Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Artistas da HYBE Labels, a grande empresa de k-pop

#kpoppers · Por Karoline Póss

17 de Julho de 2022, às 19:00

Se você está por dentro da indústria do k-pop e curte artistas do estilo, com certeza já ouviu falar sobre a HYBE Labels, uma das empresas mais influentes e lucrativas do entretenimento sul-coreano

Hybe
Créditos: Divulgação

Fundada em 2005 pelo produtor Bang Sihyuk, também conhecido como Bang PD, a HYBE nasceu sob o nome de Big Hit Entertainment, mas passou por uma reestruturação organizacional em 2021. 

Agora chamada de HYBE Corporation, a empresa conta com várias subsidiárias musicais, como a Big Hit Music, Source Music e Pledis Entertainment, que são coletivamente conhecidas como HYBE Labels, as responsáveis por alguns dos maiores artistas do k-pop, como BTS, TXT, LE SSERAFIM, Seventeen e muito mais. 

HYBE Labels: maiores artistas da empresa

Quem são os artistas da HYBE Labels? Confira quais são os maiores artistas em atividade hoje pelas subsidiárias da HYBE Corporation, as empresas que a Big Hit comprou! 

BTS

Administrado pela Big Hit Music, o septeto sul-coreano BTS teve sua estreia em 2013 com o mini-álbum 2 Cool 4 Skool, formado pelos integrantes RM, Jin, SUGA, J-Hope, Jimin, V e Jungkook. 

Vencedor de inúmeros prêmios importantes no cenário musical, além de sempre emplacar suas músicas em altas posições dos maiores charts do mundo, incluindo a Billboard, o BTS é hoje conhecido como o maior nome do k-pop não só na Coreia do Sul, mas em âmbito mundial. 

TXT

Administrado pela Big Hit Music, o grupo estreou em março de 2019 com o EP The Dream Chapter: Star. O boy group TXT é formado por cinco integrantes: Yeonjun, Soobin, Beomgyu, Taehyun e Hueningkai.

Eles são o segundo grupo de garotos da empresa e chamaram muita atenção desde o anúncio de debut, conquistando muitos prêmios desde então e se firmando no k-pop. 

LE SSERAFIM 

Administrado pela Source Music, o LE SSERAFIM é o mais novo grupo de artistas da HYBE Labels. O girl group fez sua estreia em maio de 2022 com o EP Fearless.

Com ex-integrantes do IZ*ONE em sua formação, a estreia do grupo era muito aguardada pelos fãs, mas não se isentou de polêmicas conforme a membro Kim Garam precisou ser afastada das atividades em meio a acusações de bullying. 

Seventeen

Administrado pela Pledis Entertainment, comprada pela HYBE Corporation em 2020 e transformada em subsidiária, o Seventeen teve sua estreia no k-pop em 2015. 

Mesmo antes de sua estreia o boy group já chamava atenção graças ao programa Seventeen TV, que apresentava os trainees aos fãs de k-pop. Formado por treze membros divididos em units de hip-hop, vocal e performance, o Seventeen é um dos grandes nomes da música coreana

Fromis_9

Também administrado pela Pledis Entertainment, o grupo de k-pop foi formado através do reality show de sobrevivência Idol School, onde 41 trainees sem agência competiram por uma vaga no novo girl group da Pledis. 

A estreia oficial veio em janeiro de 2018 com o EP To. Heart, o Fromis_9 se tornou conhecido por suas músicas divertidas, e hoje elas promovem sob a HYBE Labels. 

Enhypen

Administrado pela Belift Lab, o boy-group Enhypen foi formado através do programa de sobrevivência I-Land, com os seis integrantes mais votados pelo público e um escolhido pelos produtores. 

A estreia foi em 2020 com o EP Border: Day One, e os meninos conquistaram grande popularidade desde então. 

Zico

Líder do grupo Block B, Zico é ainda dono de uma carreira solo de sucesso, com hits como a famosa Any Song em sua discografia impecável. 

Ele fundou a KOZ Entertainment em 2018, e hoje o selo é uma subsidiária da HYBE Corporation que faz parte da HYBE Labels. O rapper fez sua estreia em 2011 e segue em atividade até hoje.

De Big Hit a HYBE Corporation: a história

A Big Hit Entertainment foi fundada em fevereiro de 2005 por Bang Sihyuk. O primeiro artista da casa foi o trio vocal 8eight, em 2007. Em 2010, Big Hit e JYP Entertainment se uniram para gerenciar o grupo 2AM

No mesmo ano, Kim Namjoon (RM) se juntava à empresa e começavam os preparativos para a estreia de seu primeiro grupo idol masculino, que viria a ser o BTS.

Antes de sua estreia em junho de 2013, o grupo passou por várias possíveis formulações e reformulações de conceito até chegar à imagem que conhecemos hoje — e que dominou o mundo.

Enquanto isso, em 2012, a empresa estreou o grupo feminino GLAM, em colaboração com a Source Music.

Glam, artistas da Hybe
Glam / Créditos: Divulgação

No entanto, o grupo só durou dois anos, se dissolvendo após uma das integrantes, Kim Dahee, ser sentenciada à prisão por chantagear o ator Lee Byung Hun, de Amor e Outros Dramas

Após GLAM e 8Eight encerrarem seus contratos e os membros do 2AM voltarem para a JYP, o BTS foi por alguns anos o único grupo a ser administrado pela Big Hit, ascendendo como um ícone da música mundial  e elevando a popularidade e riqueza da Big Hit. 

TXT, artistas da Hybe Corporation
TXT / Créditos: Divulgação

Em 2019, o grupo TXT fez sua estreia em meio aos holofotes: todos queriam saber quem era o novo grupo da “empresa do BTS” e não se decepcionaram com o resultado, já que rapidamente o TXT também se transformou em um sucesso. 

Já em 2020 a Big Hit começou seus planos de expansão, tornando-se acionista majoritária da Pledis Entertainment. Em 2021 foi anunciada a renomeação da empresa para HYBE Corporation.

Segundo este novo plano organizacional, a Big Hit Entertainment se tornou a referência de operações musicais da empresa e mudou de nome para Big Hit Music.

Bang Sihyuk, antigo CEO da Hybe
Créditos: Divulgação

Quais empresas a Big Hit comprou?

Hoje em dia a Big Hit Music atua ao lado de outras gravadoras adquiridas pela HYBE Corporation ou formadas após o lançamento do selo, formando a divisão HYBE Labels. 

Hybe Labels
Créditos: Divulgação

As empresas que integram o selo são:

  • ADOR (nova empresa)
  • Belift Lab (nova empresa)
  • Big Hit Music (empresa de origem)
  • Source Music (adquirida) 
  • Pledis Entertainment (adquirida) 
  • KOZ Entertainment  (adquirida) 
  • HYBE Labels Japan (nova empresa)

Quanto vale a HYBE?

Segundo o site Sports Keeda, a HYBE conta com um mercado avaliado em US$ 11,3 bilhões, sendo considerada a empresa de k-pop mais rica em 2022. 

Hybe
Créditos: Divulgação

O relatório financeiro de 2021 mostra que a HYBE teve uma receita anual de US$ 1,06 bilhão, a primeira do cenário musical coreana a atingir tal número.  

De olho nos próximos passos

A influência do Bangtan faz parte de toda a história de sucesso da HYBE Corporation, HYBE Labels e Big Hit, ainda conhecida por muitos como “a empresa do BTS”.

Assim, quando os meninos anunciaram uma nova fase de sua carreira com foco em atividades individuais, o mundo se chocou. Entenda o futuro do BTS e o que podemos esperar!

O que é hiatus no k-pop?