Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Os 12 melhores acústicos MTV nacionais

Listas musicais · Por Érika Freire

14 de Janeiro de 2021, às 19:00

Para quem gosta de curtir uma versão mais calma das músicas, o acústico da MTV Brasil serviu como prato cheio para deixar muitos fãs satisfeitos.

Tudo começou em 1989, quando a MTV gringa lançou a série que iria mudar a carreira de muitas bandas. Aqui no Brasil, o formato foi certeiro e teve início na década de 90 com a gravação piloto do acústico do Marcelo Nova. 

A ideia, a princípio, era fazer apenas a transmissão televisiva das gravações, porém, com a popularidade, se transformou num selo musical bastante representativo para a indústria fonográfica brasileira. 

Vamos voltar aos gloriosos tempos da antiga MTV Brasil e relembrar alguns dos melhores acústicos nacionais!

Os melhores acústicos nacionais da MTV 

Vem curtir com a gente o som gostosinho do violão. 😍

Kid Abelha

Eu perco sono e choro, sei que quase desespero, mas não sei por quê… Foi com o clássico Lágrimas e Chuva que a banda abriu o Acústico MTV Kid Abelha, gravado em 2002, no Rio de Janeiro. 

Além de apresentarem um belo apanhado geral da trajetória da banda, Paula Toller, Bruno Fortunato e George Israel fizeram uma versão de Quero Te Encontrar, de Claudinho & Buchecha.   

https://www.youtube.com/watch?v=TPk113WtHjA&ab_channel=CanalNost%C3%A1lgico

Relembre as 9 melhores músicas do Kid Abelha

Titãs

Em 1997, os roqueiros do Titãs foram convidados a sentarem nos banquinhos e criarem as versões acústicas de seus maiores sucessos. 

A banda gravou a apresentação no teatro João Caetano, no Rio de Janeiro e incluíram no repertório grandes clássicos como Comida, Bichos Escrotos, Homem Primata e Flores, que contou com a participação de Marisa Monte.   

https://www.youtube.com/watch?v=zgyU2lp2fCA&ab_channel=RodrigoBraga

Relembre as melhores músicas dos Titãs

Charlie Brown Jr. 

A banda santista Charlie Brown Jr. se adaptou muito ao formato acústico, apesar do comportamento elétrico de seus integrantes nos palcos. 

Gravado em 2003, o Acústico MTV Charlie Brown Jr. se tornou também o primeiro álbum ao vivo da banda e vendeu 250 mil cópias. Chorão cantou grandes sucessos como Zóio de Lula, O Coro Vai Comê!, Tudo Que Ela Gosta de Escutar, Quinta-Feira, entre muitas outras.

https://www.youtube.com/watch?v=OnVSsDlxAq4&ab_channel=CanalNost%C3%A1lgico

Charlie Brown Jr.: relembre os maiores sucessos do grupo

Capital Inicial 

Gravado em março de 2000, o Acústico MTV Capital Inicial colocou a banda de volta ao topo das paradas, lotando agenda de shows e estabelecendo o Capital no mainstream. 

O show contou com participações de Kiko Zambianchi, cantando Primeiros Erros e Zélia Duncan com Eu Vou Estar. Destaque para as incríveis versões de Fátima e Veraneio Vascaína, da fase do Aborto Elétrico.

https://www.youtube.com/watch?v=PqG0pCG1vzU&t=2121s&ab_channel=CanalNost%C3%A1lgico

As melhores do Capital Inicial: 11 músicas para relembrar

Marcelo D2

A mistura de rock, samba e hip hop de Marcelo D2 não desagradou na versão acústica. O músico soube conquistar o público com o swing na medida certa. 

Gravado em 2004, o Acústico MTV Marcelo D2 contou com a participação do filho do cantor, Stephan, BNegão, companheiro de Planet Hemp e will.i.am, do grupo americano Black Eyed Peas. 

À Procura da Batida Perfeita, Qual É e Vai Vendo foram algumas das canções presentes no setlist. 

https://www.youtube.com/watch?v=qQe_X4T64B8&list=PLJIpeIudJrDPnGmppeJmSzW2yqGHLIGGH&ab_channel=MarceloD2VEVO

Frases de Marcelo D2: 39 trechos para compartilhar

O Rappa

A banda O Rappa soube explorar bem todas as nuances e instrumentos do acústico e fez uma ótima apresentação cantando sucessos como Homem Amarelo, Rodo Cotidiano, Lado B Lado A, Pescador De Ilusões, entre outras.

O acústico foi gravado em 2005 no Estúdio Locall e foi eleito o 11º entre os melhores Acústicos MTV brasileiros de todos os tempos pela revista Rolling Stone Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=XzlIrM6Nvko&list=PLDUKGIAvGa4O5ZBfUnplQ0Ws7CJzXkTaU&ab_channel=Guione

O Rappa: 32 frases que vão te colocar pra pensar

Lenine 

Como o violão já faz parte do estilo de apresentação do cantor Lenine, ele ficou muito à vontade ao gravar o Acústico MTV

O disco acabou se tornando o segundo álbum ao vivo da carreira de Lenine, gravado em 2006 no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Paciência, A Medida da Paixão e Na Pressão, foram algumas das canções do repertório, além de Dois Olhos Negros, com a participação de Igor Cavalera, ex baterista do Sepultura. 

Top 10 Lenine: as melhores músicas do cantor

Legião Urbana 

O Acústico MTV Legião Urbana foi gravado em 1992 com a simplicidade de dois violões e percussão, porém, quando se trata de Renato Russo e suas letras profundas, não é preciso muito mais que isso. 

Os erros ao esquecer letras e o bom humor do vocalista deixaram o clima intimista e a plateia teve a oportunidade de ouvir Metal Contra as Nuvens, Baader-Meinhof Blues, Sereníssima, além de covers de Joni Mitchell e Neil Young

https://www.youtube.com/watch?v=8-cM5uiUsQk&ab_channel=CanalNost%C3%A1lgico

As 15 melhores músicas da Legião Urbana, clássico do rock nacional

Cássia Eller 

Cássia Eller estava no auge quando gravou, em 2001, o Acústico MTV que se tornou o álbum mais vendido da carreira da cantora, com 1 milhão de cópias. 

Cássia se destacou pela voz potente ao interpretar composições criadas por grandes nomes da música brasileira, como Nando Reis, Cazuza e Renato Russo. 

O ponto forte do acústico é a sua interpretação de Vá Morar Com o Diabo, de Riachão.

https://www.youtube.com/watch?v=VxpaVsEo23o&ab_channel=CanalNost%C3%A1lgico

Relembre as 15 melhores músicas cantadas por Cássia Eller

Engenheiros do Hawaii

A banda de Porto Alegre Engenheiros do Hawaii também foi convidada para a série de acústicos da MTV Brasil e gravou sua apresentação em 2004, abrindo a apresentação com O Papa É Pop. 

Humberto Gessinger fez um bom apanhado geral da trajetória da banda através de sucessos como Infinita Highway, Terra de Gigantes, Somos Quem Podemos Ser, Refrão de Bolero, Vida Real e muito mais. 

https://www.youtube.com/watch?v=pRfeuzs2QSY&ab_channel=CanalNost%C3%A1lgico

As 13 melhores músicas do Engenheiros do Hawaii

Os Paralamas do Sucesso 

Os Paralamas do Sucesso gravaram o seu acústico em 1999, no Rio de Janeiro, em uma apresentação super à vontade e que agradou os fãs. 

Vestidos todos de vermelho, os integrantes abriam a apresentação com Vulcão Dub e, ao contrário das demais bandas, Os Paralamas aproveitaram para tocar músicas não tão óbvias da carreira. 

Nostalgia pura! As 15 melhores músicas do Paralamas do Sucesso

Gilberto Gil 

Gilberto Gil soube aproveitar o acústico para passear por todas as fases de sua carreira. Gravado em 1993, foi um dos primeiros da MTV, com Gil abrindo a apresentação com A Novidade, feita em parceria com Herbert Vianna.

Rolou até Sítio do Pica-Pau Amarelo, além das músicas Tenho Sede, Refazenda, Domingo no Parque, entre outras. 

Top 12: as melhores músicas de Gilberto Gil

Lulu Santos 

É claro que o grande Lulu Santos não poderia ficar de fora da série de acústicos MTV, pois suas composições combinam perfeitamente com o formato. 

Made In Brazil abriu a apresentação, que seguiu com grandes hits importantes da trajetória de Lulu, como Apenas Mais Uma de Amor, Tempos Modernos, Assim Caminha e Astronauta, com a participação de Gabriel Pensador.

https://www.youtube.com/watch?v=VXmjkhvu0RQ&ab_channel=CanalNost%C3%A1lgico

Lulu Santos: as 7 melhores músicas do grande nome dos anos 80

Confira os melhores acústicos internacionais

Depois de revisitar os melhores acústicos da MTV Brasil, que tal vir com a gente conferir quais foram os acústicos MTV internacionais que mais se destacaram? Tem Nirvana, Alice In Chains, Aerosmith e muito mais! 

Acústicos MTV Internacionais

Aproveite para conferir também: