Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia da Taylor Swift, uma das maiores estrelas do pop

Conheça a biografia de Taylor Swift e saiba tudo sobre a carreira da Loirinha!

Biografias · Por Ana Paula Marques

27 de Novembro de 2023, às 12:00

A biografia de Taylor Swift é marcada por recordes impressionantes, um talento raro para a indústria do pop e incontáveis músicas que contam histórias emocionantes.

A cantora, compositora e atriz começou a carreira ainda na adolescência e se tornou sinônimo de sucesso no mercado fonográfico, arrastando multidões por onde passa. 

Taylor Swift
Créditos: Divulgação

Hoje, é a primeira artista feminina a chegar à marca de 100 milhões de ouvintes no Spotify, além de ser a primeira cantora a ter quatro álbuns no Top 10 simultaneamente. 

Dona de hits como All Too Well e Shake It Off, com uma discografia celebrada pela habilidade de contar histórias por meio da música, a loira coleciona fãs e críticos, e vamos te contar tudo que você precisa saber sobre ela. Vamos lá!

Taylor Swift: a biografia de uma das maiores estrelas da história do pop

A biografia de Taylor Alison Swift começa em 13 de dezembro de 1989, quando a loirinha nasceu na cidade de Reading, na Pensilvânia (EUA), filha de uma dona de casa e um consultor financeiro.

A artista mostrou interesse pela música desde cedo, começando ainda na infância a realizar apresentações em concursos de karaokê locais.

Seu talento inegável chamou a atenção da indústria musical, e aos 14 anos, ela e sua família se mudaram para Nashville, meca da música country, para seguir seu sonho.

Biografia de Taylor Swift: da ascensão ao estrelato

A ascensão da cantora ao estrelato começou em 2006, com o lançamento de seu primeiro álbum, Taylor Swift. O single Tim McGraw não apenas introduziu a cantora à cena musical, mas também estabeleceu sua reputação como uma promissora artista country.

Contudo, foi com seu segundo álbum, Fearless (2008), que ela solidificou sua posição como uma das estrelas mais brilhantes da música country e pop.

O disco tornou-se o álbum country mais premiado de todos os tempos, e canções como Love Story e You Belong With Me ultrapassaram a barreira do gênero musical e conquistaram o coração de fãs de diversos ritmos.

Figura cada vez mais frequente em premiações musicais, a cantora continuou a trilhar o sucesso com os álbuns Speak Now (2010) e Red (2012), demonstrando sua versatilidade como compositora e intérprete.

Biografia de Taylor Swift: as diferentes eras

Em meados de 2014, os fãs perceberam que a biografia de Taylor Swift deu uma forte guinada para outro ritmo musical: a cantora surpreendeu ao fazer uma transição marcante para o pop com o lançamento do álbum 1989.

O disco foi um sucesso estrondoso e consolidou sua posição como titã da indústria musical. Reputation (2017) seguiu a mesma trilha, mostrando uma Taylor cada vez mais ousada e inovadora.

Durante a pandemia de coronavírus em 2020, a artista surpreendeu o mundo mais uma vez ao explorar o gênero indie folk, com os álbuns aclamados pela crítica Folklore e Evermore.

O décimo álbum de estúdio chegou às lojas em 2022: Midnights, que rapidamente se tornou o álbum mais vendido do ano.

Leia Mais: Getaway Car: Taylor Swift traiu? Significado do hit de Reputation

Os altos e baixos da carreira 

A biografia de Taylor Swift na indústria da música é marcada não apenas por seu sucesso, mas também por uma batalha legal que a catapultou para as manchetes e destacou questões de propriedade intelectual. 

A cantora assinou um contrato de longo prazo com o selo Big Machine Records ainda na adolescência e lançou seus seis primeiros álbuns pela gravadora.

No entanto, ao se aproximar do fim do contrato, um problema iria transformar os rumos da carreira da artista.

Taylor’s Versions: Swift vs. Braun

Taylor Swift fez uma proposta à gravadora para adquirir os masters de suas músicas. Os masters são as gravações originais dos álbuns, proporcionando controle e propriedade sobre a obra de um artista. 

Contudo, a Big Machine Records, de maneira surpreendente, vendeu os direitos das músicas para o empresário Scooter Braun, agente de artistas como Ariana Grande e Justin Bieber.

Diante dessa reviravolta inesperada, a cantora decidiu tomar medidas audaciosas para recuperar o controle sobre seu catálogo musical. Ela regravou meticulosamente todos os seus seis álbuns originais, dando-lhes o título de Taylor’s Version

A briga com Kanye West e Kim Kardashian

A história de desentendimentos entre Taylor Swift, Kanye West e Kim Kardashian é uma das mais notórias disputas do showbiz

O conflito teve início no MTV Video Music Awards de 2009: enquanto Taylor aceitava o prêmio de Melhor Vídeo Feminino, Kanye interrompeu seu discurso, alegando que Beyoncé merecia o prêmio. 

Além de ter gerado um constrangimento generalizado, o incidente deixou tensões ao longo dos anos. Em 2015, parecia que a disputa havia chegado ao fim quando Taylor Swift e Kanye West sinalizaram uma suposta reconciliação. 

A trégua foi efêmera, pois Kanye lançou o álbum The Life of Pablo (2016), cuja faixa Famous continha uma polêmica linha em que ele afirmava ter feito Taylor famosa e sugeriu que os dois ainda poderiam ter relações íntimas. 

A alegação era de que o rapper havia obtido a aprovação da loira para incluir a letra na música, mas representantes de Swift contestam essa versão, garantindo que a cantora não havia sido informada sobre a parte específica da letra que a envolvia. 

Leia Mais: Anti-Hero, da Taylor Swift: confira a análise completa do hit

Taylor Swift: colecionadora de recordes

Taylor Swift é uma verdadeira recordista na indústria da música, acumulando feitos impressionantes ao longo de sua carreira. 

Ela é a primeira artista em mais de seis décadas a ter quatro álbuns simultaneamente entre os dez mais vendidos: a lista inclui Midnights, Lover, Folklore e Speak Now.

A cantora também é a artista que passou mais semanas consecutivas na lista Hot 100 da Billboard, totalizando 467 semanas (quase 9 anos!) seguidos no topo. 

A atual turnê, The Eras Tour, se destaca como outro possível recorde, com estimativas indicando que ela pode ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão em arrecadação, firmando-se como uma das mais lucrativas da história.

Taylor Swift também reina como a maior vencedora na categoria Álbum do Ano no Grammy, com cinco indicações e três vitórias.

A loira é, ainda, considerada a rainha do streaming — em especial no Spotify, onde detém as quatro maiores estreias de álbuns femininos. Midnights lidera a lista, com impressionantes 185 milhões de streams!

Os namoros de Taylor que deram o que falar

A vida amorosa de Taylor Swift é tão notável quanto seu sucesso musical. A cantora, conhecida por suas letras detalhadas e pessoais, muitas vezes compartilha os altos e baixos de seus relacionamentos por meio de suas canções. 

Ao longo dos anos, a loira teve uma série de romances amplamente divulgados com alguns dos nomes mais famosos de Hollywood e da indústria musical. 

Entre seus relacionamentos mais notórios estão os atores Taylor Lautner, Tom Hiddleston, Jake Gyllenhaal e Joe Alwyn, além dos músicos Joe Jonas, John Mayer, Harry Styles e Calvin Harris.

Taylor Swift e o namorado Travis Kelce
Taylor Swift e o namorado Travis Kelce / Créditos: Divulgação

Atualmente, a cantora está namorando Travis Kelce, um astro do futebol americano, uma das estrelas do time Kansas City Chiefs.

Biografia da Taylor Swift: conheça outros artistas recordistas

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre a biografia de Taylor Swift, aproveite para conferir o material que preparamos sobre os artistas mais premiados da história.

Você vai descobrir quais estrelas dividem a alcunha de colecionadores de recordes com Taylor Swift, incluindo gigantes como Beyoncé, Lady Gaga, Michael Jackson e Madonna.

Artistas mais premiados da história

Conteúdo Relacionado: