Pular para o conteúdo

Os melhores quadrinhos em espanhol para praticar o idioma

Conheça os quadrinhos em espanhol mais famosos, que vão te ajudar a aprender o idioma.

Espanhol · Por Bianca Carvalho

31 de janeiro de 2024, às 09:10

As histórias em quadrinhos têm cheirinho de infância, né? Muitas vezes, elas são nosso primeiro contato com a leitura, desempenhando um papel super importante em nossa vida e estimulando nosso amor pelos livros!

Essas obras nos ajudam a conhecer os melhores personagens, que várias vezes ultrapassam as páginas dos gibis e marcam nossas vidas. Nada como aprender espanhol com algo tão mágico, certo? 

Se você curte essas histórias, te convidamos a conhecer os melhores quadrinhos em espanhol e alguns personagens clássicos da literatura no idioma! Vamos lá?

Histórias em quadrinhos em espanhol

Você sabe como se diz quadrinhos em espanhol?

Bem, a resposta pode variar conforme o país hispanohablante. Os nomes mais comuns para se referir aos gibis em espanhol são cómics ou historietas. Também podemos dizer viñeta, em referência a uma charge. 

Além disso, é possível dizer muñequito, tebeo, monito ou comiquita!

Agora, vamos conhecer as melhores histórias em quadrinhos em espanhol!

Mafalda — Quino

O quadrinho em espanhol mais famoso do mundo! Certamente você já viu alguma historinha da Mafalda por aí, sobretudo em provas e livros didáticos, verdade?

Mafalda é uma série de quadrinhos criada pelo cartunista argentino Quino, em 1964, e muito popular na América Latina.

Este cómic se tornou conhecido, em especial, pela personalidade questionadora da Mafalda, uma garotinha super inteligente e perspicaz que está sempre preocupada com questões sociais e políticas.

Mafalda
Reprodução / Mafalda

Inclusive, na tirinha acima, é possível ver um traço super comum do espanhol argentino: o uso de vos para falar “você”!

Gaturro — Cristian Dzwonik “Nik”

Gaturro é um dos personagens felinos mais fofinhos da história. Criado pelo argentino Cristian Dzwonik, mais conhecido como Nik, este gatito se tornou um fenômeno tão grande que, além de quadrinhos, foi transformado em livros e filmes.

As histórias de Gaturro abordam situações cotidianas com bastante humor. Por exemplo, os dias da semana em espanhol:

Gaturro
Reprodução / Gaturro

Condorito — René Ríos

Criado pelo cartunista chileno René Ríos, conhecido pelo pseudônimo de Pepo, a primeira aparição de Condorito foi em 1949, sendo publicado até a atualidade. É o personagem de quadrinhos em espanhol com maior relevância em todo o mundo, ao lado de Mafalda!

Condorito é a representação de um condor, uma ave comumente encontrada na Cordilheira dos Andes. Costuma ser retratado como alguém de poucos recursos que se envolve em vários problemas.

Além disso, as tirinhas são conhecidas pelas piadas rápidas e por algumas expressões características, como o ¡plop!, usado quando alguém cai após passar por uma situação embaraçosa:

Condorito
Reprodução / Condorito

Outra curiosidade interessante: em vários países latino-americanos, quando alguém deseja fazer uma pausa na fala para organizar o pensamento, é comum dizer esteee…, como fazemos em português com o “éééé”.

Mónica y Sus Amigos — Mauricio de Sousa

A Turma da Mônica é uma velha conhecida dos leitores brasileiros, e há uma série de traduções desses quadrinhos em espanhol e inglês.

Na língua espanhola, o nome é Mónica y Sus Amigos — também existe uma versão mais antiga, chamada Mónica y Su Pandilla.

As revistinhas de Mónica y Sus Amigos acompanham um glossário com a tradução de algumas expressões, ótimo para quem está começando a aprender espanhol.

Se reparar, na versão em espanhol, o Cebollita também troca a letra R pela L — ele chama o Cascarón de Cascalón

As opções de vídeo e quadrinhos são ótimas para expandir o vocabulário e conhecer palavras novas, como títere, que significa “fantoche”. 😉

Mortadelo y Filemón — Francisco Ibáñez

Talvez o cómic mais famoso da Espanha, Mortadelo y Filemón foi criado por Francisco Ibáñez e passou a ser publicado a partir de 1958.

A série tem como personagens principais o Mortadelo e o Filemón, dois agentes que trabalham para a T.I.A (Técnicos de Investigación Aeroterráquea), uma agência de espionagem bem desastrada.

Inclusive, muitas vezes o chefe Filemón acaba sofrendo com trapalhadas do seu parceiro Mortadelo, o que deixa este quadrinho em espanhol muito mais divertido.

Mortadelo y Filemón
Reprodução / Mortadelo y Filemón

Como o cenário principal são as cenas de mistério a serem desvendadas, é bem comum o uso de usted, maneira formal de dizer você em espanhol.

Astérix y Obélix — René Goscinny

Astérix y Obélix, mais conhecida em espanhol como Astérix el Galo, é uma série de quadrinhos francesa criada por René Goscinny. 

As histórias se passam na Gália, durante o período romano, e os principais personagens são guerreiros fortes e corajosos. A aldeia onde vivem é a única que resistiu à invasão do Império Romano, graças à poção mágica de Panoramix.

Estes quadrinhos retratam a vida nesta aldeia e os desafios e batalhas que enfrentam por causa dos romanos.

Astérix y Obélix
Reprodução / Astérix y Obélix

Astérix y Obélix é tão famosa que, além dos quadrinhos, foi adaptada para desenhos e filmes de live-action, fazendo parte da infância de muitas pessoas pelo mundo.

Patoruzú — Dante Quinterno

Patoruzú, criado pelo argentino Dante Quinterno, em 1928, é um dos quadrinhos mais antigos e aclamados até hoje.

Nele, acompanhamos o cacique Patoruzú, o último da tribo tehuelches, conhecido por sua força extraordinária, bondade e astúcia.

Patoruzú
Reprodução / Patoruzú

As melhores brincadeiras infantis em espanhol

Agora que você já conhece uma lista recheada com os melhores quadrinhos em espanhol, é um ótimo momento para ampliar seus conhecimentos e se aprofundar ainda mais no idioma.

Confira outro post com cheirinho de infância e aprenda o nome das brincadeiras mais comuns em espanhol! 🛝

Aprenda espanhol com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts