A história da música Mania de Você, da Rita Lee

Analisando letras · Por Renata Arruda

22 de Abril de 2021, às 12:00


Rita Lee é conhecida como a Rainha do Rock Brasileiro e não é à toa. Aos 73 anos, a cantora completou meio século de carreira como uma das artistas mais bem-sucedidas do país, tendo transitado por inúmeros gêneros musicais e participado de importantes movimentos culturais.

Rita Lee
Créditos: Divulgação

Além disso, ela também é uma grande referência para as mulheres na música, com suas canções que falam sobre a independência e a sexualidade feminina sem tabus. Dentre estas canções, a sensual Mania de Você se destaca.

Lançada em 1979, a faixa fala sobre a intimidade de Rita Lee com Roberto de Carvalho, seu companheiro desde 1976. Se tornou um dos maiores hits da cantora, liderando o ranking das suas músicas mais gravadas e mais tocadas nas rádios.

Vem saber mais sobre a história da música Mania de Você!

A história da música Mania de Você

Mania de Você foi escrita por Rita Lee e Roberto de Carvalho e está presente no primeiro álbum da cantora, Rita Lee, também conhecido como Mania de Você. O trabalho é o primeiro da parceria da dupla, que fez uma série de discos e shows juntos.

Rita Lee e Roberto de Carvalho
Rita Lee e Roberto de Carvalho / Créditos: Divulgação

Cheia de luxúria, a música exalta a química sexual entre um casal que morre de desejo um pelo outro. E foi desse clima de paixão que ela, de fato, surgiu:

Foi em cinco minutos que a gente fez Mania de Você. A gente tinha acabado de transar, ele pegou o violão e eu o caderninho e começamos: Meu bem, você me dá água na boca…, contou a cantora em seu Songbook – Volume 2. A gente estava em estado de graça, completou.

Uma canção romanticamente sensual

A canção foi um sucesso absoluto, principalmente por falar sobre sexualidade a partir de um ponto de vista feminino, algo ainda bastante incomum na época. Era um momento em que os movimentos feministas começavam a reivindicar a liberdade sexual para as mulheres.

No entanto, Rita Lee parecia estar menos inspirada em questões políticas e mais voltada para os assuntos sentimentais. Em uma entrevista ao Jornal do Brasil, em 1979, a cantora disse o seguinte:

Nunca fiz música romântica, por que nunca me vi envolvida com o tema para fazer. Agora, eu casei, estou apaixonadíssima por meu marido, por meus filhos. Por isso, escrevi e cantei Mania de Você, essa balada salerosa.

Sexualidade sem tabus

O irreverente Tom Zé, colega de Rita Lee no movimento tropicalista e um de seus parceiros musicais, definiu a canção como uma balada pós-trepada. Ele ainda declarou considerar o álbum Mania de Você como um importante marco da sexualidade no país:

Tom Zé e Rita Lee
Tom Zé e Rita Lee / Créditos: Divulgação

Ele foi responsável pela educação sexual daquela época, com suas letras sexo-pedagógicas criadas pelo fato de Rita ter encontrado um marido tão fantástico como Roberto de Carvalho. Nunca vi uma pessoa se apaixonar tanto pelo pau de um namorado a ponto de tecer loas constantes e repetidas em tudo que cantava.

A faixa ainda chegou a ser usada como trilha sonora de um comercial da Ellus da época, que acabou sendo censurado pelo seu teor sexual.

Parceria com Roberto de Carvalho

Rita Lee e Roberto de Carvalho se conheceram em 1976 e desde então não se largaram mais: gravaram dez álbuns juntos entre os anos de 1979 e 1990. O casal, no entanto, só veio a oficializar o casamento em 1996, após vinte anos de união conjugal.

Como adiantamos, Mania de Você foi o primeiro álbum da dupla em conjunto e fez um enorme sucesso pelo país. Recentemente, o músico relembrou aquele período:

Roberto Carvalho e Rita Lee
Roberto Carvalho e Rita Lee / Créditos: Divulgação

Foi um verdadeiro tsunami, as músicas estavam em toda parte, as pessoas cantavam, as rádios tocavam sem parar, o disco vendia a rodo e, o mais importante: tocou profundamente os corações de tantas pessoas numa época tão difícil de repressão ostensiva, de pouca liberdade. 

Ele creditou o sucesso à originalidade da obra:

No fim, conseguimos nos livrar de estereótipos que já vinham projetados nela, construímos uma obra musical original, longe de ser algum repeteco requentado do que ela vinha fazendo antes. O resultado foi espetacular. 

Análise da música Mania de Você

Vem conferir a letra desse hino!

Meu bem, você me dá água na boca
Vestindo fantasias, tirando a roupa
Molhada de suor de tanto a gente se beijar
De tanto imaginar loucuras

Repleta de imagens picantes, a letra exala erotismo ao trazer uma mulher segura da sua sexualidade, declarando para o seu parceiro todo o desejo que sente por ele. 

Mais do que o sexo em si, são as fantasias — um terreno livre de amarras — que mais excita o casal.

A gente faz amor por telepatia
No chão, no mar, na lua, na melodia
Mania de você
De tanto a gente se beijar
De tanto imaginar loucuras

Podemos perceber que os dois personagens estão em perfeita sintonia: eles se entendem tanto fisicamente, quanto telepaticamente, lendo os pensamentos um do outro.

Além disso, a referência à melodia indica também o quanto a parceria musical entre eles é igualmente fonte de uma satisfação quase erótica.

Nada melhor do que não fazer nada
Só pra deitar e rolar com você
Nada melhor do que não fazer nada
Só pra deitar e rolar com você

Como Rita Lee já era uma estrela na época, é possível deduzir que não ter compromissos profissionais proporcionava grande prazer para ela, já que poderia aproveitar o momento livre para curtir sua relação, em todos os sentidos.

Ou seja, a canção é uma grande celebração da alegria de se estar junto da pessoa amada, em uma relação que é terreno fértil para o amor, a criatividade e a sensualidade.

As melhores de Rita Lee

Agora que você conheceu a história da música Mania de Você, que tal relembrar outras músicas conferindo as melhores frases da Rita Lee? Aumente o som para curtir todos esses sucessos!

Frases Rita Lee

Leia também:


Leia também