Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Análise da música Serpente: entenda a letra da canção de Pitty

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

24 de Setembro de 2021, às 19:00

Sem papas na língua, Pitty é uma cantora completa, que sempre surpreende com as suas composições ousadas, irreverentes e que rendem uma boa análise. A música Serpente não poderia fugir a essa regra.

Pitty
Créditos: Divulgação

Com muitas referências a várias culturas antigas, é possível perceber que a baiana se aprofundou bastante nas suas pesquisas para escrever a letra.

Considerada uma das melhores músicas da Pitty, vale a pena conhecer o seu significado.

Por isso, não deixe de conferir a nossa análise detalhada da música Serpente. Você vai perceber que, muito além do rock and roll, existe muita filosofia e reflexão nas produções da artista. Não perca!

Como Pitty escreveu a música Serpente

Serpente é o maior sucesso do álbum Setevidas, lançado em 2014. Esse é o quarto CD de estúdio da Pitty e rendeu a ela o reconhecimento de melhor lançamento de rock nacional daquele ano, em uma pesquisa realizada com os usuários do site UOL.

Capa do álbum Setevidas, da Pitty
Capa do álbum Setevidas / Créditos: Divulgação

Em entrevista para o quadro Como Eu Fiz Aquela Música, do programa Música Boa Ao Vivo, do Multishow, a cantora revelou que a letra da canção surgiu em um momento bem turbulento de sua vida pessoal.

Nas suas próprias palavras, foi “um monte de coisa velha morrendo, um monte de coisa nova nascendo”. 

A ideia dela foi reunir várias imagens que simbolizam renovação, como a serpente trocando de pele e os processos dos alquimistas que tentavam transformar qualquer substância em ouro. 

No início da canção, há também um mantra: Om Namah Shivaya. Ele é atribuído ao deus Shiva que, na tradição hindu, é conhecido por destruir o velho e criar o novo

Por dentro do clipe de Serpente

O clipe também traz essa mensagem de renovação e mudança de vida, com imagens que remetem a uma seita religiosa formada por Pitty e sua banda.

Eles representam os responsáveis por carregar as pessoas que estão morrendo. Olha só:

A produção conta com uma fotografia em tons escuros, com destaque para uma fogueira e alguns detalhes em vermelho. Todos esses elementos contribuem para o clima “dark” da música. 

Curiosidades sobre a música

Em razão do seu sucesso, Serpente entrou para a trilha sonora da novela Totalmente Demais, da Rede Globo, em 2015.

Uma curiosidade é que o refrão da música é tocado no encerramento da maioria dos capítulos, o que também condiz com as inspirações de Pitty para escrevê-la.  

Novela Totalmente Demais
Créditos: Divulgação

Outro fato interessante sobre a canção é que ela foi lançada individualmente em um vinil compacto. No lado B do mesmo disco, está Agora Só Falta Você, o clássico da Rita Lee, interpretado pela baiana. 

Análise da música Serpente

Logo mais, amanhã já vem. É com esse mantra que Pitty nos chama para entrar nesse processo espiritual que é a música Serpente.

Assim, somos convocados para entrar nesse transe junto com ela, sem saber o que virá em seguida. Vamos fazer uma análise da letra da música Serpente e entender melhor:

Apego ao passado e medo do novo

Um presságio, eu vi também
Arrastou o céu numa conjuração
Corpos ébrios em confusão
A sustentação é que a manhã já vem
Logo mais, amanhã já vem

O acaso empurra quem
Se agarra à borda, preso em negação
Solitário na multidão
A sustentação é que a manhã já vem
Logo mais, amanhã já vem

Uma das maiores dificuldades do ser humano é aceitar as mudanças da vida. O fim de um relacionamento, uma demissão, uma doença e até mesmo a morte são situações que podem acontecer com qualquer pessoa e nem sempre estamos preparados para elas

É exatamente o que Pitty canta nas duas primeiras estrofes de Serpente. Agarrados à borda, presos em negação, não conseguimos nos libertar das amarras do passado e viver o novo que o futuro nos reserva. 

Lei do eterno retorno

Chega dessa pele, é hora de trocar
Por baixo ainda é serpente
E devora a cauda pra recomeçar
(Om Namah Shivaya)

Como se estivesse nos dando um conselho, a artista nos orienta a abandonar a pele antiga e assumir a forma de serpente que já existe dentro de nós.

Nesse momento, ela faz referência à imagem do ouroboros, que representa uma cobra ou um dragão que devora a própria cauda, simbolizando o eterno retorno.

Essa lei dos constantes ciclos de transformação humana é muito encontrada ainda na filosofia de Nietzsche, de quem a cantora é uma grande admiradora. 

Influências do Candomblé

As religiões de matriz africana também aparecem na música. No Candomblé, por exemplo, Oxumaré é o orixá do movimento e dos equilíbrios dos ciclos naturais.

A partir dessa crença de mudança constante, os seus adeptos podem alcançar a renovação espiritual que tanto desejam. 

Oxumaré
Oxumaré / Créditos: Divulgação

Essa influência não está só na letra, mas na melodia também. Em vários momentos da canção, conseguimos perceber as batidas de agogôs, instrumento indispensável para o Candomblé, mas pouco comum em canções de rock. 

Shiva, o deus da transformação

Além disso, temos também, em sânscrito, o mantra de Shiva, no final de várias estrofes. E, no encerramento da música, é possível ouvir a cantora repetindo o mantra “a-o-um”, outra referência ao Hinduísmo. 

Pelo fogo, transmutação
Sem afago, lapidando o aprendiz
O que sobra é cicatriz
A sustentação é que a manhã já vem
Logo mais, amanhã já vem

Em resumo, Serpente é uma canção sobre as mudanças dolorosas, porém  necessárias em nossas vidas.

Seja um novo aspecto de nossa personalidade, seja uma pessoa que vai embora, é importante aceitarmos todos os desafios que a vida nos reserva e seguir em frente. 

Estatua de Shiva
Estatua de Shiva / Créditos: Divulgação

Ainda bem que temos a arte para nos ajudar nesse processo, não é mesmo? 😉 Melhor ainda se for ao som da Pitty! 

45 trechos de músicas da Pitty para você se inspirar

Agora que você conferiu a nossa análise detalhada da música Serpente, com certeza ficou curioso para ver outras músicas da cantora.

Por isso, não deixe de conferir 45 frases marcantes de canções da Pitty, para você refletir, se inspirar ou até mesmo postar nas redes sociais! 

Frases da Pitty

Mais análises de músicas da Pitty: