Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Livros de biografias: conheça a história de 13 cantores

Indicações · Por Renata Arruda

31 de Julho de 2021, às 19:00

Quem curte música, normalmente tem vontade de saber mais sobre seus artistas preferidos, não é verdade? Mesmo quando a gente não é fã de alguém, é interessante saber mais sobre sua trajetória pessoal e artística, e é aí que entram os livros de biografias.

E pode ser muito útil também! Por exemplo, quando descobrimos que algumas músicas são inspiradas em livros, filmes ou outras obras, isso faz a gente correr atrás dessas referências e ampliar o nosso repertório cultural e intelectual.

Pensando nisso, listamos alguns dos melhores livros de biografias de cantores para você conhecer e se inspirar. Vem ver o que preparamos!

Livros de biografias de cantores

Conta pra gente se você já leu algum desses livros de biografias!

Rita Lee: Uma Autobiografia — Rita Lee

Ícone do rock nacional, Rita Lee é conhecida por ser extremamente honesta e não ter papas na língua.

Isso não seria diferente em Rita Lee: Uma Autobiografia, livro no qual ela conta sua história desde a infância até o sucesso, sem deixar de fora os momentos mais difíceis e menos glamourosos da sua vida.

Rita Lee: Uma autobiografia
Créditos: Divulgação

Freddie Mercury: A biografia definitiva — Lesley-Ann Jones

Falecido precocemente, Freddie Mercury deixou sua marca na história da música.

Em Freddie Mercury: A biografia definitiva, ficamos sabendo mais sobre quem era a pessoa por trás da lenda, através do olhar da jornalista Lesley-Ann Jones, que foi amiga íntima de Mercury e de seus companheiros do Queen.

Livro Biografia definitiva do Freddie Mercury
Créditos: Divulgação

Só Garotos — Patti Smith

Sem dúvida, um dos melhores livros de biografia de cantores.

Em Só Garotos, Patti Smith relembra sua juventude e início da carreira artística ao lado do fotógrafo Robert Mapplethorpe, mostrando aos leitores como era a cena contra cultural dos Estados Unidos através de uma apaixonante história de amor.

Patti Smith Só Garotos
Créditos: Divulgação

Elza — Zeca Camargo

No início de sua carreira, Elza Soares declarou: Eu vim do planeta fome!

Sua trajetória de vida, desde a infância pobre até a consagração como uma das maiores artistas brasileiras é contada por Zeca Camargo em Elza não só a partir de pesquisas, mas também através das memórias da própria cantora. Um tesouro!

Nesta biografia, Zeca Camargo narra a história de Elza Soares, da infância pobre ao sucesso, consagrada em discos que marcaram a música brasileira e, mais recentemente, nos ovacionados e premiados A Mulher do Fim do Mundo e Deus É Mulher.

Livro biografia Elza
Créditos: Divulgação

Belchior: Apenas um rapaz latino-americano — Jotabê Medeiros

Com um fascinante trabalho de pesquisa, que infelizmente foi concluído apenas após a morte do cantor, Belchior: Apenas um rapaz latino-americano procura desvendar quem era e como viveu o homem por trás do mito.

E, principalmente, o que o levou a abandonar a carreira e desaparecer dos holofotes.

Belchior: Apenas um rapaz latino-americano
Créditos: Divulgação

Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia — Nelson Motta

Amigo próximo de Tim Maia, o jornalista Nelson Motta resgata a vida do cantor em Vale Tudo: O som e a fúria de Tim Maia.

No livro, são contadas histórias que o próprio autor testemunhou, como a deportação de Tim dos Estados Unidos para o Brasil, acusado de portar drogas e roubar um carro.

Vale Tudo: O som e a fúria de Tim Maia
Créditos: Divulgação

Raul Seixas: Não diga que a canção está perdida — Jotabê Medeiros

Do mesmo autor da biografia de Belchior, Raul Seixas: Não diga que a canção está perdida também é um livro que procura desvendar quais fatores na trajetória de vida de Raul Seixas o levaram a se tornar um dos maiores ícones da cultura pop brasileira. 

Raul Seixas: Não diga que a canção está perdida
Créditos: Divulgação

Blues for lady day: A História De Billie Holiday — Paolo Parisi

Blues for Lady Day: A História de Billie Holiday é uma biografia diferente: em vez da narração tradicional, o autor optou por falar sobre a vida e a carreira de uma das maiores cantoras de jazz de todos os tempos através dos quadrinhos.

Deu muito certo e este é um dos livros mais bonitos da nossa lista.

Blues for Lady Day: A História de Billie Holiday
Créditos: Divulgação

Amy, Minha Filha — Mitch Winehouse

Outra artista que se foi jovem demais, a influência de Amy Winehouse na música pode ser percebida até hoje.

Em Amy, Minha Filha, o pai da cantora relembra a vida da filha, contando desde sua infância até os problemas que a levaram a sucumbir ao vício em álcool e outras drogas.

Amy, Minha Filha
Créditos: Divulgação

Janis Joplin: Sua Vida, Sua Música. A Biografia Definitiva da Mulher mais Influente da História do Rock — Holly George-Warren 

Janis Joplin: Sua Vida, Sua Música não é considerada como a biografia definitiva da artista à toa.

A escritora Holly George-Warren, uma das mais respeitadas cronistas da história da música dos Estados Unidos, mergulhou fundo nos arquivos pessoais deixados pela cantora, além de entrevistas que estavam há muito tempo esquecidas.

Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música: A Biografia Definitiva da Mulher mais Influente da História do Rock
Créditos: Divulgação

Renato Russo, O Filho da Revolução — Carlos Marcelo

Considerada como a mais completa biografia do vocalista da Legião Urbana, Renato Russo: O Filho da Revolução é fruto de um trabalho de pesquisa realizada ao longo de nove anos.

O livro traz um retrato preciso não apenas da personalidade do cantor, mas também da sua trajetória artística e sua vivência em Brasília durante os anos de ditadura militar.

Renato Russo - O filho da revolução
Créditos: Divulgação

Elis: Uma Biografia Musical — Arthur de Faria

Escrito ao longo de trinta anos, Elis: Uma Biografia Musical conta a história de uma das maiores cantoras que o Brasil já teve.

Além disso, o livro é competente em desfazer mitos da trajetória de Elis e ainda dá ao leitor uma ideia de como funcionam os bastidores da indústria fonográfica brasileira.

Elis: Uma biografia musical
Créditos: Divulgação

Verdade Tropical: Edição Comemorativa — Caetano Veloso

Mais que uma autobiografia, Verdade Tropical é um testemunho de Caetano Veloso a respeito da cena cultural brasileira na segunda metade do século XX, com foco especial no Tropicalismo.

Além disso, o livro traz o famoso capítulo, que virou documentário, Narciso Em Férias, em que o músico fala sobre sua prisão pela ditadura militar.

Verdade Tropical livro Caetano Veloso
Verdade Tropical / Créditos: Divulgação

Livros de rock para presentear

Curtiu conhecer os melhores livros de biografias de cantores? Então continue com a gente e vem conferir nossa seleção de 10 livros de rock para presentear um verdadeiro fã do estilo.

Spoiler: você vai encontrar várias dicas legais de biografias lá também. 😉

livros de rock

Leia também: