Descubra o significado de Obrigado, Mãe, de Naiara Azevedo

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

5 de Julho de 2022, às 12:00


Reconhecida em todo o Brasil, Naiara Azevedo é uma das cantoras mais aclamadas do sertanejo nacional. Essa repercussão aumentou ainda mais em 2022, depois de sua rápida participação no BBB.

No reality show, os fãs conseguiram perceber que, além de talentosa, ela é também uma pessoa incrível, que nunca se esquece de quem está ao seu redor.

Naiara Azevedo
Créditos: Divulgação

Em suas músicas, a cantora também coloca toda a sua personalidade e aborda diversos temas, desde desilusões amorosas até situações inusitadas da vida de solteira. Sem falar também daquelas letras que falam sobre o amor que ela sente por familiares e amigos.

Uma dessas músicas de Naiara Azevedo é Obrigado, Mãe, que você confere agora o seu significado. Saiba tudo o que ela quis dizer com essa mensagem emocionante para as figuras maternas que são tão importantes para a nossa trajetória de vida. Não perca! 

Significado de Obrigado, Mãe, da Naiara Azevedo

Em uma belíssima homenagem a todas as mães do Brasil, Naiara Azevedo gravou a música Obrigado, Mãe. Ela foi lançada em 2014, mas não integra nenhum álbum de estúdio da cantora.

Na ocasião, ela anunciou a novidade ao postar o clipe da música em seu perfil nas redes sociais e também ao disponibilizar a faixa nas plataformas de streaming. 

O vídeo de Obrigado, Mãe conta com cenas lindas do amor entre mãe e filhos de várias regiões do Brasil: 

Segundo Naiara, além de dedicar a canção à sua própria mãe, Iraci Azevedo, ela também a dedicou a qualquer pessoa que tenha exercido o papel materno na vida de alguém: que deu a vida, que doou o seu tempo e todo o seu ser para criar e cuidar de um outro ser e que conseguiu sentir esse amor, que é o maior do mundo. 

Na sua postagem no Facebook, a artista ainda revelou o seu desejo de ter filhos e de também ser para eles tudo o que a sua mãe foi por ela. Ao final, ainda fez uma declaração de amor: Te amo, minha mãe! E parabéns para todas as mães do mundo!

Naiara Azevedo
Créditos: Divulgação

Muita gente imagina que quem escreveu a letra de Obrigado, Mãe foi a própria Naiara Azevedo. Mas, na verdade, o seu compositor é Fernando Vinhote, que já compôs diversos sucessos de outros cantores sertanejos da atualidade

Sucesso da carreira de Naiara Azevedo

Apesar de não ser de autoria de Naiara Azevedo, a sua interpretação de Obrigado, Mãe é mega emocionante e cheia de sentimento. É por isso que a música se tornou um grande hit da carreira de Naiara Azevedo e sempre está presente nos seus shows. 

Além disso, no YouTube, o clipe já ultrapassou as 24 milhões de visualizações. Todo esse sucesso só prova que os fãs de sertanejo não gostam só de sofrência e de amores não correspondidos, não é mesmo? 😉

A mais tocada no Dia das Mães

O Dia das Mães, segundo domingo do mês de maio, é a data em que Obrigado, Mãe é mais tocada em eventos, vídeos e encontros de família dedicados a essas mulheres que são tão fundamentais para a nossa criação. 

Sem falar dos trechos da letra, já que suas frases de Dia das Mães também são enviadas ou compartilhadas nas redes sociais em legendas de fotos e textos dedicados às figuras maternas dos usuários. 

Se você nunca parou para refletir sobre a letra de Obrigado, Mãe, vale a pena pensar um pouco sobre essas pessoas tão essenciais em nossas vidas. Por isso, que tal analisarmos as suas principais estrofes? 

Significado da letra de Obrigado, Mãe, da Naiara Azevedo

Em Obrigado, Mãe, Naiara Azevedo expressa todo o seu amor e a sua dedicação à figura que exerce a maternidade na vida de qualquer pessoa. 

Mãe é aquela que adota, que chama de filho

Que pega na mão e te ensina a andar

Te deita no colo e ensina a amar

Muito obrigado, mãe

Logo nos primeiros versos, temos uma definição de mãe que vai muito além dos laços biológicos e genéticos

Ao cantar que mãe é aquela que adota, a cantora sertaneja está se direcionando também às mães adotivas e de consideração que, em muitos casos, representam a figura materna com muito mais presença e carinho do que aquela que deu à luz.

Então, mãe não é só aquela que gera a criança, mas também quem pega no colo e ensina a andar e a amar. Ou seja, aquela que acompanha a pessoa em todas as suas fases. 

Qualquer coisa que eu diga vai ser pouco demais

Só falar: Eu te amo, mãe, vai faltar algo a mais

Quero te agradecer por me deixar nascer

Sei que você passou noites mal dormidas

Muito obrigado, mãe, por ter me dado a vida

Muito obrigado, mãe, por ter me dado a vida

Quem nunca quis expressar o seu amor por sua mãe e não conseguiu traduzir em palavras a imensidão desse sentimento?

Às vezes, por mais que o texto seja lindo, ele ainda assim não é completo o suficiente para agradecer tudo o que ela fez por nós. É por isso que Naiara Azevedo canta: Eu te amo, mãe, vai faltar algo a mais.

Mãe é aquela que gera, é aquela que ama

É aquela que canta canção de ninar

E que num abraço faz o medo passar

Nesse trecho, várias atitudes típicas de uma mãe são cantadas: a música que ela canta para fazer o filho dormir e o abraço que ela dá quando ele está com algum medo. 

O mais interessante é que ele não trata só de uma criança, mas de um filho de qualquer idade, porque sempre vamos ter medos, independentemente da fase da vida em que estamos.

E, em qualquer uma delas, a figura materna continuará sendo muito importante para nos amparar e aconselhar nos momentos mais difíceis e desafiadores. 

Pode passar o tempo que for

Não vai existir nada igual

Deus foi tão perfeito quando criou

Um ser sublime, tão especial

Realmente, o amor que sentimos por nossas mães é extremamente único e nenhum outro sentimento vai conseguir ser comparado a ele.

E nenhum outro parente vai ter a importância que uma mãe tem para as nossas vidas, porque ela é sublime e especial, um ser divino e abençoado, criado por Deus. 

Não importa como ela é

E nem importa de onde vem

Não importa a cor, nem a religião

Importa é que todo mundo tem

Todo mundo tem uma mãe. Mesmo que a biológica não esteja presente no seu dia a dia, com certeza há uma pessoa que exerceu esse papel em sua vida.

Pode ser uma avó, uma tia, uma irmã, uma professora, uma cuidadora ou até mesmo um pai, um avô ou um tio… Enfim, durante o seu crescimento, você teve alguém que te ajudou e te ensinou a viver. 

Conheça a biografia completa de Naiara Azevedo

Agora que você já sabe o significado de Obrigado, Mãe, da Naiara Azevedo, e a sua importância para o Dia das Mães, chegou a hora de conhecer a história de vida de sua intérprete, que conquistou o Brasil com sua garra e sua personalidade forte. Saiba quem é Naiara Azevedo

Quem é Naiara Azevedo?

Você também pode gostar de ler:


Leia também