23 de Dezembro de 2022, às 12:00
Você com certeza conhece ao menos uma música que já virou filme: temos Eduardo e Mônica, Faroeste Caboclo e até O Menino da Porteira, só para mencionar algumas nacionais. Mas, você já ouviu falar sobre músicas inspiradas em filmes? Se não, saiba que elas existem, e não são poucas!

Assim como o cinema, a música também pode contar histórias, e a inspiração pode vir de várias formas diferentes. Temos músicas inspiradas em histórias pessoais, em situações políticas, em livros, poesias — e por que não se inspirar nos filmes?
Seja resumindo a história, trazendo novas nuances ou focando em uma parte específica do enredo, essa combinação promete sucesso. Muitas vezes a música consegue trazer algum aspecto da história ou representar o humor de um personagem, mostrando que as duas artes realmente se completam.
Pega a pipoca e vem com a gente conferir 9 músicas que foram inspiradas em filmes!
Vários clássicos do cinema já inspiraram letras de canções em diferentes épocas. Será que você conhece a história por trás de alguma música da lista? Continue lendo para descobrir!
Space Oddity foi lançada por David Bowie em 1969, mesmo ano em que o Apollo 11 se tornou o primeiro voo espacial tripulado a pousar na Lua.
Coincidência ou não, a música conta a história de um astronauta fictício, o icônico Major Tom, e foi o primeiro grande sucesso do camaleão do rock.
O que pouca gente sabe é que a canção foi inspirada no filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, lançado um ano antes. David Bowie adorou a atmosfera que envolve o filme, hoje um clássico do cinema, e se inspirou em temas abordados pelo longa para compor seu primeiro hit.
Death By A Thousand Cuts faz parte do álbum Lover, de Taylor Swift, lançado em 2019. Taylor já lançou vários hits inspirados em histórias pessoais e é claro que este levantou suspeitas sobre uma possível história real.
Porém, a cantora revelou que a canção, na verdade, foi inspirada em um filme de comédia romântica que ela assistiu: Alguém Especial, também de 2019.
Mas se engana quem pensa que a história acaba por aí. Depois da revelação de Taylor, a diretora do filme, Jennifer Kaytin Robinson, contou que o longa também foi inspirado em outra obra.
A ideia para o filme veio depois que ela ouviu 1989, um dos álbuns mais famosos de ninguém menos que a própria Taylor Swift. Coincidência ou destino?
Falando em inspiração, conheça 14 músicas que Taylor Swift fez para seus ex-namorados!
Um dos maiores sucessos da cantora sueca Tove Lo, Cool Girl foi inspirada no famoso texto de Amy Dunne em Garota Exemplar. Em um dos monólogos mais conhecidos do cinema, a antagonista define o papel que se espera de uma cool girl, a garota legal (ou garota exemplar, na tradução brasileira do filme).
Assim como o longa, a música de Tove Lo ironiza essa tal “garota legal”, que faz tudo que o homem quer. Será que ela existe mesmo ou é só uma fantasia?
O Lago dos Cisnes é um balé dramático mundialmente conhecido que já ganhou milhares de interpretações, adaptações e releituras. Interpretar uma peça clássica como essa é o sonho de muitos bailarinos, assim como na história retratada pelo filme Cisne Negro, de 2010.
O filme fala sobre a busca pela perfeição e os dramas da carreira artística, e serviu de inspiração para a música Black Swan, do grupo sul-coreano BTS, que também traz esse tema implícito.
Gosta do grupo? Saiba tudo sobre os integrantes do BTS!
Charlie Don’t Surf é um clássico do The Clash, que, por sua vez, é inspirado em um clássico do cinema: Apocalypse Now, de 1979. Além da guerra, que é seu tema central, o filme também traz a paixão pelo surf como parte do enredo.
O famoso diálogo com a frase que dá nome à canção do The Clash é uma celebração de vitória sobre o território inimigo.
No clássico filme de terror O Bebê de Rosemary, ela é uma mulher comum que, sem ficar sabendo, acaba gerando um filho do diabo.
Em Why Didn’t Rosemary?, música do Deep Purple inspirada no filme, a letra questiona: Why didn’t Rosemary ever take the pill? (Por que Rosemary não tomou a pílula?), ou seja, por que deixou nascer o filho do mal?
Veja 23 frases do Deep Purple para relembrar os dinossauros do rock!
Você com certeza conhece O Massacre da Serra Elétrica, um dos filmes de terror mais famosos de todos os tempos. O primeiro longa da franquia foi lançado em 1974, e desde então já foram mais oito filmes, incluindo uma continuação em 2022.
A música Chain Saw, dos Ramones, fala sobre um amor perdido, já que a mulher teria sido uma vítima do famoso massacre. Além do nome, o barulho da serra elétrica no início da música não deixa dúvidas sobre a inspiração.
Relembre outros sucessos dos Ramones!
Apocalypse Dreams é uma música lançada em 2012 pelo grupo australiano Tame Impala.
A letra foi inspirada pelo filme Melancolia (2011), uma mistura de drama, suspense e ficção científica, que retrata os dramas pessoais de duas irmãs ao mesmo tempo em que a Terra colide com um planeta fictício, chamado de Melancolia.
Confira a história do Tame Impala!
Pois é, parece que os filmes de terror são as grandes inspirações da lista. Early Sunsets Over Monroeville, do My Chemical Romance, foi inspirada na série de filmes de zumbis do diretor George Andrew Romero — mais especificamente no segundo filme da franquia, Despertar dos Mortos, de 1978.
A letra conta a história de um casal que luta contra o apocalipse zumbi, mas um deles acaba sendo mordido. Fazendo trocadilhos com o enredo do filme, a música fala sobre uma relação em que uma das pessoas está morta, metaforicamente.
Confira os maiores sucessos do My Chemical Romance!
E aí, gostou da nossa seleção de músicas inspiradas em filmes? Já sabia da história por trás de algum desses sucessos? São vários clássicos de diferentes épocas que saíram das telonas e foram direto para as rádios.
Como já dissemos por aqui, a música pode ter várias fontes de inspiração — de histórias reais dos compositores até tramas completamente ficcionais. Além dos filmes, os livros também podem ser excelentes para inspirar sucessos.
Duvida? Vem conferir 9 músicas que são inspiradas em livros e você não sabia!

Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.