Pular para o conteúdo

Como aprender coreano com música: confira dicas para começar agora

Coreano · Por Virginia Lazzari

27 de agosto de 2022, às 09:00

A jornada de aprendizado de um novo idioma não precisa ser complicada, principalmente se você unir os estudos com algo que gosta. Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo para mostrar como aprender coreano com música.

Já indicamos por aqui algumas músicas para aprender coreano, mas agora vamos te ensinar a usá-las para melhorar as habilidades enquanto estuda. Bora lá?

Como aprender coreano com música?

Idiomas e música tem muito mais em comum do que imaginamos! Você já reparou que as línguas também tem ritmo, pausas, tons, melodia e até mesmo volume? Da mesma forma que conseguimos diferenciar músicas através desses elementos, o mesmo vale para idiomas!

Apesar de existirem vários estilos diferentes de aprendizagem, quando estudamos uma língua nova, existem algumas habilidades específicas que precisamos desenvolver para que a gente consiga evoluir! São elas:

  • compreensão oral: a habilidade de entender o que é dito quando ouvimos alguém falando o idioma.
  • escrita: a habilidade para produzir textos no idioma alvo.
  • leitura: a habilidade de compreender textos escritos no idioma.
  • produção oral: a habilidade de conseguir se comunicar oralmente no idioma.

Vamos ver como aprender coreano com música pode te ajudar com cada uma dessas habilidades?

Compreensão oral

A compreensão oral é a capacidade de perceber e entender os sons que formam as palavras de uma língua e tirar algum sentido desse conjunto de sons. E a música é uma das melhores ferramentas para que possamos desenvolver essa compreensão não somente no coreano como em qualquer outro idioma!

Por serem repetitivas e reproduzirem os sons com os quais ainda não nos acostumamos, a música é uma ótima ferramenta para ensinar os sons de uma língua ao nosso cérebro. Um bom jeito de começar a usar a música para o estudo de compreensão oral é selecionar uma música adequada para o seu nível.

Por exemplo, se você é iniciante, não vai querer começar logo com as músicas do ZICO, dê preferência a músicas com um ritmo mais lento e nas quais as palavras são pronunciadas mais claramente, como as músicas da banda 9 and the Numbers.

Depois de escolher uma música adequada pro seu nível, não tente entendê-la toda de uma vez. Foque em um trecho de cada vez, tentando anotar as palavras que você ouviu ali. Se você não entender alguma coisa, não tem problema: deixe o espaço em branco e continue anotando.

Ao final do exercício, compare o que você anotou com a letra da música em hangul, e escute o trecho mais uma vez, lendo a letra junto. Isso vai te ajudar a associar os sons de cada palavra à forma como elas são escritas!

Nesse momento de estudar compreensão oral, não se preocupe tanto em buscar o significado das palavras, foque em entender cada som que é pronunciado, estude uma coisa de cada vez.

Lembre-se de que, no coreano, por conta da existência de 받침 (/batchim/), muitas vezes conseguimos distinguir os sons, mas não acertamos como se escreve. Um exemplo disso são as palavras 같이 (/gati/) e 가치 (/gatchi/), que tem exatamente a mesma pronúncia, mas são escritas de maneira diferente.

Portanto, nesse exercício de anotar as palavras, o mais importante não é acertar a grafia, mas sim os sons!

Se a música que você escolheu para estudar usou “같이”, mas você escreveu “가치”, não considere isso como um erro! Afinal de contas, você conseguiu compreender perfeitamente os sons que compõem ambas as palavras (visto que a pronúncia delas é a mesma).

Leitura

Parece que não, mas a música também é ótima para que possamos estudar nossa habilidade de leitura! A principal função de uma letra de música é transmitir sentimentos, ideias ou sensações através de seus versos e estrofes.

Precisamos, é claro, prestar atenção em alguns pontos antes de partir para o estudo de leitura usando música:

  • As letras de músicas muitas vezes buscam refletir a linguagem oral, preste atenção nisso!
  • Muitas letras utilizam o que chamamos de “licença poética”, que é basicamente quando escrevemos algo que foge às regras da gramática normativa.

Com isso em mente, podemos partir para o estudo! O primeiro passo é selecionar a música: aqui, suas melhores amigas serão as músicas de trilhas sonoras de novelas coreanas!

Isso porque essas músicas normalmente contam uma história, e fica mais fácil deduzir e tentar entender essa história quando conhecemos. E como podemos aplicar isso ao estudo? 🤔

É mais simples do que parece: comece lendo a letra e destacando as palavras e estruturas gramaticais que são novas pra você. A princípio, busque entender essas estruturas gramaticais e procure algumas das palavras no dicionário.

Note que dissemos “algumas”, e não “todas”! Isso porque um ótimo jeito de treinar a leitura é tentar deduzir o significado de algumas palavras baseando-se no contexto.

E é exatamente aqui que as letras que contam histórias vão nos ajudar: se você entende bem o contexto daquela letra e a história que ela está contando, muitas vezes conseguimos deduzir o significado de uma palavra sem precisar buscá-la no dicionário.

Um ótimo exemplo disso é a música 시작 (Start Over), do cantor GAHO. Ela é o tema do Park Saeroyi, protagonista de Itaewon Class, e nos conta uma história de superação do passado a fim de construir um novo começo.

A música também fala sobre confiar em si mesmo para realizar os próprios sonhos, e viver da forma que queremos. Se você assistiu o drama Itaewon Class, deve ter percebido que a letra da música tem tudo a ver com a história do Park Saeroyi!

Escrita

A partir do estudo de leitura, você pode partir para o estudo da habilidade de escrita. Isso porque fica mais fácil memorizar vocabulários e estruturas gramaticais quando usamos esses vocabulários e estruturas em frases. Mais uma vez, as músicas que contam histórias são as nossas maiores aliadas!

Vamos te dar algumas dicas de como estudar a habilidade de escrita usando a música 일어나 (Stand Up), da cantora J-Min.

Essa música foi um dos principais temas do drama “To the beautiful you”. Esse drama conta a história de Goo Jaehee, uma menina que decide se disfarçar de garoto para estudar no mesmo colégio que seu atleta favorito, Kang TaeJoon, depois que ele sofre uma lesão e decide desistir do atletismo.

Jaehee está disposta a motivá-lo a não desistir de seus sonhos, prometendo que ficará ao seu lado não importa o que aconteça. A música Stand up vai contar essa mesma narrativa de um jeito mais poético, como se fosse a própria Jaehee falando com o Taejoon.

E vamos a dica de ouro: agora que você sabe todo o contexto da música e a história que ela está contando, tente parafrasear os versos, ou seja, reescreva-os com as suas próprias palavras, em formato de texto.

Você pode ainda tentar escrever um breve parágrafo contando a história da música, ou quais sentimentos ela busca transmitir. Outro jeito de usar uma letra de música para treinar a escrita é tentar escrever sobre como a música fez você se sentir, ou que memórias ela despertou em você.

As músicas do grupo Red Velvet são ótimas para aprender coreano porque costumam contar várias histórias, e você pode aproveitar para aplicar todas as dicas que aprendeu.

Produção oral

Como você viu no bloco sobre “compreensão oral”, ouvir uma música com atenção nos ajuda a aprender e distinguir os sons da língua em que a música é cantada, e saber distinguir os sons é essencial quando queremos falar naquele idioma!

O melhor jeito de aprender coreano com música é selecionar trechos que você já conhece bem, tanto a pronúncia quanto o significado, e se gravar lendo ou até cantando esses versos.

Com o ouvido já treinado para identificar os sons da língua, a gravação vai te ajudar a perceber com mais facilidade onde sua pronúncia não está tão legal quanto poderia. Além disso, você pode guardar essas gravações como forma de registrar o progresso nos estudos.

Como escolher a música para aprender coreano

Como foi citado, a escolha da música certa para o seu nível é super importante para que o estudo seja produtivo. Por isso, vamos te recomendar quais gêneros musicais coreanos são mais adequados para cada nível!

Iniciantes

O ideal para iniciantes é escolher músicas mais lentas e pronunciadas de forma mais clara. Também é bom pensar em músicas com um vocabulário mais simples, e que use menos trocadilhos.

O indie coreano e o R&B são ótimos pra quem está começando porque eles juntam todas essas características! Em geral, os versos das músicas são frases de construção simples, pois ambos os gêneros tem um foco maior na melodia do que nas letras, então elas acabam sendo mais fáceis de entender.

Veja a música Someone, da cantora Kim Sawol como exemplo:

Separamos uma lista de alguns artistas de k-indie e R&B pra você aprender coreano com música:

  • Kim Sawol
  • Nine and the numbers
  • Bye Bye Badman
  • We are the night
  • Ashmute

Intermediário

Para o nível intermediário, você pode começar a se aventurar com músicas que tenham um pouco de rap e sejam mais rápidas, mas ainda tenham um vocabulário mais simples de entender!

Recomendamos o próprio k-pop e o k-rock! Isso porque ambos os gêneros contam com batidas mais rápidas, mas as músicas em geral tem um momento de respiro, no qual os artistas cantam mais devagar ou cantam uma estrofe mais fácil de entender.

Veja a música Love Toxic, do Royal Pirates por exemplo:

A batida é mais rápida do que k-indie e R&B, mas ainda sim podemos ouvir trechos um pouco mais lentos, e o vocabulário transita entre básico e intermediário!

Algumas recomendações de artistas de k-rock (já que de k-pop você provavelmente já conhece vários!):

  • Lunafly
  • CNBLUE
  • NOVADOX
  • Phonebooth
  • XIE

Avançado

Você já deve estar imaginando o que vamos recomendar aqui, né? K-hip-hop e músicas cujas partes com rap são predominantes. Isso porque letras de rap costumam ter vários trocadilhos que não são fáceis de entender para quem não está em um nível mais avançado

Além disso, as músicas de k-hip-hop costumam ter uma batida mais rápida, o que traz um desafio extra para quem já tem conhecimento o suficiente para encarar esse desafio!

Aqui vão algumas recomendações:

  • Zico
  • Jessi
  • Epik High
  • Dok2
  • Tablo

Uma infinidade de músicas pra você aprender!

A maior vantagem de todas quando falamos de aprender coreano com música é que não há limites! Sempre haverá músicas novas de qualquer gênero que seja, e podemos descobrir novos artistas graças a isso!

Gostou das dicas que mostramos aqui? Então não perca a oportunidade de aprender coreano com o BTS!

Aprenda coreano com o BTS

Pratique seu coreano com música

Inscreva-se para receber conteúdos para treinar o idioma com letras e traduções.

Leia Também

Ver mais posts