Pular para o conteúdo

Como aprender a falar inglês? Veja algumas dicas de speaking

Venha conhecer dicas valiosas para destravar seu speaking!

Inglês · Por Fernando Vinícius

2 de janeiro de 2023, às 09:00

É muito comum conseguir entender, ler e até escrever em inglês, mas na hora de falar dar aquela travada. Quem nunca, né? Todos passamos por essa fase em nosso aprendizado, e tá tudo bem! Muitas vezes é difícil nos expressarmos até em português, imagina em outro idioma! Por isso, vamos dar dicas de como aprender a falar inglês.

A boa notícia é que a maioria das atividades dessas  dicas  podem ser feitas gastando pouco. Algumas podem inclusive serem direcionadas para temas específicos, usando o método do inglês instrumental! So, let’s learn how to speak?

Cante músicas

Aprender a falar inglês com música tem resultados muito positivos e comprovados cientificamente. A gente sabe como uma música torna qualquer assunto mais fácil de lembrar, não é mesmo? Elas também tornam  aprender inglês sozinho mais leve!

Por isso, cantar músicas em inglês nos ajuda com nosso speaking. Conseguimos ouvir a pronúncia das palavras e praticar, além de perceber o ritmo da fala e como o vocabulário é usado. E um bônus: com tantos artistas pelo mundo, também podemos conhecer  diferentes sotaques e variações da língua inglesa!

Então prepare aquela playlist com seus artistas do coração, ouça e cante com eles. E claro, sempre que quiser, venha acompanhar as músicas e as traduções aqui com a gente, no Letras!

Leia textos em voz alta

Quando lemos um texto, podemos achar que entendemos completamente a pronúncia das palavras. Mas é só quando vamos falar que sentimos mesmo onde estão as dificuldades. Por isso, é muito importante praticar leitura em voz alta. Pode ser de textos que você gosta, de poemas, letras de música, até propagandas marcantes.

Com isso, outra dica valiosa é se gravar falando! Assim você pode perceber os pontos para melhorar que, sem a gravação, passariam batido. A leitura em voz alta também pode te ajudar a trabalhar sua pronúncia e a fluidez da sua fala.

Mas é bom lembrar que, para isso, é necessário ter autocrítica e atenção quando for ouvir suas gravações!

Assista filmes e séries (sem legenda)

Outra dica muito valiosa de como aprender a falar inglês é: se expor a materiais autênticos! Mas o que é isso? Materiais autênticos são produções feitas por falantes fluentes do idioma.

No caso do inglês, podemos praticar ouvindo e repetindo diálogos de séries e filmes! Esse método é muito bom porque nos coloca em contato com muitos níveis de uso do idioma, em situações e contextos variados. Assim, além de praticar nosso speaking, aprendemos quando usar determinados vocabulários.

Acompanhe redes de notícias

A variedade de temas e vocabulários dos veículos de notícias também nos ajudam muito com o speaking. Acompanhando jornais, revistas e outros portais de notícias, aumentamos bastante nosso repertório para quando for a nossa vez de falar inglês. 

Além disso, passamos a ter mais contato com as estruturas possíveis da língua inglesa, evitando construções fora da gramática do idioma e treinando, muitas vezes, uma comunicação mais formal e séria.

Estude com amigos

O estudo com amigos tem sempre resultados muito bons. Se estamos praticando speaking sozinhos, é difícil conseguir avaliar bem nossa pronúncia e fluidez. Mas, se estamos praticando com um amigo, ele pode perceber pontos a melhorar na nossa fala que ainda não tínhamos percebido!

Além disso, um amigo pode sugerir assuntos novos, e assim praticamos a pronúncia de palavras e expressões que talvez não tenhamos visto antes. Então aproveita, chama aquele amigo que tá a fim de aprender inglês e bora praticar!

Converse com estrangeiros na internet

Com a internet, surgiram muitos apps e plataformas que unem pessoas de todos os cantos do mundo. Seja através de sites voltados para o treino da língua ou em redes sociais, falar com estrangeiros é uma ótima prática  para quem quer aprender a falar inglês.

Falar com estrangeiros é uma situação viva de contato direto com a produção em inglês, o que pode nos ensinar muito sobre como a língua funciona e outras variações que ela sofre.

Pense em inglês

Um processo importante para o speaking é conseguir pensar direto em inglês, sem fazer traduções mentais que atrasam nossa fala e podem nos confundir. Então, apesar de soar estranho, criar o hábito de pensar em inglês é bastante produtivo.

Caso você trave em algum momento, não se preocupe. Você pode pesquisar um modo de dizer o que você pretende. Dessa forma, o hábito de pensar em inglês vai fazer com que você adquira cada vez mais repertório no idioma, de um jeito mais natural.

So let’s think about it?

Pratique trava-línguas

Outro jeito interessante de como aprender a falar inglês é com os trava-línguas, que forçam a gente a repetir sons parecidos em uma frase curta. Assim, ficamos mais atentos à articulação necessária para as pronúncias do idioma e conseguimos falar com mais fluidez

Vamos ver alguns trava-línguas do inglês:

She sells seashells by the seashore.Ela vende conchas do mar no litoral.
I saw a kitten eating chicken in the kitchen.Eu vi um gatinho comendo frango na cozinha.
I wish to wash my Irish wristwatch.Eu desejo lavar meu relógio de pulso irlandês.

Não se preocupe com o sotaque no início

Ao começarmos a exercitar nosso speaking, o sotaque é uma coisa que pode nos “frear” muitas vezes, não é? Ficamos tímidos quando escapa uma pronúncia distante da pronúncia de nativos do inglês.

Mas o seu sotaque é um traço natural da sua fala, da cultura onde você nasceu! Por isso, não se sinta envergonhado por ele. Lembre-se que, antes, o objetivo é desenvolver nosso speaking, para conseguirmos nos comunicar! Depois disso, com um domínio maior do idioma, podemos trabalhar nosso sotaque.

Não tenha medo de errar

Essa dica pode parecer boba ou óbvia. Mas o que nos trava em muitos momentos, em nossa aprendizagem, é o medo de errar. É fundamental ter o erro como um aliado, porque, ao reconhecermos um erro, podemos superá-lo! Esse é o princípio da prática e com o speaking não é diferente.

Então, não tenha medo. Se exponha, converse em inglês, pratique e, assim, você vai evoluir mais a cada dia!

A música pode nos levar longe no inglês!

Entre as várias formas de como aprender a falar inglês, vimos que cantar é um método muito divertido e útil — além de ser nossa forma preferida de estudar idiomas por aqui!

Mas você sabia que existem outros motivos para aprender inglês com música? Nós te mostramos quais são eles, para você continuar ouvindo muita música e aprendendo com elas cada vez mais. C’mon!

como aprender inglês com música