25 de Setembro de 2022, às 19:00
Dentro do k-pop, chamam-se de conceitos os temas que guiam os lançamentos de um grupo/artista, influenciando sua música, clipe, estilo, ensaios fotográficos e, em alguns casos, até a personalidade pública dos integrantes.
Do white aegyo ao dark, a criação de um conceito coeso é essencial para o sucesso de um grupo ou música. Tudo precisa estar em harmonia para que a mensagem desejada seja passada aos fãs de forma nítida — a não ser que a intenção seja a oposta: criar curiosidade e instigar também é válido.
Para entender melhor o assunto, que tal alguns exemplos práticos de conceitos frequentes ou inovadores que fizeram história no k-pop?
Girls’ Generation é um dos mais lendários grupos do k-pop. Sua música Genie é até hoje replicada por novos artistas do cenário, e o motivo de todo sucesso está por trás de seu conceito.
Lançado em 2010, o MV trouxe ao k-pop um conceito militar, adaptando uniformes da marinha, polícia e exército para as integrantes do popular girl group que tem uma base de fãs sólida entre os homens que servem à Coreia do Sul. Seu público alvo foi bem definido com este conceito.
A dose de sensualidade também foi um ponto chave para o sucesso: depois da fofura em Gee, o grupo retornou aos palcos mais maduro e com longas pernas à mostra.
O álbum XOXO foi um dos maiores marcos da carreira do EXO, que em 2013 consagrava o conceito colegial no k-pop: após o sucesso de Growl, vários grupos masculinos aderiram ao uso de uniformes escolares em seus trabalhos artísticos.
O BLACKPINK é o principal nome quando pensamos em conceito girl crush, marcado por garotas de atitude, com personalidade forte e grande presença. Nesse estilo, as músicas tendem a ter batidas fortes e letras com trechos de rap.
A KQ Entertainment acertou em cheio ao dar aos meninos do ATEEZ o conceito de piratas: pouco utilizado no k-pop, virou a marca registrada do grupo.
Tudo começou com o debut do grupo, com a faixa Pirate King, mas eles mantém a imagem até hoje e, comprovando sua versatilidade, inovam sem deixar a essência de lado, seja com a hip Thanxx, com a mais fofa Illusion ou até mesmo com a refrescante Wave.
Eles realmente são os reis piratas!
Sistar, as eternas rainhas do verão, não possuem esse título à toa: ao longo de sua carreira no k-pop, o quarteto se tornou conhecido por lançar músicas refrescantes para os fãs no verão coreano.
Dentre elas, a lendária Touch My Body, que ficou marcada por sua coreografia sensualmente divertida.
E falando em sensualidade, vários grupos também exploraram o conceito sexy ao longo dos anos. Nos grupos masculinos, SF9 é o grande destaque, marcado em suas roupas, coreografias, expressões faciais e até nos vocais, tudo pensado para brincar com as emoções dos fãs.
Contrastando com o sexy, o white aegyo é o conceito mais puro e inocente. O primeiro amor é o principal tema de suas letras.
Grupos femininos como Apink e GFRIEND debutaram com esse conceito e foram amadurecendo aos poucos, conforme as integrantes cresciam e deixavam a inocência natural de lado.
BIGBANG é um dos grupos com maior tempo de indústria no k-pop, e sua maturidade e experiência também se mostra em seus MVs.
Bae Bae é uma viagem que mistura inocência e solidão ao prazer carnal no contato com o outro. Apesar dos temas abordados, o clipe não é explícito e a mensagem se passa através de cenas sugestivas, referências a filmes de faroeste e até ao Coringa de Jack Nicholson, no filme Batman de 1989.
Roupas tradicionais coreanas customizadas também entram em cena e, na época, T.O.P explicou: Fizemos um conceito ancestral, ancestrais que são um pouco maus.
Enquanto a maioria dos grupos femininos podem ser encontrados entre as diferentes variações do fofo e do girl crush, o Dreamcatcher chegou com uma pegada de rock e clipes de terror, sendo um dos popularizados entre os grupos de k-pop com conceito dark.
Influenciadas por obras de Stephen King e histórias de bruxas, criaram uma narrativa sobre pesadelos, perseguições e libertação. Tudo começa com o clipe de Good Night, sua faixa de debut.
Quem também inovou ao fugir da regra foi o grupo Orange Caramel, muito inspirado pela música trot, um gênero tradicional da Coreia.
A música Catallena furou a bolha da indústria do k-pop pela curiosidade gerada no público ao ver garotas vestidas de sushi.
Apesar delas não serem mais ativas, o conceito criativo e divertido ainda pode ser visto em lançamentos de grupos como WJSN Chocome e BILLIE.
Outro grupo que também costuma se inspirar nas tradições da Coreia para criar suas músicas e visuais é o ONEUS.
Faixas como Luna e Lit honram suas raízes coreanas através de suas vestimentas, inserção de instrumentos antigos na música e até mesmo da cenografia de seus vídeos, mas sem deixar de lado a contemporaneidade do k-pop.
Oh My God é um dos maiores trabalhos artísticos do (G)I-DLE.
Com letra sobre aceitação, tanto própria quanto romântica, leva a uma interpretação de descoberta da sexualidade, conforme as integrantes cantam sobre amar outra garota, enquanto o clipe mostra o contraste entre felicidade e medo, as diferentes formas em que cada uma lida com a própria descoberta.
Chefs com cinco estrelas Michelin ou pilotos de Fórmula 1?
O Stray Kids não precisa escolher, e apesar da mistura inusitada parecer impossível, foi feita de forma muito harmônica para a faixa God’s Menu, que não a toa se tornou o maior sucesso da carreira do grupo masculino da JYP Entertainment.
O conceito do ITZY visa o amor próprio, no qual elas apenas querem ser elas mesmas. A cada lançamento as meninas inovam em suas abordagens, de mafiosas a membros da realeza.
Em meio às cenas de dança, a história do clipe Not Shy se passa com direito a cenário desértico, armas de fogo e carros em alta velocidade, remetendo a filmes de aventura no faroeste.
BTS é um dos principais grupos quando falamos em servir conceitos coesos no k-pop, e isso vem desde o início de sua carreira, quando ainda exploravam o conceito colegial em discos como 2 Cool 4 Skool, O!RUL8,2? e, principalmente, Skool Luv Affair.
Lançado em 2014 com a faixa Boy in Luv liderando o álbum, o BTS estava com os hormônios à flor da pele com os integrantes no auge da adolescência e começo da vida adulta.
Em uniformes escolares, misturavam vocais e rap para falar sobre amor, futuro e liberdade, sempre com um estilo bad boy e carismático que era a marca registrada do boygroup na época.
Além da definição dos conceitos do k-pop, há várias outras expressões que possuem significados próprios na música coreana e que nem sempre são facilmente interpretadas pelo público internacional.
Para te ajudar a desvendar esse universo, confira o nosso dicionário de k-pop!

Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.