Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Teorias da conspiração do rock: histórias que dariam filmes  

O mundo do rock é cheio de histórias misteriosas, que você vai gostar de conhecer. Não deixe de conferir a nossa lista com as mais surpreendentes.

Curiosidades · Por Érika Freire

16 de Fevereiro de 2024, às 12:00

Não há como negar que as teorias da conspiração do rock instigam os curiosos e as mentes inventivas. Não é de hoje que muitas histórias intrigantes circulam por aí, envolvendo grandes nomes do rock. 

A teoria de que Elvis não morreu é uma das mais populares e até rendeu reportagens especiais em programas de televisão. Para os conspiracionistas, o rock com seus mitos e lendas sempre se mostrou um terreno fértil de narrativas enigmáticas. 

Não é só no rock, a verdade é que as teorias da conspiração permeiam o mundo da música como um todo. Se você adora uma história de mistério, confira a seguir algumas teorias bizarras do rock and roll.   

Teorias da conspiração do rock: 5 histórias intrigantes que levantaram dúvidas

O rock, além de ser um dos gêneros mais tradicionais e importantes da música, revela-se como ambiente propício para o surgimento de conspirações pra lá de bizarras. 🤪

Vamos entender as histórias por trás do surgimento das teorias da conspiração do rock mais populares? Veja a seguir! 

Paul McCartney morto 

Muitas teorias malucas foram contribuindo para o imaginário dos roqueiros ao longo das décadas. Uma delas seria a suposta morte do beatle Paul McCartney, em 1966. Um dos maiores ídolos da música teria sido substituído por um sósia, após sofrer um acidente de carro. 🤣 

Alguns conspiracionistas foram fundo na ideia e chegaram a buscar pistas na capa do álbum Abbey Road. Na foto icônica do disco, Paul é o único que aparece descalço e isso levou alguns fãs a interpretarem como sendo um simbolismo de seu enterro.  

A substituição de Paul McCartney por um sósia teria ocorrido para minimizar os danos à popularidade da banda. Os demais membros dos Beatles, com a consciência pesada por ocultar a suposta morte, passaram a usar algumas capas de álbuns como pistas. A capa de Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band, por exemplo, seria o funeral.     

Apesar dos relatos imaginativos, a gente sabe que Paul McCartney está vivíssimo, aos 81 anos, e segue esbanjando energia em cada turnê.  

CIA e Wind Of Change

Presente no álbum Crazy World, de 1990, Wind Of Change não é apenas uma das maiores baladas da banda alemã Scorpions, mas da história do rock. Conhecido mundialmente, o hit entrou para a lista de teorias da conspiração do rock, fazendo muita gente acreditar que a belíssima canção foi escrita pela CIA. 

A teoria ganhou força após o jornalista americano Patrick Radden Keefe gravar um podcast especial, em tom investigativo, sobre o envolvimento da CIA na criação de Wind Of Change

Porém, a música foi composta pelo vocalista da banda, Klaus Meine, que escreveu a letra dois meses antes da queda do Muro de Berlim, como contamos no post sobre o significado de Wind Of Change

De fato, a letra faz referência à queda da União Soviética e ao fim da Guerra Fria e traz uma mensagem em tom de mudança, algo que o serviço de inteligência americano queria transmitir na época.

Klaus Meine encarou a fake news com muito bom-humor, chegando a dizer que se acabou de rir e achou a história divertida e louca. 

Elvis Presley não morreu

Se tem um nome na história do rock envolvido em teorias da conspiração é o do rei Elvis Presley. Quem nunca ouviu por aí: Elvis Presley não morreu! Pois é, até supostas aparições de Elvis alguns fãs juram que viram. 

A crença popular é que Elvis teria forjado sua própria morte para se livrar da perseguição midiática e dos fãs. Tudo para viver uma vida mais tranquila e sem as obrigações de um rockstar.

Se estivesse vivo, hoje Elvis teria 88 anos, mas infelizmente ele morreu muito jovem, aos 42 anos, em 1977. Ele faleceu devido a uma overdose de medicamentos, segundo consta, mas até isso é um mistério. Sua família colocou a autópsia de sua morte em segredo até 2027.  

Entre as diversas teorias da conspiração envolvendo a morte de Elvis, uma delas é que o cantor teria escolhido viver na Argentina, adotando o nome de John Burrows. 

Jimi Hendrix assassinado pelo empresário 

A morte de Jimi Hendrix envolveu relatos nunca esclarecidos, o que acabou dando margem para teorias da conspiração do rock. Alguns até chegaram a acreditar que o guitarrista foi morto a mando da CIA por apoiar causas subversivas. 

Ele faz parte do chamado Clube dos 27 e morreu em 1970, em Londres, em circunstâncias que nunca foram explicadas. Foi encontrado morto no Hotel Samarkand, após se asfixiar em seu próprio vômito. 

Porém, o ex-roadie do guitarrista, James “Tappy” Wright, levantou, em seu livro chamado Rock Roadie, a hipótese de que Hendrix foi assassinado por seu empresário Michael Jeffery. No livro, o autor relata que Jeffrey contratou um grupo para entrar no quarto e forçar Hendrix a ingerir vinho e soníferos. 

A motivação seria devido a uma apólice de seguro que o empresário tinha no nome do guitarrista no valor de 2 milhões de dólares. Três anos depois, Jeffery morreu em um acidente de avião e a história nunca foi confirmada. 

Courtney Love matou Kurt Cobain

Diante da magnitude de um personagem excêntrico e transgressor como Kurt Cobain, é compreensível que os fãs busquem outras respostas como forma de assimilar sua morte precoce. 

Ele foi encontrado morto em sua casa, no dia 8 de abril de 1994, aos 27 anos de idade. Sim, ele é mais um do Clube dos 27. 😞

Embora a causa da morte de Kurt tenha sido confirmada como um suicídio, logo surgiu a teoria de que a então esposa do vocalista do Nivana, Courtney Love, teria matado o roqueiro. 

Muitos fãs do Nirvana ainda veem Courtney como persona non grata, mas a viúva encarou os rumores com comicidade, apesar da tragédia. 

A vida de Kurt se transformou em uma luta contra a depressão e o vício. Além disso, o vocalista se sentia extremamente desconfortável ao lidar com a fama e acabou se matando com um tiro de espingarda.

O misterioso Clube dos 27

Gostou de conferir algumas das teorias da conspiração do rock? Você conhece alguma outra para compartilhar com a gente? 

Outro fato muito curioso no mundo do rock são as mortes de músicos aos 27 anos de idade. Vem saber mais sobre o Clube dos 27.

Clube dos 27