Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

EXO: O fim dos contratos de Baekhyun, Chen e Xiumin com a SM Entertainment

Como ficam as promoções do EXO após o fim dos contratos de Baekhyun, Chen e Xiumin com a SM Entertainment? Confira os detalhes da situação.

#kpoppers · Por Karoline Póss

1 de Junho de 2023, às 15:03

Nos preparativos para o aguardado comeback do grupo de k-pop EXO, cujo último lançamento foi em 2021 com o hit Don’t Fight the Feeling, os fãs foram surpreendidos com a notícia repentina da terminação dos contratos dos integrantes Baekhyun, Chen e Xiumin com a SM Entertainment.

Baekhyun, Chen e Xiumin
Créditos: Divulgação

Além de sua saída da agência, os três membros populares do boy group, que formam ainda a sub-unit EXO CBX, anunciaram à imprensa através de um representante legal que tomarão medidas legais contra a SM por falta de transparência quanto aos pagamentos e contratos que ultrapassam a duração prevista por lei.

Entenda o que está acontecendo e como a saída de Baekhyun, Chen e Xiumin afetam o EXO e a SM Entertainment.

Baekhyun, Xiumin e Chen terminam contrato com SM Entertainment: entenda os detalhes

Em 01 de junho de 2023 a imprensa coreana divulgou um comunicado de Lee Jae Hak, advogado e representante legal de Baekhyun, Chen e Xiumin, alegando que os três membros do EXO estavam encerrando seu contrato com a SM Entertainment devido a “maus-tratos e cláusulas contratuais abusivas”, segundo o Korea JoongAng Daily.

De acordo com a nota de Lee, os integrantes solicitaram à agência seus comprovantes de pagamentos em 21 de março, mas mesmo após sete tentativas a SM Entertainment continuava a se recusar a fornecer cópias dos dados, faltando com transparência quanto aos ganhos e pagamentos dos artistas.

O comunicado revela, ainda, que a SM Entertainment forçou os artistas a assinarem um contrato de exclusividade de 12 a 13 anos de duração, sendo que o máximo previsto pela lei é de 7 anos. O advogado também conta que recentemente a agência abordou os artistas para renovar seus contratos prematuramente, estendendo-os para 17 a 18 anos.

Por não concordarem com esses atos da empresa, os artistas optaram por rescindir seus contratos.

CBX pede apoio dos fãs 

Através do comunicado, Baekhyun, Chen e Xiumin também escreveram uma mensagem aos fãs:

Pedimos desculpas e lamentamos profundamente por causar preocupações e ansiedades significativas entre nossos fãs devido a este incidente.

Enquanto as ações legais estão sendo tomadas devido a diferenças de posição entre a SM e os artistas, faremos o nosso melhor para encontrar soluções sábias e resolver a disputa de uma forma que minimize as preocupações de nossos fãs.

Nós, que finalmente ousamos dar voz à injustiça que não conseguimos expressar antes, estamos realmente nos sentindo assustados e apreensivos neste exato momento.

Esperamos sinceramente que vocês possam prestar atenção às nossas palavras e nossos esforços corajosos. Mais uma vez, agradecemos sinceramente aos fãs que nos apoiaram por muito tempo.

Baekhyun, Chen e Xiumin do EXO-CBX
Créditos: Divulgação

SM Entertainment nega acusações 

Após a divulgação do comunicado dos artistas, a SM Entertainment também enviou uma declaração em sua defesa, negando as acusações e alegando que há “influência externa” agindo para induzir seus artistas a cometerem atos ilegais.

Na declaração, dizem: Detectamos uma influência externa aproveitando o momento em que estávamos concentrando nossas habilidades para nos preparar para um novo salto, abordando nossos artistas com informações falsas e fazendo avaliações jurídicas erradas, fazendo propostas não convencionais, como convencê-los de que está tudo bem ignorar seus contratos exclusivos conosco e assinar contratos com eles.

No texto, a SM Entertainment diz ainda que os membros em questão estariam violando seu contrato de exclusividade pré-existente ao assinar com essa nova agência. 

Em nota adicional, a SM disse prezar muito pelo EXO e revela que aumentou suas taxas de liquidação (porcentagem de ganhos) duas vezes ao longo dos anos, e que nenhum problema foi levantado mesmo durante a renegociação com Baekhyun, Chen e Xiumin.

BPM Entertainment nega envolvimento

Em seguida, foi reportado pelo portal Ilgan Sports que a empresa em questão seria a Big Planet Made Entertainment (BPM Entertainment). VIVIZ, grupo formado por três ex-integrantes do GFRIEND, é um dos nomes agenciados pela empresa.

Segundo esse novo artigo, a SM Entertainment havia enviado uma nota para a BPM Entertainment alegando que MC Mong, suposto diretor da BPM, abordou Chen, Baekhyun e Xiumin para assinar contratos com eles, violando a exclusividade com a SM.

A BPM Entertainment negou. Em comunicado à imprensa, disseram que nunca se encontraram com os artistas mencionados ou discutiram sobre contratos, afirmando ainda que MC Mong não possui nenhum cargo na agência e que tomarão medidas legais se a SM continuar a envolvê-los na disputa.

Mais artistas da SM podem deixar a empresa?

O comunicado inicial divulgado pelo advogado de Baekhyun, Chen e Xiumin traz um parágrafo que cita que outros artistas da SM possuem a mesma dúvida em relação à transparência de contratos e pagamentos.

A declaração da SM também alega que outros artistas da casa também teriam sido atraídos pela BPM Entertainment, embora nenhum nome tenha sido mencionado. No entanto, com a citação a outros artistas em ambos os comunicados, não seria surpreendente se mais idols da SM tiverem seus contratos encerrados nos próximos dias.

Enquanto isso, foi reportado que a SM Entertainment já perdeu ₩200 bilhões (~$150 milhões) desde o fim do contrato com os três membros do EXO.

E o comeback do EXO?

EXO, um dos grupos líderes da terceira geração do k-pop, estava atualmente se preparando para um comeback que aconteceria ainda neste ano. Com as notícias referentes à saída de Baekhyun, Chen e Xiumin, a SM Entertainment divulgou em nota que o comeback não será adiado, e a gravação do MV será realizada conforme o planejado em 02 de junho.

Segundo a nota, todos os sete membros ativos participarão do comeback, incluindo Baekhyun, Chen e Xiumin. Kai, que está no exército, e Lay, que deixou a SM em abril de 2022, não estão envolvidos nas novas músicas do EXO.  

Detalhes sobre o cronograma de lançamento do novo álbum ainda não foram divulgados, e também não se sabe se os membros que tiveram seus contratos encerrados participarão das promoções. Mais informações devem ser divulgadas em breve.

Membros do grupo EXO
Créditos: Divulgação

O que está acontecendo com a SM Entertainment?

Essa não é a primeira vez que a SM Entertainment enfrenta problemas jurídicos.

Diversos artistas já abriram processos contra a empresa no passado, incluindo membros do H.O.T, Shinhwa, JYJ (ex-membros do TVXQ) e Hangeng (ex-membro do Super Junior), bem como Luhan, Tao e Kris, integrantes da formação original do EXO.

Neste ano de 2023, a SM também passou por uma grande turbulência após a tentativa de aquisição de parte de suas ações pela Hybe. Entenda o caso!

HYBE e a aquisição da SM Entertainment