Pular para o conteúdo

Aprender inglês rápido: 9 dicas preciosas (e um bônus)

Descubra alguns métodos práticos que auxiliam a melhorar o seu inglês.

Inglês · Por Felipe Oliveira

29 de dezembro de 2022, às 09:00

É normal ficar ansioso para aprender inglês rápido e querer descobrir uma fórmula mágica que acelere a aquisição da língua. Porém, não existe nenhuma técnica milagrosa que vai te fazer aprender da noite pro dia.

Mas existem estratégias que podem intensificar o seu aprendizado e te ajudar a estudar inglês sozinho, mesmo que você esteja fazendo um curso.

Por isso, vamos te mostrar algumas dicas para aprender inglês rápido e melhorar a sua fluência no idioma. Let’s go!

Comece pelo básico

De nada adianta você querer aprender estruturas complexas se ainda não dominou as mais simples. Isso só vai fazer com que você perca mais tempo tendo que voltar constantemente aos conteúdos básicos, pois eles são necessários para entender os mais complexos.

Não se afobe e não pule etapas! Não existe um atalho para aprender inglês rápido, então se dedique e entenda que tudo faz parte do processo, até as coisas que parecem mais simples.

Aumente o seu contato com a língua

A lógica é simples: se você quer aprender inglês rápido, ele precisa fazer parte do seu dia a dia. E se você pensa que isso é muito difícil ou complicado, está completamente enganado! Existem diversas formas de fazer isso de maneira simples e descomplicada. Vamos conferir algumas?

Veja filmes e séries em inglês

Essa é uma ótima forma de se acostumar com a pronúncia das palavras e treinar a sua audição em inglês. Aposte nos filmes e séries legendados e, conforme for melhorando, troque as legendas para o inglês ou até mesmo as retire de vez!

Ouça podcasts em inglês

Os podcasts já fazem parte da rotina de muita gente. Aliá-los ao estudo do idioma é uma ótima forma de aumentar o seu contato com a língua, pois você pode fazer outras coisas enquanto escuta um podcast em inglês, como limpar a casa, caminhar ou ir ao trabalho, por exemplo.

Leia notícias em inglês

Se você é daquelas pessoas que preferem ler ao ouvir conteúdos, ler notícias em inglês também é uma ótima forma de melhorar a proficiência no idioma. Além de poder escolher seus tópicos favoritos, você também pode encontrar sites com um estilo de escrita mais apropriado para o seu nível.

Troque o idioma dos seus dispositivos eletrônicos

Altere as configurações do seu celular e da sua televisão, por exemplo, e os coloque em inglês. Assim, você sempre estará em contato com a língua. Além disso, por estar acostumado com os recursos dos aparelhos, você já vai estar familiarizado com as suas funções e não vai precisar traduzir tudo, pois vai entender a palavra pelo contexto.

Se você já estiver um pouco mais avançado e desinibido, pode ainda usar a Alexa para falar em inglês. Que tal? Converse com ela em outra língua, com certeza será bastante produtivo!

Use toda oportunidade que tiver para aprender

Essa dica está muito relacionada com a anterior. Ou seja, além de aumentar o seu contato com a língua, você não pode desperdiçar chances. Observe sua rotina e veja onde você pode encaixar momentos de aprendizagem.

Usar aplicativos para aprender inglês no seu tempo livre pode ser uma boa alternativa, mas não é só isso. Você também pode ouvir músicas em inglês enquanto acompanha a tradução ou canta junto, ou até mesmo ler livros e jogar games no idioma. Pense nas oportunidades que sua própria rotina e estilo de vida oferecem e se jogue!

Saiba qual é o seu objetivo

Definir bem quais são os seus objetivos ao estudar inglês pode te ajudar muito no seu planejamento e na observação de resultados.

Se você deseja aprender inglês para trabalhar e estudar, por exemplo, foque no inglês instrumental. Se o seu objetivo for outro, como fazer um teste de proficiência ou viajar, você deve entender o que você precisa para alcançá-los. Além disso, é importante entender quais são seus pontos fracos e fortes para trabalhá-los também.

Perca a vergonha de falar inglês (e de errar!)

Ter vergonha de falar inglês e medo de errar são alguns dos principais problemas enfrentados por estudantes da língua. Entender que errar faz parte de qualquer processo de aprendizagem é o primeiro passo para ajudar a te destravar.

Além disso, saber que falar bem é resultado de bastante prática também pode te ajudar. Afinal, você não vai melhorar se não praticar e não há melhor forma de praticar do que falando, não é mesmo? Seja em aulas particulares ou em grupo, encontrar momentos para praticar sua fala é fundamental para o seu progresso.

Encontrar pessoas fluentes para conversar é uma ótima alternativa, e você pode fazer isso presencialmente ou online. Praticar sozinho (ou até mesmo com a Alexa, como falamos anteriormente) também pode te ajudar a perder a vergonha.

Aprenda com os seus erros

Ninguém gosta de errar, mas todo mundo comete erros, sem exceção. Aproveitar esses momentos para aprender com eles é fundamental para o seu progresso.

Entender o erro e praticar bastante para que eles sejam diminuídos fará você ter mais consciência da língua e das suas dificuldades com ela.

Pratique o que aprendeu

De nada adianta aprender e não praticar, não é mesmo? Encontre formas de sempre praticar o que aprendeu e melhorar ainda mais. Você pode escrever um texto resumindo o seu dia e estabelecendo seus planos para o dia seguinte, por exemplo.

Se quiser ter uma dimensão maior e mais concreta do seu progresso, realize testes para descobrir o seu nível de proficiência. Assim, você vai descobrir os seus pontos fortes e fracos através de métodos consolidados, e poderá orientar melhor os seus estudos dali em diante.

Ensine o que aprendeu

Se você gosta de ajudar outras pessoas, pratique ensinar a alguém que também esteja focado em aprender inglês rápido. Assim, vocês podem escolher tópicos para ensinar uns aos outros.

Nesse processo, você vai conseguir fixar melhor os conteúdos para ensiná-los, além de entender melhor sobre o funcionamento da língua e antecipar problemas de aprendizagem.

Faça um intercâmbio

Uma maneira bem interessante, e que engloba todas as dicas anteriores de uma só vez é a realização de um intercâmbio linguístico. Você estará totalmente imerso no idioma, com vários estímulos disponíveis para acelerar o seu aprendizado.

Certamente essa não é uma opção disponível para todos, mas caso você tenha essa possibilidade, não a desperdice! Você conseguirá ver os resultados já em pouco tempo e irá se surpreender com o seu progresso.

Aprenda inglês com o Letras Academy

Para você que conferiu todas as nossas dicas, temos ainda uma recomendação especial! Ensinar inglês com música é a nossa paixão, e existem benefícios cientificamente comprovados sobre a sua eficiência.

Por isso, confira alguns motivos para aprender inglês com música e se prepare para soltar a voz!

como aprender inglês com música

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts