uma análise da música Cabocla Tereza, da dupla Tonico e Tinoto, pode ser bem intrigante até se você não for fã da canção marcou o sertanejo brasileiro. 

Considerada uma das melhores músicas de Tonico e Tinoco, a canção ganhou fama na voz dos artistas apesar de não ter sido composta pela dupla. A trama da mulher vítima de feminicídio ficou conhecida e ainda emociona muita gente Brasil afora.

Tonico e Tinoco
Créditos: Divulgação

Se você nunca parou para prestar atenção na letra da canção, a hora é agora. Não deixe de conferir a história de sua criação, a nossa análise da música Cabocla Tereza e as muitas interpretações que ela ganhou ao longo dos anos! 😉

Análise da letra de Cabocla Tereza

Se você já ouviu Cabocla Tereza e prestou atenção na letra, deve ter percebido que se trata de uma narrativa pra lá de emocionante. Como se fosse um folhetim ou uma notícia de jornal, João Pacífico criou uma história com início, meio e fim para escritor nenhum colocar defeito.

Uma curiosidade interessante é que essa foi a primeira vez em que o compositor matou um de seus personagens em uma canção. A ousadia valeu a pena, não é mesmo? 

Logo nas primeiras estrofes, somos apresentados à Tereza e avisados do seu fatídico destino. Quem nos conta esse caso é o narrador que passa pela cena do crime e fica chocado com o que vê: 

Ouvi um gemido perfeito
Uma voz cheia de dor:
“Vancê, Tereza, descansa
Jurei de fazer a vingança
Pra morte do meu amor”
Pela réstia da janela
Por uma luzinha amarela
De um lampião quase apagando

Vi uma cabocla no chão
E um cabra tinha na mão
Uma arma alumiando

Assustadíssimo, ele resolve voltar para a cidade e chamar o “doutô” para acudir a vítima. E foi só quando ele retornou para prestar socorro, ao lado do médico da região, que conseguiu desvendar todo o mistério por trás daquela mulher caída no chão. 

Quem conta tudo o que aconteceu, em tom de confissão, é o próprio assassino: 

Há tempo eu fiz um ranchinho
Pra minha cabocla morá
Pois era ali nosso ninho
Bem longe deste lugar.

E muito tempo passou
Pensando em ser tão feliz
Mas a Tereza, doutor,
Felicidade não quis.

Apesar de ter construído uma vida de sonhos para Tereza, a sua amada, ela não quis ficar com ele. Abandonou o rancho e o moço por um outro caboclo, por quem ela estava mais apaixonada. 

Rancho
Créditos: Divulgação

Tomado pelo ciúme, pela possessividade e pelo sentimento de rejeição, ele praticou um ato de feminicídio e confessou o crime: 

Senti meu sangue fervê
Jurei a Tereza matá
O meu alazão arriei
E ela eu vô percurá.

Agora já me vinguei
É esse o fim de um amor
Esta cabocla eu matei
É a minha história, dotor.

O mais impressionante de Cabocla Tereza é que ela é uma música atemporal e ainda retrata muitas situações ocorridas hoje em dia.

O que é uma pena porque, passados tantos anos da sua primeira gravação, esse crime já deveria ter ficado restrito às músicas antigas

História da música Cabocla Tereza

Cabocla Tereza ganhou fama na voz de Tonico e Tinoco, mas o que muita gente não sabe é que ela não foi composta pela dupla. O seu verdadeiro autor é João Pacífico, cantor e compositor paulista que, nas décadas de 1930 e 1940, criou várias composições parecidas com essa música.

João Pacífico, compositor de Cabocla Tereza
João Pacífico / Créditos: Divulgação

É uma criação dele, inclusive, o estilo chamado de Toada Histórica. Segundo o próprio artista, a ideia é contar histórias dentro de uma música. Em outras palavras, era falar e cantar

Tudo começou com a sua primeira composição nesse estilo, Chico Mulato, que foi escrita em 1937. A partir daí, ele percebeu que o público se interessava pelo enredo narrado na letra e curtia também a melodia que a acompanhava.

Anos mais tarde, em 1940, nascia a trama da cabocla que conquistou o coração dos brasileiros. A melodia foi composta por Raul Torres, seu parceiro nas toadas e o resultado se tornou uma das canções mais clássicas do sertanejo antigo

Mas o sucesso não se limitou ao meio musical. O enredo de Cabocla Tereza também ganhou um filme homônimo, lançado em 1980. A atriz Zélia Martins interpretou a protagonista e o próprio João Pacífico compôs uma trilha sonora inédita para o longa. 

Álbum da trilha sonora do filme Cabocla Tereza
Trilha sonora do filme Cabocla Tereza / Créditos: Divulgação

Muitas faces de Cabocla Tereza

Como todo clássico da música brasileira, vários artistas quiseram dar o seu toque pessoal à Cabocla Tereza. Confira, a seguir, as versões mais famosas: 

Tonico e Tinoco

Essa não foi a primeira gravação, mas foi a mais emblemática, porque chamou a atenção do público para a história da Cabocla Tereza. 

Sérgio Reis

E as versões de Cabocla Tereza não param por aí. Outro cantor sertanejo que quis fazer a sua própria interpretação foi Sérgio Reis, que tem essa como uma das grandes músicas de sua carreira. 

Sérgio Reis: relembre as 15 melhores músicas do cantor sertanejo 

Chitãozinho e Xororó

A dupla de irmãos Chitãozinho e Xororó, reconhecida por grandes sucessos no sertanejo nacional, gravou Cabocla Tereza ao lado de Fagner.

Apesar de parecer uma parceria inusitada, do sertanejo com a MPB, o resultado ficou maravilhoso:

As melhores músicas de Chitãozinho e Xororó: vem relembrar 

Fábio Jr.

Um dos cantores mais românticos do Brasil também deu um toque todo especial à Cabocla Tereza. Sem abandonar a melodia original, a sua voz trouxe personalidade à letra dramática da canção.

Ficou tão linda que poderia até estar entre as melhores músicas de Fábio Jr. Conheça:

Rolando Boldrin

Reconhecido como um dos mais importantes contadores de história do Brasil, Rolando Boldrin foi outro artista que aproveitou a boa narrativa de Cabocla Tereza para gravar uma música. 

No caso dele, ela ganhou um toque todo especial e literário. Olha só:

Continue no clima e ouça mais sertanejo raiz

Cabocla Tereza é uma das músicas mais famosas e queridas pelos fãs de sertanejo. Agora que você conheceu a sua história e conferiu a nossa análise da letra, que tal continuar no clima da moda de viola e saber quais são as 10 maiores duplas do sertanejo raiz

Duplas sertanejas antigas

Leia mais sobre música sertaneja: