Pular para o conteúdo

Aprenda a dizer filme em espanhol e conheça 8 indicações para assistir

Aumente o seu vocabulário assistindo a esses filmes em espanhol.

Espanhol · Por Bianca Carvalho

20 de dezembro de 2022, às 09:00

Aprender um idioma não precisa ser uma tarefa chata, e com séries e filmes tudo fica mais legal. Com esses recursos, você pode melhorar sua audição e pronúncia, ampliar vocabulário e conhecer diferentes sotaques. Por isso, vamos ensinar como dizer filme em espanhol.

Então, se você quer algumas indicações de bons filmes para aprender espanhol e praticar o idioma, bora que esse post certamente é para você!

Filme em espanhol

Antes de mais nada, você sabe como se fala filme em espanhol? 

A palavra mais usada é um falso cognato, ou seja, parece uma coisa, mas significa outra. Filme em espanhol é película e para falar sobre a película do celular, você pode dizer protector de pantalla.

No dia a dia é bem comum que os hispanohablantes usem uma abreviação da palavra película e digam apenas peli!

Si vamos a Madrid, quiero salir a ver una peli de Almodóvar. ¿Tú qué opinas?Se vamos a Madri, quero sair para assistir um filme do Almodóvar. O que você acha?

Um detalhe é que, em espanhol, não usamos a palavra asistir para falar da ação de ver um filme – ou qualquer coisa relacionada à televisão. Isso porque essa palavra serve para indicar a presença de alguém em um lugar ou a ajuda que alguém dá. 

Nesse sentido, você pode falar que vai ver alguma coisa, ok?

¿Vamos a ver una peli el próximo sábado?Vamos ver um filme no próximo sábado?
Lo siento, no puedo. Voy a asistir al partido de mi equipo en otra ciudad. ¿Quedamos el domingo?Desculpa, não posso. Vou ao estádio ver o jogo do meu time em outra cidade. Podemos marcar no domingo?

Existem, ainda, as palavras film e filme, e também peliculón, que a depender do contexto pode significar tanto um filme muito bom como um filme longo e chato.

Gêneros cinematográficos em espanhol

Se você ainda não sabe qual é o nome do seu gênero cinematográfico favorito em espanhol, a hora para aprender é ahora! Veja a lista com os principais gêneros e seus nomes na língua espanhola:

Gêneros de filmes em espanholTradução em português
ComediaComédia
AcciónAção
SuspensoSuspense
DramaDrama
Ciencia ficciónFicção científica
RomanceRomance
Comedia románticaComédia romântica
DocumentalDocumental
BiopicFilme biográfico
FantasíaFantasia
BélicoBélico / de guerras
AnimaciónAnimação
MusicalMusical
Película del oeste Faroeste
AventuraAventura
TerrorTerror
PolicíacoPolicial

Filmes para aprender espanhol

Sabia que aprender espanhol com filmes pode ser um recurso de grande valia na sua jornada de estudos? 

Isso porque te permite o contato com o idioma de uma maneira mais fluida e completa, e pode te ajudar, por exemplo, a melhorar sua pronúncia, já que você pode ouvir diferentes sotaques e praticar com a técnica de repetição, conhecida como shadowing – ou sombreado, em espanhol.

Além disso, através dos filmes você consegue expandir seu vocabulário e conhecer expressões idiomáticas presentes no dia a dia dos falantes de espanhol, que podem tornar sua fala cada vez mais natural!

Esses são apenas alguns dos benefícios de usar um filme em espanhol para praticar o idioma. E, para você colocar a mão na massa – ou os olhos na tela 😅 –, confira, a seguir, algumas indicações de obras para você colocar na sua lista:

El secreto de sus ojos

Argentina • Amazon Prime Video / Star + • 16 anos.

O primeiro filme de nossa lista é El secreto de sus ojosO segredo dos seus olhos, no Brasil –, lançado em 2009 em uma produção argentina de drama e suspenso.

Baseado em um livro, o longa conta a história de Benjamín Espósito, um ex-agente judicial que decide escrever um livro a respeito de um assassinato ocorrido muitos anos antes do qual Espósito havia participado da investigação à época e que ainda não havia sido solucionado.

El secreto de sus ojos
Créditos: Divulgação (Amazon Prime Video)

Se você quer ampliar seu vocabulário e aprender a falar sobre crimes e investigações em espanhol, esse filme certamente é para você!

Uma curiosidade sobre El secreto de sus ojos é que a obra ganhou uma adaptação hollywoodiana em 2015! Além disso, também ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010.

Toc Toc

Espanha • Netflix • 14 anos.

Toc Toc é una película de comedia lançado em 2017 na Espanha, e conta a história de vários pacientes com transtorno obsessivo compulsivo, isto é, TOC, que estão na sala de espera de um psiquiatra.

Devido ao atraso do médico, os pacientes acabam tendo que lidar com as manias estranhas uns dos outros.

toc toc netflix
Créditos: Divulgação (Netflix)

Esse filme, cujo ar é bastante leve e bem-humorado, pode te ajudar a conhecer melhor como falar sobre algumas manias em espanhol e do entorno médico.

Contratiempo

Espanha • Netflix • 14 anos.

Contratiempo – Um Contratempo, em português – é una película de crimen y suspense lançada em 2017 ambientado na cidade de Barcelona, na Espanha.

No longa, um jovem empresário – protagonizado pelo conhecido ator Mario Casas – acorda em um quarto de hotel ao lado do corpo de sua amante. Para se livrar de uma acusação de assassinato, ele se reúne com uma advogada de prestígio para descobrir o que aconteceu.

Contratiempo
Créditos: Dilvugação (Netflix)

Esse filme pode ser ótimo para aprender e repassar os tempos no passado em espanhol, já que o protagonista narra acontecimentos passados para a sua advogada durante a investigação!

Anónima

México • Netflix • 12 anos.

Anónima – em português, Com amor, Anônima – é una película mexicana de comedia romantica produzido pela Netflix e lançado em 2021.

O longa conta a história de dois estudantes do ensino médio que, por conta de uma mensagem enviada para o contato errado, começam uma amizade virtual, sem saber quem são de verdade – daí o nome Anónima. Inclusive, os dois não vão muito com a cara um do outro no colégio, mas são melhores amigos via chat.

Anónima
Créditos: Divulgação (Netflix)

Se você está começando agora no espanhol, essa peli pode te ajudar a conhecer vocabulário relacionado a amizades, escola e amor. Além disso, você também vai poder aprender algumas gírias usadas pelos jovens na internet

Inclusive, Anónima conta com uma playlist bem fofinha que você também pode aproveitar para ouvir!

Volver

Espanha • Netflix / Amazon Prime Video • 12 anos.

Volver é um filme espanhol lançado em 2006 dirigido pelo aclamado diretor de cinema Pedro Almodóvar – um dos nomes mais famosos do mundo hispanohablante.

Volver
Créditos: Divulgação (Netflix)

O filme, un melodrama con pizca (com pitada) de comedia, conta a história de Raimunda, protagonizada por uma das atrizes espanholas de maior renome, Penélope Cruz, e sua irmã Sole, que voltam à casa da família após um incêndio vitimar seus pais. Importantes para a trama também são a filha de Raimunda e sua tia.

Essa obra, que relata a história de várias mulheres da família, é perfeita para aprender vocabulário sobre família em espanhol.

Medianeras

Argentina • Apple tv • 12 anos.

O filme Medianeras – ou, no Brasil, Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual –, foi filmado na Argentina e na Espanha e seu elenco conta com atores de ambos países, o que pode ser uma boa pedida para você conhecer mais sobre as variedades espanhola e argentina!

O filme retrata a história de uma solidão urbana, contando a história de Martin, um web designer solitário que passa a maior parte do tempo em seu apartamento, e Mariana, uma vitrinista que terminou um relacionamento há pouco tempo.

Medianeras
Créditos: Divulgação (Apple Tv)

Apesar de serem vizinhos, seus caminhos não se cruzam fisicamente, e eles acabam se conhecendo através da internet. 

Como esse filme retrata a arquitetura e a solidão da bela Buenos Aires, pode te ajudar a entender melhor alguns aspectos da cidade e do mundo virtual em espanhol.

Machuca

Chile • Netflix • 12 anos.

Machuca é um filme chileno lançado no ano de 2005 e conta a história de dois jovens que pertencem a realidades sociais completamente diferentes, mas que formam uma forte amizade apesar de tudo.

Juntos, Gonzalo e Machuca enfrentam diversos desafios na cidade de Santiago de Chile, que passa por um período político turbulento em 1973.

Machuca
Créditos: Divulgação (Netflix)

Se você quer aprimorar seus conhecimentos sobre a história do Chile e ver em prática aspectos como amizade, família e sociedade em espanhol, vale a pena dar play nessa história!

Diarios de Motocicleta

Vários países • Youtube • 12 anos.

Diarios de Motocicleta é um filme produzido por diversos países, dentre eles Argentina, Alemanha, Brasil, Chile e Estados Unidos, e lançado no ano de 2004.

Ambientado em vários lugares da América Latina, o longa conta a história de Ernesto Che Guevara, um estudante do último período de medicina, e seu amigo de longa data, Alberto Granado. Juntos, os amigos deixam a cidade de Buenos Aires para viajar pelo continente.

Durante a viagem, os dois se deparam com a realidade dura e precária de muitos lugares pelos quais passam, tendo que lidar com a miséria e a doença em muitos povos.

Diarios de Motocicleta
Créditos: Divulgação (YouTube)

Ao assistir Diarios de Motocicleta, você poderá conferir a viagem dos amigos em uma moto e terá a oportunidade de entender mais sobre lugares, viagens, doenças, lutas e vivências em espanhol. 

Também é uma ótima chance de conhecer mais detalhes sobre povos e culturas de vários lugares que falam espanhol!

Outros recursos para aprender espanhol

Se você gosta da ideia de aprender espanhol com filmes, saiba que existem outros recursos valiosíssimos que podem te ajudar a avançar em seus estudos no idioma!

Você pode aproveitar músicas, podcasts, séries e notícias para praticar o idioma, mas se você é fã de leitura, não deixe de conferir estes 9 livros em espanhol para aprender enquanto conhece novas histórias!

livros em espanhol

Aprenda espanhol com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts